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NÃO TERÁS OUTROS DEUSES 1º Trimestre de 2015 Lição 3 L IÇÕES B ÍBLICAS Pr. Moisés Sampaio de Paula.

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1 NÃO TERÁS OUTROS DEUSES 1º Trimestre de 2015 Lição 3 L IÇÕES B ÍBLICAS Pr. Moisés Sampaio de Paula

2 TEXTO ÁUREO Não Terás Outros Deuses "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR." (Dt 6.4) 2

3 VERDADE PRÁTICA Não Terás Outros Deuses 3 O primeiro mandamento do Decálogo é muito mais que uma apologia ao monoteísmo; trata-se da soberania de um Deus que libertou? Israel da escravidão do Egito.

4 OBJETIVO GERAL Amar a Deus, temê-lo e adorá-lo de todo o coração e sinceridade. Não Terás Outros Deuses 4

5 OBJETIVOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Explicar a autoridade da Lei. Informar que o primeiro mandamento explicitava o anúncio de que havia um único Deus. Mostrar a exegese do primeiro mandamento. Apresentar a relação entre monoteísmo e trindade. Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Explicar a autoridade da Lei. Informar que o primeiro mandamento explicitava o anúncio de que havia um único Deus. Mostrar a exegese do primeiro mandamento. Apresentar a relação entre monoteísmo e trindade. Não Terás Outros Deuses 5

6 INTERAGINDO COM O PROFESSOR Caro professor, a aula desta semana traz um assunto da mais suprema importância: Deus é um Ser único, invisível, mas real. Deus é Espírito! Numa cultura marcada pelo imediatismo, superficialismo e o consumismo, a imagem de Deus, revelada na Bíblia Sagrada, expõe o caminho tortuoso que a humanidade continua a trilhar no mundo contemporâneo: a "idolatria do supérfluo". Jesus Cristo revelou a plenitude da divindade através do evento humilde do seu nascimento. Deus quis ser reconhecido por meio da humildade, da mansidão e do amor manifestado por seu Filho, apesar de Criador dos céus e da terra, o Todo-Poderoso. O primeiro mandamento ensina que o Deus de Israel, o Deus revelado por Jesus Cristo, deve ser o único assentado em nosso coração, isto é, na sede dos nossos pensamentos, desejos e vontades. Os seres humanos precisam ouvir o chamado de Deus quanto à verdadeira adoração: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR" (Dt 6.4). Não Terás Outros Deuses 6

7 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um código monoteísta. 2. Idolatria do Egito. 3. Como Israel preservou o monoteísmo de Abraão? II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um código monoteísta. 2. Idolatria do Egito. 3. Como Israel preservou o monoteísmo de Abraão? Esboço da Lição Não Terás Outros Deuses 7 I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Outros deuses. 2. O ponto de discussão. 3. O politeísmo III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Outros deuses. 2. O ponto de discussão. 3. O politeísmo IV. O MONOTEÍSMO 1. Os mandamentos, os estatutos e os juízos. 2. O maior de todos os mandamentos. 3. A Trindade na unidade. IV. O MONOTEÍSMO 1. Os mandamentos, os estatutos e os juízos. 2. O maior de todos os mandamentos. 3. A Trindade na unidade.

8 PONTO CENTRAL Deus é um Ser singular. Por isso, a nossa adoração e devoção devem ser exclusivas. Não Terás Outros Deuses 8

9 INTRODUÇÃO O primeiro mandamento vai além da proibição à idolatria; é contra o politeísmo, seja em pensamento, seja em palavras. O propósito é levar Israel a amar e a temer a Deus, e a adorar somente a Ele com sinceridade. Não Terás Outros Deuses 9

10 INTRODUÇÃO Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito e por essa razão tem o direito ao senhorio sobre eles, da mesma maneira que Cristo nos redimiu e se tornou Senhor absoluto da nossa vida. Não Terás Outros Deuses 10

11 I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. Não Terás Outros Deuses 11

12 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 12 1. A fórmula introdutória do Decálogo. Os Dez Mandamentos estão registrados em dois lugares na Bíblia (Êx 20.1-17; Dt 5.6- 21). A fórmula introdutória: "Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo [...]" (Êx 20.1), é característica única, como disse o rabino e erudito bíblico Benno Jacob: "Nós não temos um segundo exemplo de tal sentença introdutória". Nem mesmo na passagem paralela em Deuteronômio é repetida, mas aparece de maneira reduzida ao mínimo absoluto.

