A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Leonilda Brandão da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Leonilda Brandão da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY – E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 5 FUNGOS Pág. 57 Professora Leonilda Brandão da Silva

2 VÍDEO: Cogumelos MPEG – 1:10

3 PROBLEMATIZAÇÃO Mas afinal, quem são os fungos? Você conhe- ce alguma espécie? Qual? Onde podemos encontrar fungos no ambiente? Como é o modo de vida e de reprodução desses seres vivos? Que benefícios e prejuízos eles trazem ao ser humano? Servem para a alimentação humana? A que reino pertencem? Por que ganharam um reino especial? Você sabe qual é o maior ser vivo do Planeta?

4 Leitura texto introdutório
CAPÍTULO 5 FUNGOS Leitura texto introdutório pág. 57

5 FUNGOS São conhecidas em torno de 70 mil espécies de fungos. Alguns representantes: bolores, mofos, leveduras, cogumelos, orelhas de pau, ferrugens, etc.

6 Cogumelos e orelhas-de-pau

7 Características gerais – p.58
MICOLOGIA: ramo da Biologia que estuda os fungos

8 IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS
Assim como as bactérias, os fungos são importan- tes decompositores, pois se alimentam de subs- tâncias orgânicas, de folhas mortas, de cadáveres e de resíduos, contribuindo para a reciclagem da maté- ria. Essa capacidade de decompor matéria orgânica pode também causar alguns problemas para o ser humano, uma vez que os fungos destroem alimentos, roupas, papeis, couro e muitos outros produtos.

9 Apesar disso, o ser humano encontrou diversas apli- cações para eles; alguns são comestíveis e outros são utilizados na fabricação de álcool, bebidas alco- ólicas, pães, queijos e antibióticos.

10 Saccharomyces cerevisiae C6H12O6 2 C2H5OH (álcool) + 2CO2 + 2 ATP
Esse fungo é utilizado na produção de bebi-das: cerveja, vinho e álcool e na preparação de pães e pizzas. Ele é capaz de realizar a fermentação na au-sência de O2 degradando o açúcar em álcool e CO2. Na fabricação de bebidas, o importante é o álcool; na preparação do pão, é o CO2 que vai se acumulando no interior da massa tornando o pão poroso, leve e macio. C6H12O C2H5OH (álcool) + 2CO2 + 2 ATP

11 Como as bactérias, os fungos também podem ser usados na biorremediação, por exemplo, nos casos de derramamento de petróleo no mar e como bioinse- ticidas, no combate a pragas da agricultura, como as cigarrinhas. Existem fungos parasitas de plantas, de animais e do homem, como os que causam frieiras, micoses, can- didíase oral (sapinho) e outras doenças.

12 Principais doenças causadas por fungos pa-rasitas
Principais doenças causadas por fungos pa-rasitas. Nas plantas: ferrugem do café, da jabuticaba, da soja, etc. FERRUGEM ASIÁTICA Hemileia vastatrix Puccinia psidii 16

13 Há também espécies que mantém relações ecológicas do tipo mutualismo, é o caso dos:
Liquens: Fungos e algas. Micorrizas: Fungos e raízes vegetais.

14 Os fungos são eucariontes e, embora existam formas unicelulares, como o levedo, a maioria é formada por um emaranhado de filamentos de células as hifas, cujo conjunto se chama micélio.

15 A parede celular dos fungos é de quitina, polissa-carídeo nitrogenado que aparece também no es-queleto dos artrópodes; em alguns casos, há celu-lose também. Alguns fungos possuem estruturas reprodutoras, corpos de frutificação ou frutíferos, que corres-pondem à parte visível acima do solo, chamada cogumelo.

16 A nutrição é heterotrófica por absorção de moléculas orgânicas simples, que podem vir de uma digestão extracorpórea realizada pelo próprio fungo: ele lança no ambiente enzimas digestivas que desdobram moléculas orgânicas complexas e absorve moléculas menores. Nesse processo muitos fungos atuam como decompositores de organismos mortos, atuan- do como sapróbios ou saprófagos. Nos fungos, assim como nos animais, o glicídio usado como reserva de energia é o glicogênio.

