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Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.

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2 Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos

3 CONCEITO Humanizar é tornar-se humano, adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância, estupidez e desamor.

4 Ganong, citado por Casate e Correa, coloca que: “humanizar significa reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde, como sujeitos de direitos [...] é observar cada pessoa em sua individualidade, em suas necessidades específicas, ampliando as possibilidades para que possa exercer sua autonomia.”

5 Intervir na realidade humana e social, na perspectiva da assistência integral à saúde da população atendida. Construindo uma prática competente, na qual o valor humano, a qualidade de vida sejam os objetivos comuns para toda a equipe.

6 O projeto de intervenção para o profissional de Serviço Social caracteriza-se em um caminho com as linhas gerais para o agir profissional. Deverá estar conectado com o projeto ético político da profissão, tendo subjacente a concepção teórico-metodológica.

7 O embasamento desse projeto se fundamentou nas observações feitas diariamente no decorrer do estágio supervisionado I e II, aos usuários do HACM/ Unidade de Urgência e Emergência e Apoio Diagnóstico de Inhambupe Bahia. O objetivo do mesmo é promover palestras com o intuito de discutir uma nova perspectiva do cuidado com o outro.

8 Humanização no Atendimento. OBJETIVO GERAL Promover a humanização da assistência à saúde, para todos os usuários do SUS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir, sobre a ética no espaço de trabalho, possibilitando uma reflexão sobre os valores e princípios que direcionam a prática profissional. Sensibilizar os funcionários/servidores para a importância e os benefícios da humanização. Garantir o cumprimento de direitos dos usuários anteriormente negligenciados dentro do Sistema de Saúde Pública.

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10 METAS Com esta proposta pretende-se que humanizemos a atenção à saúde valorizando a dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e gestão do SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas e garantir o acesso dos usuários às informações saúde.

11 AVALIAÇÃO E CONTROLE A avaliação será feita através de conversas informais no decorrer da execução do projeto, mas um questionário que será entregue aos participantes, no final do projeto, com algumas perguntas para avaliar-mos o nível da satisfação do mesmo.

12 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Serão realizadas palestras com os profissionais do HACM/ Unidade de Urgência e Emergência e Apoio Diagnóstico de Inhambupe, e ao final, será aplicado um questionário, para avaliar-mos os resultados do Projeto.

13 RECURSOS Os materiais utilizados como instrumentos para a elaboração desse projeto, um notebook, uma estagiária, uma assistente social.

14 CONCLUSÃO Para que haja um avanço nas discussões sobre o cuidado, é necessário que o trabalhador adote a postura de colocar-se no lugar do ser que é cuidado para sentir quais são suas reais necessidades, garantindo conforto, resolução e atendimento humanizado para os seres que cuidam e seres que são cuidados.

15 BIBLIOGRAFIA BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Casete JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latino-Am Enf 2005;13(1):105-11. BRAVO, Maria Inês de Souza. Política de Saúde no Brasil. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, 2006. p.88-110. BRAVO, Maria Inês de Souza; MATOS, Maurílio Castro de. Projeto Ético-Político e sua Relação com a Reforma Sanitária: Elementos para o Debate. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, 2006. p.197-217. CAMPOS, Teresinha Calil Padis. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU, 1995. p. 13-25. COSTA, Maria Dalva Horácio da. O Trabalho nos Serviços de Saúde e a Inserção dos (as)Assistentes Sociais. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, 2006. p. 304-351.


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