13 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 13 2. As partes do concerto. O prólogo dos Dez Mandamentos identifica as partes do concerto do Sinai: "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Dt 5.6; Êx 20.2). Estas palavras são a fonte da autoridade divina da lei e o prefácio de todo o Decálogo.

14 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 14 2. As partes do concerto. É o termo legal de um pacto. Deus, o autor do concerto Israel, o povo a quem Deus escolheu dentre todas as nações (Dt 4.37; 10.15). O nome de Israel não aparece aqui, pois não é necessário. Deus se dirige ao seu povo na segunda pessoa do singular porque a responsabilidade de servi-lo é pessoal, é para cada israelita, mas está claro que o texto se refere a Israel-nação.

15 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 15 3. O Senhor do universo. Alguns críticos liberais, com base numa premissa falsa sobre a composição dos diversos códigos do sistema mosaico, querem sustentar a ideia de um Deus tribal ou nacional na citação de Dt 5.6 São teorias subjetivas que eles procuram submeter a métodos sistemáticos para dar forma acadêmica ao seu pressuposto

16 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 16 3. O Senhor do universo. Mas o relato da criação em Gênesis e do dilúvio, por exemplo, fala por si só da soberania de Jeová em todo o universo como Senhor do céu e da terra, reduzindo as ideias liberais a cinzas.

17 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 17 4. A libertação do Egito. A segunda cláusula - "que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" - é uma explicação de como se estabeleceu o concerto. Estava cumprida a promessa de redenção feita a Abraão (Gn 15.13,14).

18 I. A AUTORIDADE DA LEI Não Terás Outros Deuses 18 4. A libertação do Egito. A libertação de Israel do Egito prefigura a nossa redenção, pois éramos prisioneiros do pecado e Cristo nos libertou (Jo 8.32, 36; Cl 1.13, 14). É legítimo o senhorio de Deus sobre Israel da mesma maneira que o Senhor Jesus Cristo tem o direito de reinar em nossa vida (Gl 2.20).

19 CONHEÇA MAIS Cultura Pagã Egípcia Ao deus egípcio Amon-Rá é um dos principais símbolos da cultura paganizada egípcia. Um deus adorado e venerado na cidade de Tebas. Talvez, a divindade mais popular do Egito. De uma aparência pouco religiosa como outros deuses do panteão egípcio, foi honrado como uma divindade política. Leia mais em Tempos do Antigo Testamento, CPAD, pp.104-107. Não Terás Outros Deuses 19

20 SINOPSE DO TÓPICO (1) Não Terás Outros Deuses 20 A autoridade da lei está manifesta na fórmula: "Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo [...]".

21 SUBSÍDIO DIDÁTICO O primeiro tópico deseja mostrar a autoridade da Lei, como advinda de Deus, por meio da fórmula apresentada no primeiro versículo de Êxodo 20: "Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo [...]" (v.1). Tal característica no texto antigo é única e absoluta. Não é Moisés falando por si mesmo, mas o texto revelando que foi o próprio Deus quem descreveu, por intermédio de Moisés, a introdução ao Decálogo. Posteriormente, o versículo 2 acrescenta: "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". O Deus de Israel identifica-se como o Libertador do cativeiro que assolava a nação Não Terás Outros Deuses 21

22 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um código monoteísta. 2. Idolatria do Egito. 3. Como Israel preservou o monoteísmo de Abraão? Não Terás Outros Deuses 22

23 Shema Israel "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6,4-5) Não Terás Outros Deuses 23

24 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO O pensamento principal do primeiro mandamento abrange a singularidade e a exclusividade de Deus. Esse mandamento é: 1.O fundamento da vida em Israel, 2.A base de toda a lei e 3.A base de toda a Bíblia. Jeová é o único e verdadeiro Deus e somente Ele deve ser adorado (Mt 4.10). Não Terás Outros Deuses 24 1. Um código monoteísta.

