A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paracoccidioidomicose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paracoccidioidomicose"— Transcrição da apresentação:

1 Paracoccidioidomicose
Cristiane Demetrio Jessica Terra Perla Mosqueira Thabata Bianco

2 Paracoccidioidomicose
A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo fungo  Paracoccidioides brasiliensis. A doença é restrita à América Latina. 

3 Paracoccidioidomicose
RESERVATÓRIO O solo e poeira carregados de fungo em suspensão, normalmente em meio rural. FATOR DE RISCO : pessoas que trabalham com manejo de solo. MODO DE TRANSMISSÃO Por inalação do fungo. A contaminação através de ferimentos cutâneos e nas mucosas é extremamente rara.

4 Paracoccidioidomicose
PERÍODO DE INCUBAÇÃO Pode ir de 1 mês até muitos anos. PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE Não há caso descrito de transmissão pessoa a pessoa. EPIDEMIOLOGIA Afeta mais homens entre 30 a 50 anos que trabalhem em zonas rurais.

5 Incidência da PCM

6 Formas Clinicas Paracoccidioidomicose infecção
Paracoccidioidomicose doença Forma aguda/subaguda Forma crônica Unifocal Multifocal Forma residual ou sequelar

7 Forma Aguda/Subaguda TIPO JUVENIL
Predominando em crianças e adolescentes Pode acometer indivíduos até os 35 anos de idade. A distribuição é semelhante em crianças dos gêneros masculino e feminino. Evolução mais rápida, onde o paciente geralmente procura o serviço médico entre 4 a 12 semanas de instalação da doença.

8 Forma Aguda/Subaguda TIPO JUVENIL
Linfadenomegalia superficial e profunda com supuração ganglionar Manifestações digestivas: hepatoesplenomegalia Lesões cutâneas Lesões osteoarticular Anemia, febre, perca de peso e debilidade

9

10 Forma Crônica TIPO ADULTO
Esta forma clínica responde por mais de 90% dos pacientes. Adultos entre os 30 e 60 anos, predominantemente, do sexo masculino. A doença progride lentamente, de forma silenciosa, podendo levar anos até que seja diagnosticada. As manifestações pulmonares estão presentes em 90% dos pacientes.

11 Forma Crônica TIPO ADULTO
É chamada de apresentação unifocal quando a micose está restrita a somente um órgão. Os pulmões podem ser o único órgão afetado em até 25% dos casos. E a apresentação multifocal é a forma mais comum da doença, envolve mais de um órgão simultaneamente, sendo pulmões, mucosas e pele os sítios mais acometidos pela infecção.

12 Forma Crônica TIPO ADULTO
úlceras endurecidas na boca, orofaringe, laringe e nariz estomatite moriforme gânglios linfáticos supurados lesões de pele e genitália tosse produtiva perda ponderal dispnéia e febre.

13

14 Manifestaciones Radiológicas
Son lesiones con infiltrado pulmonar de patron alveolar, atinge los campos médios, livrando el apice y la base pulmonar. Forma una imagen de asa de mariposa.

15 Cuando las lesiones atingen el campo medio, apice y base pensar en la asociacion con TBC!

16 Diagnostico Diferenciales
Tuberculosis Pulmonar Micobacterias atípicas Sarcoidosis Histoplasmosis Silicosis Leishmaniasis cutánea y visceral Neoplasias cutánea y de laringe

17 Estudios complementarios
• Radiografia de tórax  • Hemograma completo   • provas de função hepática  • ureia, creatinina, sódio e potássio Exame para HIV Exame Direto: exame direto das lesiones Exame para BAAR (TBC) Sorologia especifica para P.brasiliens

18 Exames laboratoriais para diagnóstico específico
Exame Direto a fresco:  Padrão Ouro para o Diagnóstico.

19 Exames laboratoriais para diagnóstico específico
O exame a fresco com hidroxido de Potassio (KOH) a 10% para pesquisa direta do fungo é altamente eficaz e de baixo custo, podendo ser utilizado em vários espécimes, como escarro, raspados de lesões cutâneas e de mucosas, aspirado ganglionar e material obtido por fibrobroncoscopia.

20 TRATAMIENTO

21

22 GRACIAS POR LA ATENCIÓN!


Carregar ppt "Paracoccidioidomicose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google