A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero."— Transcrição da apresentação:

1 O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL

2 S EXUALIDADE Relações de Gênero

3

4 R ELAÇÕES DE G ÊNERO A produção de nossa existência tem bases biológicas que implicam a intervenção conjunta dos dois sexos, o macho e a fêmea. A produção social da existência, em todas as sociedades conhecidas, implica por sua vez, na intervenção conjunta dos dois gêneros, o masculino e o feminino. Cada um dos gêneros representa uma particular contribuição na produção e reprodução da existência. Para Izquierdo poderíamos nos referir aos gêneros como obras culturais, modelos de comportamento mutuamente excludentes cuja aplicação supõem o hiperdesenvolvimento de um número de potencialidades comuns aos humanos em detrimento de outras. Modelos que se impõem ditatorialmente às pessoas em função do seu sexo.

5 A existência de gêneros é a manifestação de uma desigual distribuição de responsabilidade na produção social da existência. A sociedade estabelece uma distribuição de responsabilidades que são alheias as vontades das pessoas, sendo que os critérios desta distribuição são sexistas, classistas e racistas. Do lugar que é atribuído socialmente a cada um, dependerá a forma como se terá acesso à própria sobrevivência como sexo, classe e raça, sendo que esta relação com a realidade comporta uma visão particular da mesma. A construção dos gêneros se dá através da dinâmica das relações sociais. Os seres humanos só se constroem como tal em relação com os outros. (Saffioti 1992, p. 210)

6

7 “Em tempos normais, nenhum indivíduo são,pode concordar com a ideia de que os homens são iguais.” Aldous Huxley

8

9 “Não podemos viver apenas para nós mesmos. Milhares de fibras ligam- nos aos nossos compatriotas humanos.” Herman Melville

10

11 O S PAPÉIS DE GÊNERO SÃO FIXOS ? Considerem a gravidez; tomar conta dos filhos; usar calças; cozinhar; trabalhar fora de casa; limpar o banheiro; fazer a manutenção do carro; envolver-se em brigas; embebedar-se com os amigos. Todas as sociedades atribuem papéis diferentes para cada sexo. Alguns aspectos são fisicamente, determinados (por exemplo, a gravidez). Mas outros são atribuídos de forma mais arbitrária (por exemplo, tomar conta dos filhos).

12 “O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade”. Betinho


Carregar ppt "O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google