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PublicouThiago Penha Soares Alterado mais de 7 anos atrás
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Avaliação Institucional da Universidade do Porto Alberto Amaral 31 Maio 2007
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O Significado de Auditoria Olhar para os mecanismos de garantia da qualidade Avaliação Institucional Algumas ideias O papel do avaliador externo Um colega, não um inspector ou inimigo A ideia é melhorar, não criar problemas Oferecer uma visão externa, independente Um processo de m ú tua aprendizagem
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Avaliar a qualidade da auto-avaliação Quando necess á rio pedir informa ç ão adicional Avaliação Institucional Os primeiros passos Esta fase pode ficar a cargo do presidente da comissão externa O treino dos avaliadores é fundamental A reunião da Comissão externa antes da visita é fundamental
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O que o avaliador externo não deve fazer Usar o seu caso como exemplo Avaliação Institucional Algumas regras O que o avaliador externo deve fazer Separar o trigo Fazer perguntas tipo a diversos n í veis Cumprir o guião...do joio
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O exemplo dos docentes isolados... Avaliação Institucional Alguns exemplos O exemplo do maluco grego O Processo de Bolonha aumenta ou não a burocracia??? Perguntas a diversos n í veis; exemplos O caso do reitor dominante
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Avaliação Institucional Alguns exemplos Os alunos foram ouvidos no c á lculo dos ECTS ???
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Avaliação Institucional O Primeiro passo Avaliar os constrangimentos externos e internos Analisar a definição de missão. Cr í tica geral Validar a an á lise SWOT
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Avaliação Institucional Perguntas inteligentes Qual a estrutura de governo? Existe Director ou Conselho? As decisões são tomadas em tempo? Existe grande confusão na tomada de decisão? Qual a atitude em rela ç ão à colegialidade? Avaliar o fluxo de informação
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Avaliação Institucional Perguntas inteligentes Como se asseguram da melhor escolha dos docentes? Quais os crit é rios de recrutamento e promo ç ão? Como explicam então a % de docentes da casa?
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Avaliação Institucional Perguntas inteligentes Como asseguram a melhor escolha dos alunos? Quais os crit é rios de recrutamento? Como explicam então a baixa m é dia de entrada? Que alternativas ao processo de recrutamento?
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Avaliação Institucional Perguntas inteligentes Como acompanham o progresso dos alunos? Analisam o n í vel de conhecimentos dos novos alunos? Como tem a certeza de que o n í vel de classifica ç ões é o mais adequado? Como aferem as classificações a n í vel nacional? Como explicam as elevadas taxas de reprovação e abandono?
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Avaliação Institucional Perguntas inteligentes Como se processa a revisão dos planos de estudo? Como se determina a empregabilidade? Como se asseguram de que não h á excesso de oferta? Como ouvem os antigos alunos?
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Avaliação Institucional Capacidade de mudança Existe plano estrat é gico? Qual a atitude dos docentes? E dos funcion á rios? E alunos? H á alguns projectos em implementa ç ão?
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Avaliação Institucional Conclusões Evitar as atitudes de comiseração Evitar igualmente atitudes autorit á rias
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Avaliação Institucional Conclusões Evitar dar a sensação de ser superior
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Avaliação Institucional Conclusões Mas evitar tratar tudo com demasiada ligeireza...
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Avaliação Institucional Conclusões As conclusões devem ser apresentadas de forma serena e objectiva Mas com força e clareza suficiente para auxiliar a instituição avaliada a mudar e aperfei ç oar-se
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