17 DIGESTÃO EXTRACORPÓREA
Corpo frutífero HIFA ENZIMAS Micélio Moléculas orgânicas complexas Moléculas orgânicas simples ABSORÇÃO HIFA

18 A reprodução assexuada pode ser feita por bro- tamento, nas formas unicelulares, por fragmen- tação do micélio ou pela produção de esporos. Os esporos são células em geral imóveis, resis- tentes a ambientes desfavoráveis, que , por mi- tose, originam novos indivíduos. São produzidos pelos esporângios estruturas que se elevam acima do micélio, o que facilita sua dispersão pelo vento. A reprodução sexuada resulta, frequentemente da fusão de duas hifas haploides.

19 ESQUEMA DO CICLO DE VIDA DE UM FUNGO
Assexuada Esporo sofre meiose Esporo sofre mitose zigósporo Sexuada 1 fecundação

20 Deuteromicetos (Grupo artificial)
CLASSIFICAÇÃO – p. 59 2 Zigomicetos Ascomicetos Basidiomicetos Deuteromicetos (Grupo artificial)

21 1. ZIGOMICETOS Vivem em geral no solo.
Alguns são utilizados na produção do shoyu, de hormônios anticoncepcionais e antiinflató-rios. Representante: bolor preto do pão (Rhizo- pus), se desenvolve a partir de esporos produzidos nos esporângios.

22 2. ASCOMICETOS A maioria é caracterizada pela presença de ascos (saco), estrutura produtora de esporos, geralmente agrupados em corpos de frutificação, os ascocarpos. Representantes ascomicetos: Levedo (Saccharomyces cerevisiae), trufa (Tuber), bolor do pão (Neuspora), produtor da penicilina e de queijos requefort e camembert (Penicillium), parasi- tas de plantas (Aspergillus flavus e Claviceps pur- purea). Penicillium Penicillium Aspergillus spp.

23 O Claviceps purpurea é um fungo perigoso.
A ingestão pelo ser humano ou animais de pequena porção é suficiente p/ causar a ergotismo, envene-namento que provoca alucinações, espasmos ner-vosos, convulsões, gangrena e morte. A substância responsável pelo envenenamento é a ergotina, matéria prima de medicamentos eo LSD. Principal modo de reprodução é assexuado: nos unicelulares por brotamento e nos pluricelulares por esporos. A reprodução sexuada ocorre pela fusão das hifas, originando os ascósporos, que germinam e formam um novo micélio.

24 Inspetor Saúde e os fungos
VÍDEO: Inspetor Saúde e os fungos Duração: 3min. 33

25 3. BASIDIOMICETOS Nesse grupo estão os fungos mais familiares, conhecidos cogumelos e orelhas-de-pau. Comestíveis: Agaricus Venenosos: Amanita muscaria, são tão venenosos que a ingestão de um pequeno pedaço pode matar. Tóxicos: Psilocybe mexicana - alucinógenos Parasitas: atacam cereais como o café e provoca a ferrugem.

26 Embora possam se reproduzir assexuada- mente (conídeos) a reprodução sexuada é + frequente.
Ocorre pela fusão das hifas que crescem e dão origem ao basidicarpo, corpo frutífero que, em algumas sp forma o chapéu (cogumelo). No basidiocarpo, por meiose, são pro- duzidos os esporos (basidiósporos) que, liberados germinam e o ciclo reinicia.

27 COGUMELOS COMESTÍVEIS
Exemplos de BASIDIOMICETOS COGUMELOS COMESTÍVEIS Champignons de Paris (Agaricus bisporus) Shiitake desidratado

28 Exemplos de BASIDIOMICETOS
ORELHAS-DE-PAU

29 ORELHAS-DE-PAU

30 COGUMELOS VENENOSOS Amanita muscaria

31 COGUMELOS VENENOSOS Amanita phalloides

32 COGUMELOS ALUCINÓGENOS
Psilocybe sp

33 4. DEUTEROMICETOS São chamados de fungos imperfeitos, pois a reprodução sexuada não é conhecida. Reúne as spp de Fungos que aguardam classificação, muitos já foram remanejados. Entre eles há muitos parasitas de vegetais e de , inclusive ser humano e que produzem micoses. OBS. Esse grupo é artificial e tende a ser ex- tinto.

34 Ptiríase versicolor (Micose de praia) Pé-de-atleta = frieira
Micose da virilha (Tínea cruris) Micose de unha Pé-de-atleta = frieira

35 candidíase (doença oportunista)
Recém-nascido com candidíase Paciente com HIV e com a candidíase (doença oportunista) 18

36 Candidíase na região genital

37 3 LIQUENS E MICORRIZAS Os fungos podem estabelecer associa-ções íntimas e permanentes com outros organismos (mutualismo ou simbiose). Nessas associações, os dois organismos são beneficiados. A troca de benefícios é tão profunda que a sobrevivência isolada dos associados é comprometida.