25 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO É a primeira vez que um código de lei apresenta a existência de um só Deus: Não Terás Outros Deuses 25 1. Um código monoteísta. "Não terás outros deuses“ (Dt 5.7; Êx 20.3) Os povos da antiguidade eram politeístas, pois adoravam a vários deuses.

26 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO Os antigos egípcios empregavam o termo TaNeteru, "terra dos deuses" para o seu país. Havia no Egito uma proliferação de deuses como as tríades Osíris, Ísis e Hórus, divindades padroeiras da cidade de Ábidos; Ptah, Sekhmet e Nefertum, de Mênfis; AmonRá, Mut e Khonsu, de Tebas. Os israelitas viviam em meio a essa cultura pagã. Não Terás Outros Deuses 26 2. Idolatria do Egito.

27 Deuses Egípcios Não Terás Outros Deuses 27

28 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO Os egípcios abominavam os pastores de ovelhas, principal atividade dos filhos de Israel. Não Terás Outros Deuses 28 3. Como Israel preservou o monoteísmo de Abraão?

29 II. O PRIMEIRO MANDAMENTO Por essa razão os hebreus foram viver em Gósen, separados da idolatria (Gn 46.34). Agora, o próprio Deus comunicava por meio de Moisés sua singularidade e exclusividade. Era a revelação da doutrina monoteísta. Não Terás Outros Deuses 29 3. Como Israel preservou o monoteísmo de Abraão?

30 SINOPSE DO TÓPICO (2) Não Terás Outros Deuses 30 A ideia principal do primeiro mandamento exprime a singularidade e a exclusividade de Deus.

31 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Outros deuses. 2. O ponto de discussão. 3. O politeísmo. Não Terás Outros Deuses 31

32 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO As palavras hebraicas aherim e elohim, "outros deuses", referem-se aos falsos deuses. Não Terás Outros Deuses 32 1. Outros deuses. O substantivo elohim se aplica tanto ao Deus verdadeiro como aos deuses das nações. No primeiro caso, é usado para expressar o conceito universal da deidade, como encontramos no capítulo inteiro de Gênesis 1, pois expressa a plenitude das excelências divinas.

33 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO A expressão "diante de mim" (Dt 5.7b), em hebraico, al- panay, é termo de significado amplo: "além de mim, acima de mim, ao meu lado, oposto a mim, etc.“ Não Terás Outros Deuses 33 2. O ponto de discussão.

34 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO Essa variedade de sentido pode levar alguém a pensar que o primeiro mandamento não proíbe o culto dos deuses, mas a adoração aos deuses diante de Deus. Há quem defenda tal interpretação, mas é engano, pois o propósito de al-panay aqui é mostrar que só Jeová é Deus. Não Terás Outros Deuses 34 2. O ponto de discussão.

35 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO 1.Não existe nenhum deus além do Deus de Israel (Is 45.6,14,21; Jo 17.3; 1 Co 8.6). 2.Os deuses só existem na mente dos gentios (1 Co 8.5) e não sãos reais (Gl 4.8). 3.Os ídolos que os pagãos adoram são os próprios demônios (1 Co 10.19-21). Não Terás Outros Deuses 35 2. O ponto de discussão.

36 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO É a prática de adoração a mais de uma divindade. Esta era a prática dos cananeus e de todos os povos da antiguidade, e continua ainda hoje em muitas culturas. O termo vem da língua grega, reunindo polys, "muito", e theos, "deus". Não Terás Outros Deuses 36 3. O politeísmo.

