A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se."— Transcrição da apresentação:

1 Anemia na Infância

2 Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se anormalmente baixa, respeitando as variações segundo idade e sexo em consequência de várias situações como infecções crônicas, problemas hereditários sanguíneos, carência de nutrientes, vitaminas e proteínas.

3 Alguns tipos de Anemia *Anemia Perniciosa: Anemia grave do tipo macrocitária (células de grande tamanho) por má absorção digestiva da vitamina B12, fornecida pela alimentação, sendo causada pela falta de fator intrínseco gástrico (favorece normalmente a absorção). Esta anemia está associada a distúrbios digestivos e nervosos. *Anemia Perniciosa: Anemia grave do tipo macrocitária (células de grande tamanho) por má absorção digestiva da vitamina B12, fornecida pela alimentação, sendo causada pela falta de fator intrínseco gástrico (favorece normalmente a absorção). Esta anemia está associada a distúrbios digestivos e nervosos.

4 * Anemia Aplásica: É causada por insuficiência da produção precursores dos eritrócitos da medula óssea, frequêntemente associada à diminuição da produção das outras células do sangue. *Anemia falciforme: É a falcização das hemácias, levando à diminuição de oxigênio podendo levar o paciente a isquemias e infartos ósseos em decorrência da forma modificada dos eritrócitos que se assemelham a lâmina de foice.

5 *Talassemia: Anemia infantil devido à anomalia hereditária da elaboração da hemoglobina, observado sobretudo na região do Mediterrâneo. Pode se apresentar de forma muito grave nos indivíduos homozigotos (talassemia maior) ou ser mais discretas nos indivíduos heterozigotos (talassemia menor).

6 *Anemia por deficiência de Ácido Fólico: Anemia megaloblástica (célula de gde tamanho) comum, lentamente progressiva. Assinalada pela produção de gdes hemácias deformadas. Essa anemia ocorre devido à ausência de vitamina folato (ácido fólico). Anemia megaloblástica (célula de gde tamanho) comum, lentamente progressiva. Assinalada pela produção de gdes hemácias deformadas. Essa anemia ocorre devido à ausência de vitamina folato (ácido fólico).

7 Anemia Ferropriva Estima-se que 25% da população mundial é atingida pela carência de ferro, e os grupos populacionais mais atingidos são as crianças de 4 a 24 meses de idade, os escolares, as adolescentes do sexo feminino e as gestantes.

8 Anemia Ferropriva Fisiopatologia A anemia por deficiência de ferro ocorre quando o suprimento de ferro é inadequado para a formação ideal de eritrócitos, resultando em células microcíticas e hipocrômicas. As reservas corporais de ferro ficam esgotadas e concentração sérica de transferrina diminui.

9 Causas Anemia Ferropriva  A deficiência de ferro pode ter início ainda no período intra-uterino.  Prematuridade  Erros alimentares na 1ª infância

10 Diagnóstico Anemia Ferropriva Diagnóstico Anemia Ferropriva  Exame de sangue.  Avaliação das reservas de ferro na medula óssea.

11 Sinais e Sintomas  Fraqueza;  Adinamia (fraqueza muscular);  Desanimo;  Intolerância a esforços;  Respiração superficial;  Taquicardia;  Sucção deficiente;  Dificuldade de ganhar peso;

12 Sinais e Sintomas - SNC Cefaléia;Tontura;Desmaio;Irritabilidade; Raciocínio lento; Diminuição da concentração; Apatia;Depressão;

13 Complicações Anemia Ferropriva  Infecções;  Pica;  Escleróticas azuladas;  Queilite;  Esplenomegalia (15% dos casos)

14 Prevenção Anemia Ferropriva Prevenção Anemia Ferropriva A prevenção da anemia ferropriva deve ser estabelecida com base em quatro tipos de abordagem:  Incentivo ao aleitamento materno;  Educação nutricional e melhoria da qualidade da dieta oferecida;  Suplementação medicamentosa;  Controle de infecções.

15 Fatores de Risco Anemia Ferropriva  Prematuridade;  Gemelaridade;  Anemia materna;  Dieta prolongada com mamadeiras;  Perda gastrointestinal;  Dieta vegetariana; Obs: O ferro do leite materno é absorvido em 30-50% contra 10% do leite de vaca.

16 Tratamento Anemia Ferropriva A prioridade é determinar a causa da anemia. Só então deve-se começar a reposição de ferro. A prioridade é determinar a causa da anemia. Só então deve-se começar a reposição de ferro. Preparação oral de ferro ou combinação de ferro e ácido ascórbico; Preparação oral de ferro ou combinação de ferro e ácido ascórbico; A oferta do medicamento deve ser continuada por volta de 6 semanas após a normalização da hemoglobina p/ possibilitar a reposição das reservas orgânicas; A oferta do medicamento deve ser continuada por volta de 6 semanas após a normalização da hemoglobina p/ possibilitar a reposição das reservas orgânicas; Oferecer alimentos fortificados ricos em ferro. Oferecer alimentos fortificados ricos em ferro.

17 Preconização da S.B.P. quanto à suplementação profilática de ferro:  Recém-nascidos a termo e de peso adequado para a idade gestacional:  Prematuros e recém- nascidos de baixo peso:

18 Intervenções de Enfermagem Cabe ao enfermeiro atuar como educador, orientador quanto a:  Importância do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês;  Compreensão dos pais quanto a reposição prescrita de ferro;  Não interrupção do tratamento;  Ingestão da preparação de ferro juntamente com as refeições;  Presença de fezes escuras ou negras e constipação intestinal;

19 Intervenções de Enfermagem  Uso de canudos na ingesta de preparações líquidas de ferro;  Possíveis reações; Obs: Na infusão de ferro IV, monitorar a infusão observando reações alérgicas; Na infusão de ferro IV, monitorar a infusão observando reações alérgicas; Na administração de ferro IM, usar a técnica de trajeto Z; Na administração de ferro IM, usar a técnica de trajeto Z; Orientar os pais quanto à revisões dos exames laboratoriais periódicos. Orientar os pais quanto à revisões dos exames laboratoriais periódicos.

20 Obrigado!!!!!!!!!  CÉLIA  DORALICE  JOSIMARI  MILENA  SANDRA  SILVIA


Carregar ppt "Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google