38 LIQUENS São associações entre um fungo (em geral um asco- miceto) e uma alga (quase sempre uma clorofícea) ou uma cianobactéria. O fungo produz um ácido que desagrega as rochas e, através de suas hifas, absorve água e sais, forne- cendo-os à alga. Esta fornece ao fungo matéria orgânica produzida na fotossíntese. Na associação com a cianobactéria pode haver aproveitamento do N do ar.

39 Do líquen é extraído alguns corantes e o tornassol (indicador de pH).
A reprodução é assexuada, por meio de sorédios, que podem ser levados pelo vento. Resistem a temperaturas extremas e à falta d’água – são encontrados em rochas, gelo, desertos e em solos nus – onde são os 1os a se instalar – seres pioneiros. Criam condições para outros seres se instalarem. Eles tb indicam o grau de poluição do ar (bioindi- cadores). Seu desaparecimento indica que o ar está poluído. Do líquen é extraído alguns corantes e o tornassol (indicador de pH). 12

40 LIQUENS 12

41 MICORRIZAS São associações entre um fungo (em geral basio- dimiceto) com as raízes de muitas sp de plantas. As hifas envolve as raízes da planta ou penetram em suas células. Com isso o fungo aumenta a superfície de absor- ção de água e sais que são absorvidas pela planta. Em troca, a planta fornece substâncias orgânicas ao fungo. Em geral as plantas não crescem tão bem e até morrem se forem privadas dessa associação.

42 OBS.: 95% das plantas formam micorrizas com fungos
Micorrizas = fungos + raízes vegetais OBS.: 95% das plantas formam micorrizas com fungos

43 Micélio vegetativo Micélio reprodutivo Corpo de frutificação
Os esporos são as estruturas de dispersão dos fungos, são as suas “sementinhas” . Parte visível do fungo, responsável pela reprodução do mesmo. Micélio vegetativo Parte “invisível” do Fungo responsável pela nutrição do fungo

44 VÍDEOS: Fungos Filme BBC – 6:40

45 PROBLEMATIZAÇÃO Mas afinal, quem são os fungos? Você conhe- ce alguma espécie? Qual? Onde podemos encontrar fungos no ambiente? Como é o modo de vida e de reprodução desses seres vivos? Que benefícios e prejuízos eles trazem ao ser humano? Servem para a alimentação humana? A que reino pertencem? Por que ganharam um reino especial? Você sabe qual é o maior ser vivo do Planeta?

46 ATIVIDADES - Fungos Apresente alguns representantes dos fungos. (2)
Quais os aspectos positivos e negativos dos fungos e bactérias decompositores? (4) Que alimentos são produzidos com a utilização dos fungos? (2) Apresente as principais características dos fungos. (3) Como é a nutrição dos fungos? (2)

47 O que são liquens? Qual a função que cada associado exerce? (4)
O que são micorrizas? Qual o benefício para ambos? (3) 7. Por que não devemos ingerir alimentos com mofo? (2) 8. Que doenças os fungos podem provocar nas plantas? E no homem? (2) 9. EXPLIQUE: Hifas (2): Micélio (1): Corpo de frutificação (2): Mutualismo (2):

48 Aplique seus conhecimentos
ATIVIDADES Aplique seus conhecimentos 1 a 4 – pág. 63

49 PRÁTICAS: 1)Observando e Classificando os Fungos e seus Produtos 2) Fermentação alcoólica

50 Os organismos conhecidos atualmente como fungos já foram considerados plantas. Aponte uma semelhança entre fungos e plantas que justifique a antiga classificação dos fungos e uma diferença entre eles que justifique a classificação atual deles em um grupo à parte.

51 2) Que relação existe entre os fungos, os pães e as bebidas alcoólicas?
3) Certos fungos crescem especificamente so- bre partes mortas de plantas, como folhas e galhos caídos. Qual a importância desses fungos para o equilíbrio da natureza?

52 4) (UFPR) O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas cama-das superiores dessa rede situam-se muitos grupos de peque-nas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.  O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo. O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotos. e fornece alimento ao fungo A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotos. e fornece alimento à alga. A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga. Nenhuma das anteriores.

53


Carregar ppt "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google