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Resultados 1S08 Porto Alegre/RS - 04 de setembro de 2008.

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1 Resultados 1S08 Porto Alegre/RS - 04 de setembro de 2008

2 AÇÃO CONJUNTA

3 Linha do Tempo (principais eventos) 2008 2005 Definição do novo Comitê Executivo 2006 Início da padronização dos prêmios existentes 2007 Elaboração do Planejamento Estratégico Início MPE Brasil (Prêmio Nacional)

4 Patrocinadores Nacionais Comitê Executivo SEBRAE UF SEBRAE UF SEBRAE UF SEBRAE UF Grupo Gestor PEQPC SEBRAE UF PEQPC Sistema de Governança do MPE Brasil CPCT

5 Sistema de Governança do MPE Brasil COMITÊ EXECUTIVO GRUPO GESTOR COMITÊ DE PROCESSOS COMITÊ TÉCNICO Sebrae, MBC, FNQ, Gerdau, Petrobras Definição das estratégias do MPE Brasil Sebrae, MBC, FNQ, Gerdau, Sebrae UFs, Programas Estaduais (ABGC, IBQP) Elaboração do PE 2008-2010 Implementação dos projetos do PE Consultores (Genia, Andrei, Roberta) Elaboração do Manual de Gestão do Prêmio Suporte Técnico aos Gestores Estaduais Consultores especializados no MEG e em MPEs Revisão dos Critérios de Avaliação

6 Prêmio de Competitividade para MPE (2005) Estados sem prêmio MPE (12) Estados com prêmio MPE (15) Estados em estruturação

7 Prêmio de Competitividade para MPE (2008) Estados com prêmio MPE

8 Lançamento MPE Brasil – Prêmio Competitividade MT: 03/09 AM: 29/08 AC, AP, SE PI: 2009

9 Resultados – Prêmio de Competitividade MPE (2008*) meta geral estabelecida a partir das metas individuais dos estados participantes. Qtde de empresas inscritas Qtde de empresas auto-avaliadas Qtde de estados participantes HOJE: 40 MIL INSCRIÇÕES

10 Contribuição de cada estado para a meta 40 mil (2008*) meta geral estabelecida a partir das metas individuais dos estados participantes.

11 Contribuição de cada estado para a meta 40 mil (*) levantamento realizado em 28 de agosto com as informações do software do MPE Brasil.

12 Contribuição de cada estado para a meta 9 mil (2008*) meta geral estabelecida a partir das metas individuais dos estados participantes.

13 CONCLUI... QUE TÍNHAMOS O POTENCIAL PARA ALCANÇAR EM 2008 O TOTAL DE 48,4 MIL INSCRIÇÕES.

14 NOSSO PROBLEMA: “PERDAS DE INSCRIÇÕES” (PROBLEMA = DISTÂNCIA DE ONDE ESTAMOS DA NOSSA META)

15 Nosso problema (foco no problema) - 8,4 MIL INSCRIÇÕES OPORTUNIDADE META NEGOCIADA

16 Nosso problema (foco no problema) - 8,4 MIL INSCRIÇÕES OPORTUNIDADE META NEGOCIADA QUAL O CUSTO ???

17 Proposta de Trabalho para 2009 Comitê Executivo Porto Alegre/RS - 04 de setembro de 2008

18 TOMADA DE DECISÕES BASEADA NA VERDADE, OU SEJA, EM CIMA DE FATOS E DADOS. PREMISSA – CULTURA GERENCIAL:

19 A GESTÃO DE FALCONI:

20 DEFINIR UMA META GLOBAL. 1º PASSO: GESTÃO POR RESULTADOS

21 "AUMENTAR O NÚMERO DE EMPRESAS INSCRITAS NO MPE BRASIL - PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE PARA 100 MIL ATÉ 30/09/2010*". META GLOBAL: (*) período que termina o processo de inscrição (no modelo nacional).