37 III. EXEGESE DO PRIMEIRO MANDAMENTO Isso significa que o politeísta serve e adora a vários deuses, e não o simples fato de reconhecer a existência deles. Não Terás Outros Deuses 37 3. O politeísmo. Trata-se de um sistema oposto ao monoteísmo (monos, "único"), a crença em um só Deus, revelado nas Escrituras Sagradas (Dt 6.4).

38 SINOPSE DO TÓPICO (3) Não Terás Outros Deuses 38 Ao politeísmo é a prática da adoração a mais de uma divindade. Esta fazia parte da cultura dos cananeus e dos povos da antiguidade.

39 SUBSÍDIO TEOLÓGICO "Este primeiro mandamento trata diretamente do cerne da relação pressuposta pelo tratado entre soberano e vassalo. O Senhor, em virtude de eleger e libertar salvadoramente o povo tirando-o de outro senhor (o Egito), ordena aos israelitas a empreender e manter uma atitude de lealdade indivisa a Ele. 'Não terás outros deuses diante de mim' (v.3) é uma afirmação categórica das reivindicações exclusivas do Senhor de domínio e adoração. Violar este mandamento é repudiar a totalidade de relação do concerto, pois se trata nada mais nada menos, de alta traição" (ZUCK, Roy (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.51). Não Terás Outros Deuses 39

40 IV. O MONOTEÍSMO 1. Os mandamentos, os estatutos e os juízos. 2. O maior de todos os mandamentos. 3. A Trindade na unidade. Não Terás Outros Deuses 40

41 IV. O MONOTEÍSMO Mandamentos, os estatutos e os juízos. Essas palavras denotam toda a lei do concerto (Dt 6.1, 2). A pedido do próprio povo, Moisés passa a relatar, a partir daqui, as palavras que Deus lhe disse no monte (Dt 5.27- 31). Não Terás Outros Deuses 41 1. Os mandamentos, os estatutos e os juízos.

42 IV. O MONOTEÍSMO A ordem aqui tem por objetivo estreitar a relação de Deus com os filhos de Israel quando entrarem na Terra Prometida. O povo precisava ser instruído: 1.Para viver em obediência e 2.No temor de Jeová, e assim possuir a terra dos cananeus por herança (Dt 4.1). Não Terás Outros Deuses 42 1. Os mandamentos, os estatutos e os juízos.

43 2. O maior de todos os mandamentos. IV. O MONOTEÍSMO Não Terás Outros Deuses 43 O primeiro de todos os mandamentos E o segundo semelhante a este... Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento....Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Essa é a confissão de fé do judaísmo e, ainda hoje, os judeus religiosos recitam-na três vezes ao dia. Note que a frase "o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR" (Dt 6.4) é citada por Jesus Cristo como parte do primeiro e grande mandamento da lei (Mc 12.29, 30). Marcos 12:29-31

44 IV. O MONOTEÍSMO A palavra hebraica usada aqui (Heb. ECHAD) indica uma unidade composta por isso o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a doutrina da Trindade. A mesma palavra é usada para afirmar que marido e mulher são "uma só carne" (Gn 2.24). A expressão "o único SENHOR" se traduz também por "o SENHOR é um" (Zc 14.9). Não Terás Outros Deuses 44 3. A Trindade na unidade. Em Deuteronômio 6:4 Moisés usou a palavra ECHAD. Logo quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o único Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA".

45 IV. O MONOTEÍSMO A Bíblia Hebraica, tradução judaica do Antigo Testamento para o português, traduz o termo como "o Eterno é um só". Além disso, vemos a Trindade indiretamente em todo o Antigo Testamento. O Novo Testamento tornou explícito o que dantes estava implícito com a manifestação do Filho de Deus. Não Terás Outros Deuses 45 3. A Trindade na unidade.

