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Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.

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1 Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção

2 AGENDA Revisão - Custeio Direto / Variável Conclusões do Exemplo Didático – Custeio por Absorção X Custeio Direto/Variável Revisão - Métodos de Custeio Exemplo Didático – Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio

3 Dentre os métodos de custeio, podemos destacar:  Custeio por Absorção  Custeio Pleno  Custeio por Absorção com Departamentalização  Custeio Direto/Variável  Custeio Baseado em Atividades  “Lógica de Custeio” da Teoria das Restrições Revisão - Métodos de Custeio O método de custeio afeta o valor do custo do produto e, por consequência, condiciona a mensuração da lucratividade/rentabilidade por produto, ou seja, a margem (ex: margem bruta, margem de contribuição), que, por sua vez, pode condicionar a tomada de decisão.......

4 Revisão - Métodos de Custeio Custeio por Absorção OBJETO DE CUSTO Preço de Venda Líquido ( - ) custo de material direto (MD) ( - ) custo de mão de obra direta (MOD) ( - ) custo direto/variável de utilidades ( - ) custos indiretos (overhead) rateados ( = ) Margem Bruta Unitária RESULTADO DO PERÍODO Margem Bruta Unitária × Quantidade ( - ) despesas fixas ( - ) despesas variáveis ( = ) Lucro Líquido antes do IR / CSLL ( - ) IR ( = ) Lucro Líquido Custeio Direto/Variável OBJETO DE CUSTO Preço de Venda Líquido ( - ) custo de material direto (MD) ( - ) custo de mão de obra direta (MOD) ( - ) custo direto/variável de utilidades ( - ) despesas variáveis ( = ) Margem de Contribuição Unitária RESULTADO DO PERÍODO Margem de Contr. Unitária × Quantidade ( - ) custos indiretos (overhead) ( - ) despesas fixas do período ( = ) Lucro Líquido antes do IR / CSLL ( - ) IR ( = ) Lucro Líquido

5 Revisão - Custeio Direto / Variável - Conceitos Derivada do custeamento direto/variável, a Margem de Contribuição (MC) é calculada pela diferença entre a receita e a soma de custos e despesas diretos/variáveis, fazendo com que seja evidenciado o valor que cada unidade produzida, tipo de produto, linha de produto, pedido, cliente ou unidade de negócios proporciona à empresa de sobra entre a sua receita e o custo que de fato tenha provocado, trazendo conclusões objetivas do ponto de vista gerencial.

6 Conclusões do Exemplo Didático – Custeio por Absorção X Custeio Direto/Variável O produto B deve ser mantido, pois, diferentemente da margem obtida com o custeio por absorção (-R$5,00), a margem obtida com o custeio direto/variável é positiva (+R$45,00). Portanto, o produto B ajuda a empresa a cobrir gastos fixos e gerar lucro. Problema 1: O gerente financeiro, ao saber que o preço de venda dado pelo mercado é, no máximo, R$ 100,00 para produto A e R$ 95,00 para produto B, está pensando em suspender a produção do produto B por considerá-lo não lucrativo à empresa, considerando os volumes de produção e venda definidos. Faça um comentário a respeito da opinião do gerente financeiro e o ajude a tomar a decisão de suspender ou não a fabricação do produto B.

7 Conclusões do Exemplo Didático – Custeio por Absorção X Custeio Direto/Variável Diferentemente do custeio por absorção, o custeio direto/variável não gera distorções nos custos dos produtos quando há variação do volume de produção e venda. Problema 2: Após verificar o aumento de 1000 unidades na produção e venda do produto A, o gerente financeiro precisa informar o custo unitário dos produtos ao vice-presidente financeiro. Considerando os métodos de custeio por absorção e direto/variável, o que aconteceria com os custos unitários dos produtos A e B?

8 Empresa Comercial com Várias Lojas (BRUSTEIN, 2005) Exemplo Didático Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio A diretoria da revendedora de produtos automotivos RODANTE está pensando em ampliar suas atividades com a abertura de novas lojas. Atualmente a empresa tem uma sede central onde são desenvolvidas todas as atividades que sejam comuns às lojas, como administração central, compras, contabilidade, entre outras. A empresa possui três unidades de negócio: LOJA 1, LOJA 2 e LOJA 3; e três linhas de produtos: PNEUS, sistemas de SOM e PEÇAS para suspensão, tais como molas e amortecedores. A direção marcou uma reunião para avaliação do estágio atual dos negócios. A contabilidade ficou encarregada de fornecer os dados relevantes, e cada pessoa convocada a participar da reunião recebeu uma cópia dos quadros a seguir, referentes ao que ocorreu no último exercício recém findo.