22 MPE BRASIL – Prêmio de Competitividade (*) meta geral estabelecida a partir das metas individuais dos estados participantes. Quantidade de empresas inscritas

23 Onde está o nosso público-alvo? (*) Quantidade de MPEs formais ativas no Brasil, segundo o relatório do Sebrae/SP 2006.

24 Onde está o nosso público-alvo? (*) Quantidade de MPEs formais ativas no Brasil, segundo o relatório do Sebrae/SP 2006. 80% G-8: SP, MG, RS, PR, RJ, SC, BA e GO.

25 PROPOSTA DE ATUAÇÃO 2S08 E 1S09 MOBILIZAÇÃO CONTANTE ETAPA NACIONAL SISTEMA DE RECONHECIMENTO REVISÃO DOS ITENS DE AVALIAÇÃO/SOFTWARE Foco na mobilização do G8 (estados potenciais) Premiar as melhores empresas por categoria no evento de Reconhecimento Nacional em BSB (10/03/09) Estruturar um sistema de avaliação e reconhecimento aos gestores estaduais. Revisão dos itens de avaliação para 2009 e 2010. (base em pesquisa com empresários) AMPLIAR VISIBILIDADE DA MARCA – MPE BRASIL Produzir campanha nacional 2009/2010 Utilizar canais de comunicação do Sebrae Nac. - Feira do Empreendedor

26 Cronograma Fases Como? Evento Nacional Seleção para Visita Visitas Seleção Nacional Entrega do prêmio Revisão técnica dos RAs Entrega dos RAs para as empresas Entrega do prêmio Revisão técnica dos RAs Entrega dos RAs para as empresas Indicação dos melhores avaliadores pelos estados (inclusive capacitados na categoria de boas práticas de responsabilidade social) Capacitação dos avaliadores para a etapa nacional Indicação dos melhores avaliadores pelos estados (inclusive capacitados na categoria de boas práticas de responsabilidade social) Capacitação dos avaliadores para a etapa nacional Re-visita das vencedoras (intercâmbio de avaliadores entre regiões) Re-visita das vencedoras (intercâmbio de avaliadores entre regiões) Verificação de documentação das empresas finalistas Seleção das finalistas pela Comissão técnica Banca de Juízes - Definição da vencedora por categoria (9 vencedoras) Verificação de documentação das empresas finalistas Seleção das finalistas pela Comissão técnica Banca de Juízes - Definição da vencedora por categoria (9 vencedoras) Abril Final de Abril Abril Final de Abril Janeiro Fevereiro/ Março Março Final de Março Março Final de Março Capacitação de avaliadores voluntários Janeiro Geração de ranking - comissão técnica define nota de corte e seleciona as melhores pontuadas para visita Análise técnica dos RAs das melhores pontuadas (pela comissão técnica) - seleção das empresas visitadas por categoria Organização da logística da visita Geração de ranking - comissão técnica define nota de corte e seleciona as melhores pontuadas para visita Análise técnica dos RAs das melhores pontuadas (pela comissão técnica) - seleção das empresas visitadas por categoria Organização da logística da visita Processo atual Banca Estadual Até dezembro

27 Líderes convidados a Banca de Juízes  Jorge Gerdau Johannpeter - GERDAU  Irani Varella – PETROBRAS  Luiz Ernesto Gemignani – FNQ  Élcio Aníbal de Lucca – MBC  Paulo Tarciso Okamotto - SEBRAE

28 “O fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras é a peça-chave para o desenvolvimento do País” Jorge Gerdau - Presidente-fundador do MBC

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30 Mapa Estratégico MPE BRASIL – Prêmios Competitividade MPE