46 Evidências da trindade no AT O primeiro verso da Bíblia ao descrever a obra criadora de Deus assim diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra." (Gen 1:1 ) A palavra "Deus" aqui, vem do Hebraico ELONHIM. E ELOHIM é a forma plural de ELOHÁ. Assim sendo, aqui está a primeira evidência bíblica de pluralidade Divina. Em Gênesis 1:26 lemos: "E disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...Já no verso 27 lemos: "E criou Deus o homem à Sua imagem...". Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, pág. 34, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002. Moisés ao escrever este relato intercalou plural com singular. Mostrando que há um só Deus, que se manifesta em três Pessoas. Logo após a entrada do pecado, continua a descrição: "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós..." (Gênesis.3:22) Perceba novamente a verbo disse o Senhor no singular e como um de nós no plural. Não Terás Outros Deuses 46 http://www.sermoes.com.br/lib/s351.htm

47 SINOPSE DO TÓPICO (4) Não Terás Outros Deuses 47 O monoteísmo é explicitado na frase "o Senhor nosso Deus, é o único Senhor". Mais tarde foi citada por Jesus como parte do primeiro grande mandamento (Mc 12.30,31).

48 SUBSÍDIO TEOLÓGICO Não Terás Outros Deuses 48 "A Religião dos Cananeus Como mostram os mitos da Ugarite, a religião dos povos cananeus adotava uma forma grosseira e aviltante de ritual politeísta. Estava associada a uma sensual adoração da fertilidade, além de uma particular espécie de orgia e lascívia, tendo se mostrado mais influente que qualquer outra religião natural do Oriente Próximo. A principal divindade reconhecida pelos cananeus tinha o nome de El, a quem creditavam a liderança do panteão. Era uma figura um pouco obscura, adorada como 'pai do homem' e 'pai dos anos'. Uma estela desenterrada em Ras Shamra mostra-o sentado num trono, com uma mão levantada em sinal de bênção, enquanto o governante de Ugarite lhe oferecia um presente. Sua consorte era Aserate, conselheira dos deuses e conhecida pelos israelitas como Aserá" (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p.162 ).

49 Entre aspas Os deuses só existem na mente dos gentios e não são reais. Os ídolos são os próprios demônios. Não Terás Outros Deuses 49 “ ”

50 Conclusão A tendência humana é se esforçar para merecer a salvação, por isso ainda há aqueles que se ofendem com a mensagem de que a salvação é pela fé em Jesus, sem as obras da lei (Gl 2.16). O que tais pessoas querem é fazer do cristianismo um remendo de pano novo em veste velha (Mt 9.16; Mc 2.21). Não Terás Outros Deuses 50

51 Sobre o primeiro mandamento: O que implica para a vida o mandamento "Não terás outros deuses"? Exclusividade e entrega inteira para Deus. Não permitir que nenhuma outra coisa tome o lugar de Deus no coração. Que mal a idolatria pode trazer para a vida de uma pessoa? Um comprometimento com princípios pagãos de vida, que nada têm a ver com a vontade de Deus. Não Terás Outros Deuses 51

52 Sobre o primeiro mandamento: Qual é a importância do maior de todos os mandamentos? Este mandamento era o fundamento da vida em Israel. Os israelitas deviam anunciar Jeová como o único e verdadeiro Deus em meio a uma cultura politeísta. Por que a nossa adoração deve ser exclusiva a Deus? Porque Deus é o fundamento da nossa vida. Não Terás Outros Deuses 52

53 A respeito dos Dez Mandamentos: "O Senhor nosso Deus é o único Senhor." Que significado este mandamento tem para você? Procure fazer com que o aluno expresse da maneira mais natural possível o que ele sente ao ouvir essa expressão Não Terás Outros Deuses 53

54 Pr. Moisés Sampaio Não Terás Outros Deuses 54 Pastor auxiliar da Igreja Assembleia de Deus em Rio Branco, AC, Brasil. Palestrante de seminários e pregador no Brasil e exterior. Contato


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