9 QUADRO DE RECEITAS, E CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS valores em R$ Exemplo Didático Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio PNEUSSOMPEÇAS Linha de Produtos RECEITAS CUSTOS e DESPESAS RECEITAS CUSTOS e DESPESAS RECEITAS CUSTOS e DESPESAS LOJA 130.00024.00010.0007.0008.5005.500 LOJA 215.00012.00015.0008.8006.0004.500 LOJA 320.00017.0008.0005.5004.0003.200 QUADRO DE DESPESAS FIXAS, INVESTIMENTOS E ÁREA ÚTIL ITEM DESPESAS FIXAS (R$) INVESTIMENTO (R$) ÁREA ÚTIL (m²) LOJA 18.5003.000100 LOJA 25.2005.500120 LOJA 37.0004.00080 SEDE4.0003.000-

10 Exemplo Didático Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio Com o objetivo de orientar os participantes da reunião de avaliação da empresa, a diretoria preparou uma lista de quesitos para análise que continha, entre outros, os seguintes:  Qual a loja com melhor resultado econômico?  Qual a linha de produtos com melhor resultado econômico para a empresa?  Teria alguma linha de produtos comprometido/ prejudicado o desempenho de qualquer das lojas?  Teria alguma unidade de negócio comprometido ou prejudicado o desempenho da empresa?  Qual é o lucro da empresa? É compensador? Prepare uma análise dos resultados obtidos pela empresa e pelas lojas em relação às receitas, ao investimento e à área útil de vendas. Em função de quesitos anteriores, que recomendação você faria com relação às linhas de produtos e às lojas? Para preparar as respostas aos quesitos, elabore previamente um modelo econômico apropriado para a empresa com base no Método de Custeio Direto/Variável.

11 Conclusões do Exemplo Didático – Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio loja1loja2loja3 Resultados por Linha de Produtos Receita 30 15 20 65 PNEUS Custos e Despesas Variáveis 24 12 17 Margem de Contribuição 620%3 315%1218% Receita 10 15 8 33 SOM Custos e Despesas Variáveis 7 8,8 5,5 Margem de Contribuição 330%6,241%2,531%11,735% Receita 8,5 6 4 18,5 PEÇAS Custos e Despesas Variáveis 5,5 4,5 3,2 Margem de Contribuição 335%1,525%0,820%5,329% Margem de Contribuição por Loja (MC1) 12 10,7 6,3 Custos Fixos por Loja 8,5 5,2 7 TOTAL Margem de Contribuição das Lojas (MC2) 3,529%5,551%-0,7-11%8,3 Custos Fixos da SEDE 4 LUCRO DA EMPRESA 4,3 LAIRIR = 30% 3,01 LUCRO LÍQUIDO Receita Total (RT) 48,5 36 32 116,53% LUCRATI VIDADE Investimento (I) 3 5,5 4 15,5 Inv. Sede 3 Área (m²) 100 120 80 MC2 / RT 7% 15% -2% LUCRO / INVESTIMENTO (ROI) MC2 / I 117% 100% -18% 19% ROI EMPRESA MC2 / Área 35 45,83 -8,75

12 Conclusões do Exemplo Didático – Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio  qual a loja com melhor resultado econômico? LOJA 2  qual a linha de produtos com melhor resultado econômico para a empresa? PNEUS  teria alguma linha de produtos comprometido/ prejudicado o desempenho de qualquer das lojas? NÃO  teria alguma unidade de negócio comprometido ou prejudicado o desempenho da empresa? SIM, LOJA 3  qual é o lucro da empresa? É compensador? R$3.010. HÁ DE SER CONSIDERADO O INVESTIMENTO PARA SABER SE O LUCRO É COMPENSADOR

13 Conclusões do Exemplo Didático – Custeio Direto/Variável Aplicado a Linhas de Produtos e Unidades de Negócio Prepare uma análise dos resultados obtidos pela empresa e pelas lojas em relação às receitas, ao investimento e à área útil de vendas. ROI EMPRESA = LL / I EMPRESA = 3010 / 15500 = 19% (É COMPENSADOR) LUCRATIVIDADE EMPRESA = LL / RECEITA = 3010 / 116500 = 3% MC2 / RECEITA LOJA1 = 3500 / 48500 = 7% ROI LOJA 1 = MC2 / I LOJA1 = 3500 / 3000 = 117% MC2 / ÁREA LOJA1 = 3500 / 100 = R$ 35 / m² MC2 / RECEITA LOJA2 = 5500 / 36000 = 15% ROI LOJA 2 = MC2 / I LOJA2 = 5500 / 5500 = 100% MC2 / ÁREA LOJA2 = 5500 / 120 = R$ 45,83 / m² MC2 / RECEITA LOJA3 = -700 / 32000 = -2% ROI LOJA 3 = MC2 / I LOJA3 = -700 / 4000 = -18% MC2 / ÁREA LOJA3 = 5500 / 120 = -R$ 8,75 / m² Ações devem focar na reversão do quadro de maus resultados apresentados pela Loja 3 (ex: rever preços de vendas; renegociar preços de compra junto a fornecedores; executar campanhas de marketing, etc.)

14 Referências Bibliográficas BRUNSTEIN, I. Economia de empresas: gestão econômica de negócios. São Paulo: Atlas, 2005 COSTA, R. P.; FERREIRA, H. A. S.; SARAIVA JR., A. F. Preços, orçamentos e custos industriais. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2010 MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2006 MARTINS, E.; ROCHA, W. Métodos de Custeio Comparados: Custos e Margens Analisados Sob Diferentes Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010

15 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção Até a próxima aula! Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior abraaofsjr@gmail.com


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