31 Visão Geral do Projeto (Planejamento) 1. Pré-planejamento 1. Pré-planejamento 2. Construção do Mapa Estratégico 2. Construção do Mapa Estratégico 3. Planejament o Estratégico 3. Planejament o Estratégico Aplicação da metodologia “Future Search”, objetivando:  Resgate das competências e pontos fortes dos Movimentos  Identificação das principais tendências  Identificação dos principais desafios estratégicos do movimento. Apresentação do projeto; Apresentação das conclusões com relação aos materiais já trabalhados; Discussão sobre os pontos a serem aprofundados; Materialização de uma primeira versão de prioridades; Validação da Dinâmica para a reunião de Planejamento Estratégico (etapa 3) Apresentação do projeto; Apresentação / validação da primeira versão das prioridades produzidas na reunião de Pré-Planejamento; Aprofundamento e priorização dos projetos a serem desenvolvidos; Definição de responsabilidades; Agosto/07 Outubro/07 Março/08 4. Execução dos projetos estratégicos 4. Execução dos projetos estratégicos Apresentação do projeto; Apresentação do cronograma, fatores relevantes, observações, próximos passos, de cada projeto; Acompanhamento dos indicadores e metas estratégicas; Acompanhamento de prazo e orçamento e cada projeto. Abril -dez/08

32 Gestão da Estratégia Forma de Acompanhamento da Estratégia da Rede de Prêmios Reunião de Gestão do Projeto 1 Reunião de Gestão do Projeto 2 Reunião de Gestão do Projeto 3 Reunião de Gestão do Projeto 13 Reuniões de Análise da Estratégia da Rede de Prêmios (RAEs) Gestão dos Projetos

33  1ª reunião de planejamento – 30 e 31 agosto 2007 (POA)  2ª reunião de planejamento – 01 e 02 de outubro de 2007 (???)  3ª reunião de planejamento – 05 de novembro de 2007 (Salvador)  1ª reunião de execução dos projetos – 18 de fevereiro de 2008 (RIO)  2ª reunião de execução dos projetos – 04 de abril de 2008 (BSB)  3ª reunião de execução dos projetos – 16 de maio de 2008 (SP)  4ª reunião de execução dos projetos – 07 de julho de 2008 (BSB)  5ª reunião de execução dos projetos – 03 e 04 de setembro de 2008 (POA)  6ª e última reunião de execução dos projetos (2008) – 10 de dezembro de 2008 (Rio de Janeiro) Agenda de reuniões do Mapa Estratégico Reuniões de Planejamento

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35 Alinhamento Conceitual MISSÃO VISÃO “Promover o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs, disseminando os conceitos e práticas de gestão por meio de um processo de reconhecimento.” “Ser referência internacional no processo de reconhecimento as MPEs até 2010.”

36 Satisfação sobre o software Notícias publicadas no Portal MPE Satisfação sobre o Grupo Gestor Satisfação Gestores UF Participação de Voluntários Participação MPEs no Prêmio Marca e imagem na imprensa Aporte finac. patrocinadores Estados/municípios atendidos Empresas auto-avaliadas Participação de Prog. qualidade Adesão dos Estados Nacionalização Participação Patrocinadores Rotatividade do Gestor UF Inscrições por categoria Participação MPEs eventos da Rede Estados atuando com voluntários Indicadores estratégicos

37 PAINEL DE INDICADORES

38 GÊNIA PORTO (BA) IZANA ASSUNÇÃO (TO) ETELVINA GLAÊ (RN) ANDRÉA GAMA (ES) JOAQUIM CAVALEIRO (CE) ANA CLAUDIA (RS) MANOEL TELES (MBC) Rede de Prêmios de Competitividade para MPE Projetos Estratégicos 2008-2010 Planejamento 2008 JULIANA ITEN (FNQ) JAN/08FEV/08MAR/08ABR/08MAI/08JUN/08JUL/08AGO/08SET/08OUT/08NOV/08DEZ/08 Projeto 13 – Desenvolvimento do Conhecimento sobre MPE Projeto 1 – Formação Continuada de Avaliadores (FCA) Projeto 2 – Gestão do Voluntariado (GV) Projeto 3 – Portal da Rede de Prêmios MPE (Portal) Projeto 4 – Desenvolvimento da Cadeira de Fornecedores (DCF) Projeto 5 - Endomarketing Projeto 6 – Plano de Comunicação e Marketing Projeto 7 – Prêmio MPE nos Projetos Finalísticos. Projeto 8 – Nacionalização do Prêmio MPE (1ª Etapa) Projeto 9 – Integração com a Rede Nacional do Prêmios Projeto 10 – Qualificação e Reconhecimento dos Gestores Projeto 11 – Estrutura Organizacional da Rede Projeto 12 – Melhoria do Sistema de Avaliação Projeto 14 – Aplicação do Conhecimento para MPE ANDREI MARTINEZ (RS) 18 416??25 17181532 28 56,5 49 36,5 42,5 X 39 23 49 34 32 24 47 42 Planejado

39 Dinâmica 6: Análise de Suficiência dos Projetos Estratégicos do Movimento de Premiação das MPEs Objetivo do exercício: Analisar se o portfolio de projetos estratégicos definido é suficiente para garantir os objetivos. O que deve ser feito: Em Grupos, preencher a matriz de correlação Objetivos x Projetos, de acordo com a pontuação abaixo:  O Projeto apresenta alto impacto no objetivo estratégico: 3  O Projeto apresenta médio impacto no objetivo estratégico: 2  O Projeto apresenta baixo impacto no objetivo estratégico: 1  O Projeto não apresenta nenhum impacto no objetivo estratégico: 0 Ao final, consolidar os resultados dos grupos em plenária. Produtos Finais:  Portfolio de projetos estratégicos do Movimento de Premiação das MPEs consistente e suficiente. Atividade: Nos Grupos definidos e depois em plenária.

40 Correlação Objetivos x Projetos Estratégicos

41 GÊNIA PORTO (BA) IZANA ASSUNÇÃO (TO) ETELVINA GLAÊ (RN) ANDRÉA GAMA (ES) JOAQUIM CAVALEIRO (CE) ANA CLAUDIA (RS) MANOEL TELES (MBC) REDE DE PRÊMIOS DE COMPETITIVIDADE PARA MPE PROJETOS ESTRATÉGICOS 2008-2010 PLANEJAMENTO 2008 JULIANA ITEN (FNQ) JAN/08FEV/08MAR/08ABR/08MAI/08JUN/08JUL/08AGO/08SET/08OUT/08NOV/08DEZ/08 Definir, preparar e capacitar multiplicadores Capacitar os gestores Produzir o Portal Definir identidade visual única Estrutura Organizacional da Rede Melhoria do Sistema de Avaliação ANDREI MARTINEZ (RS) 18 4167 525 171815322 Alimentar Portal Definir o processo de avaliação único Definir o regulamento nacional Avaliar e melhorar Revisar o questionário de avaliação Ajustar o Portal Avaliar do desempenho dos avaliadores Prospectar voluntários - via Portal MPE Brasil Reconhecimento Estadual e Nacional Avaliar e melhorar Adequar ao software (período full time) Aplicar piloto) Sensibilizar o Sebrae/UF e parceiros Integrar com Mulher de Negócios e PSGQ Mapear experiências estaduais Comunicar a Nacionalização à DIREX Desenvolver o Plano de Marketing Realizar 18 Seminários Regionais e 20 Cursos Interpretando os Critérios de Excelência. Participar o Sr. Jorge Gerdau nas reuniões Executar o Plano de Marketing Elaborar proposta Definir nome únicoLançar o portal único Definir a campanha 2009/2010 Disponibilizar o doc. para inserir no Manual Coletar práticas existentes nos estados Participar e compartilhar informações nas reuniões o ConPI e Fórum QPC Mapear as competências dos gestores Gerar um documento com recomendações de ações em conjunto Desenvolver e executar a Matriz de Capacitação 4 28 56,5 49 36,5 42,5 X 39 23 49 34 32 24 47 42

42 Resultados – Projetos Estratégicos Fonte: Comitê Executivo Status dos projetos estratégicos

43 Formação Continuada de Avaliadores Projetos priorizados (31 – 40) Projetos priorizados (41 – 60) Portal da Rede de Prêmios Desenvolvimento da cadeia de fornecedores Promoção do Endomarketing Projetos Finalisticos Estrutura organizacional da Rede Melhoria do sistema de avaliação Desenvolvimento do conhecimento sobre MPEs Aplicação do conhecimento para MPEs Projetos priorizados (20 –30) 28 36,5 X 39 23 3432 24 Gestão do Voluntariado Comunicação e Marketing Nacionalização do Prêmio MPEs Integração com a Rede Nacional de Prêmios Qualificação e reconhecimento de gestores 56,549 42,5 4947 42

44 Trabalho em Grupos Grupo 1Grupo 2Grupo 3 Joaquim CavaleiroFranciscoAndrea AndreiManoel TelesAdrianne Del CarmenGênia PortoIzana EtelvinaIsabel ReisJuliana Iten Ana Mohr

45 Dinâmica única: Definir um plano de ação para cada projeto priorizado. Objetivo do exercício: Resgatar a execução dos projetos com atrasos definidos com estratégicos. O que deve ser feito: Em Grupos, preencher o plano de ação disponibilizado, em pen drive:  O que? Quem? Quando? Como? Ao final, consolidar os resultados dos grupos em plenária. Produtos Finais:  Planos de Ação Validados dos projetos em atraso. Atividade: Nos Grupos definidos e depois em plenária.

46 Modelo de Plano do Ação

47 Formação Continuada de Avaliadores “Capacitar continuamente os avaliadores, envolvendo as dimensões de Conhecimento, Habilidade e Atitude de forma dinâmica e eficiente.”

48 Gestão do Voluntariado “Criar competência, estabelecer método e criar a cultura para a gestão do voluntariado.”

49 Portal da Rede de Prêmios “Integrar e disseminar informações quantitativas e qualitativas da Rede de Prêmios para geração de conhecimento sobre os prêmios e gestão das MPEs, consolidando-se como principal instrumento de comunicação entre a rede, partes interessadas e sociedade.”

50 Desenvolvimento da cadeia de fornecedores “Sensibilizar médias/grandes empresas para que elas possam promover o uso de sistema de avaliação pelo seus fornecedores.”

51 Endomarketing “Disseminar para os colaboradores do Sebrae, parceiros Estaduais e Nacionais a importância do Prêmio e manter a Rede de Prêmios para MPE's informada”

52 Comunicação e Marketing “Desenvolvimento do Plano de Marketing.”

53 Projetos Finalísticos “Utilização do instrumento de avaliação do Prêmio como ferramenta para definição de ações nos projetos finalísticos.”

54 Nacionalização do PRÊMIO “Padronização do Processo com melhoria Contínua. Resultados Efetivos das MPE's Candidatas.”

55 Integração com a REDE NACIONAL DE PRÊMIOS “Ações previstas e fórum de discussões com os prêmios.”

56 Qualificação e reconhecimento de gestores “Promover cursos de capacitação e qualificação para os gestores, bem como reconhecer às suas práticas de gestão do prêmio.”

57 Estrutura organizacional da Rede “Estabelecer uma estrutura organizacional, legitimando o grupo gestor do prêmio perante as partes interessadas.”

58 Melhoria do sistema de avaliação “Aprimorar o sistema de avaliação incluindo novas funcionalidades de comunicação e gestão do prêmio, bem como melhoria do suporte aos gestores.”

59 Desenvolvimento do conhecimento sobre MPEs “Contribuir para expansão do conhecimento sobre gestão das MPEs. Adicionalmente revisar e atualizar os critérios de avaliação do Prêmio.”

60 Aplicação do conhecimento para MPEs “Disseminar o conhecimento gerado pela Rede por meio de mídia impressa, eletrônica, cursos, eventos, envolvendo parceiros com objetivos em comum.”


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