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1 1. Direito do aluno de aprender 2. Sistema de ensino inepto 3. Pouquíssimos aprendem 4. Escola tem aula, prova, repasse 5. Quanto mais disso, menos se.

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1 1 1. Direito do aluno de aprender 2. Sistema de ensino inepto 3. Pouquíssimos aprendem 4. Escola tem aula, prova, repasse 5. Quanto mais disso, menos se aprende 6. Progressão automática generalizada 7. LDB: progressão continuada 8. Anos finais e ensino médio em queda 9. Desaprendizagem como regra 10. Escola muito pouco útil

2 2 APRENDIZAGEM 1. Dinâmica de dentro, autoformativa 2. Dinâmica evolucionária (autopoiese) 3. Seres vivos se desenvolvem 4. Pressões de fora (professor) 5. Resposta autoral intrínseca 6. Aprender como AUTOR 7. Mente participativa, produtiva 8. Seletiva, incompleta 9. Capacidade de resposta 10. Protagonismo

3 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA 1. Pesquisar & Elaborar (autoria) 2. Habilidade abstrata, formal, analítica 3. Desconstruir a opressão 4. Alternativa protagonista 5. Lutar com as mesmas armas 6. Matemática como arma (Galilei) 7. Ciência crítica autocrítica 8. Ambiguidade da ciência 9. Excluído não precisa de resto 10. A “melhor” escola possível 3

4 4 Brasil 1995199719992001200320052007200920112013 4 a /5 o EF-M 19,021,414,414,915,118,723,732,636,339,5 4 a /5 o EF-LP 39,335,524,823,725,626,627,934,240,045,1 8 a /9 o EF-M 16,816,713,213,414,713,014,314,816,916,4 8 a /9 o EF-LP 37,531,818,621,820,119,520,526,327,028,7 3 a EM-M 11,617,911,911,612,810,99,811,010,39,3 3 a EM-LP 45,439,727,625,826,922,624,528,929,227,2 APRENDIZADO ADEQUADO – BRASIL (%) Todos pela educação

5 Anos1995199719992001200320052007200920112013 4 a /5 o EF/Mat. MS 21,421,514,39,112,515,726,031,143,742,2 4 a /5 o EF/LP MS 45,034,924,417,121,724,730,635,148,349,6 8 a /9 o EF/Mat. MS 8,023,711,216,015,411,715,118,4 16,5 8 a /9 o EF/LP MS 33,633,117,924,219,721,321,733,030,432,4 3 a EM/Mat. MS 7,221,511,813,712,615,510,014,212,78,9 3 a EM/LP MS 42,442,026,131,430,529,628,442,437,632,5 Aprendizado adequado, Mato Grosso do Sul (%) Fonte: Todos pela Educação 5

6 6 20052007200920112013Meta 2013 Total3.84.24.65.05.24.9 Pública3.64.04.44.74.94.7 Privada5.96.06.5 6.76.8 IDEB 2013 – ANOS INICIAIS (EF) Total3.53.84.04.14.24.4 Pública3.23.53.73.94.04.1 Privada5.8 5.96.05.96.5 IDEB 2013 – ANOS FINAIS (EF) Total 3.43.53.63.7 3.9 Pública 3.13.23.4 3.6 Privada 5.6 5.75.46.0 IDEB 2013 – ENSINO MÉDIO

7 7 LEITURAESCRITAMATEMÁTICA 1-MG 38.6615-RR67.371-SC21.5715-RR44.611-SC37.9915-RR68.17 2-SC 39.4316-TO68.372-PR26.0816-TO46.132-MG40.5516-PE70.09 3-SP 42.5317-AM69.183-SP28.0517-PE50.493-SP40.9517-TO70.37 4-PR46.1118-PE71.164-MT33.5218-RN51.764-PR45.8218-AM71.62 5-DF49.7319-RN72.575-GO33.7119-AM56.065-ES49.5619-RN75.34 6-ES50.0620-PB76.076-RS34.1420-AP56.626-RS49.6620-PB76.40 7-RS50.9721-PI77.337-MG34.7721-PI56.927-DF50.0821-BA78.11 8-GO51.8122-BA77.648-DF35.3322-AL58.478-GO53.6922-PI78.87 9-CE52.0723-PA78.069-MS38.3523-PA59.249-CE57.1723-SE79.58 10-AC52.8024-AP79.5410-ES39.3724-BA59.4510-MT57.2324-PA79.79 11-MS53.5525-SE80.6511-RO39.6525-SE59.5411-MS57.8925-AL81.27 12-MT55.0326-MA80.8912-AC40.8526-MA61.1312-RO58.3926-AP82.80 13-RO56.8927-AL81.5613-RJ41.7127-PB60.2013-RJ59.1827-MA83.11 14-RJ57.2514-CE44.50 14-AC59.48 PROPORÇÃO DE ESTUDANTES NOS NÍVEIS MAIS BAIXOS (1 E 2) - 2014 Fonte: Inep – 3º ano EF

8 8 Total15 anos16 anos17 anos18 anos Brasil67.748.366.776.079.9 - Norte56.535.853.465.772.1 - Nordeste57.338.155.065.570.7 - Sudeste75.455.176.384.286.4 - Sul74.958.274.480.985.1 - Centro-Oeste71.751.672.379.482.5 Proporção de pessoas com 15 a 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (2013) Pnad 2013 (IPEA).

9 9 ALFABETISMO FUNCIONAL - 15 – 64 ANOS (IPM): Pessoas plenamente alfabetizadas 2001/2002: 2011/2012: BRASILEIROS PROFICIENTES (plenas condições de compreender e se expressar): 2016: 26% 8%

10 10 1. Fator externo estratégico 2. Profissional da aprendizagem 3. Se é problema, é sobretudo solução 4. “Cuidar” do professor 5. Direito de estudar no trabalho 6. Além da “semana pedagógica” 7. Formação autoral (cursos longos) 8. Pesquisa e produção científica 9. Valorização socioeconômica 10. Eterno aprendiz

11 11 1. Pedagogia: alfabetizador não profissional 2. Licenciatura: não sabe aprender, mas quer ensinar 3. Desempenho docente X discente 4. Não correlação linear 5. Mudança escolar = mudança docente 6. Produzir conhecimento próprio 7. Garantir aprendizagem discente 8. Cuidar do estudante

12 12 ESCOLA INTEGRAL 1. Centrada na aprendizagem 2. “Outro” professor 3. “Outra” escola 4. Sem aula, prova, repasse 5. Produção diária do estudante 6. Avaliar pelo que se produz 7. Educação científica 8. AUTORIA estudantil 9. AUTORIA docente 10. Preparação prévia

13 13 SISTEMA DE APRENDIZAGEM = ESCOLA DE QUE A SOCIEDADE PRECISA 1. Educação emancipatória (P. Freire) 2. “Ler a realidade” 3. Habilidade abstrata, formal, analítica 4. Desconstruir a opressão 5. Matemática como arma 6. Não coisa pobre para o pobre 7. A melhor escola possível 8. População precisa do conhecimento mais elaborado, da escola mais caprichada

14 14 1. Acordo Estado/Municípios 2. Formação continuada de docentes 3. Base: AUTORIA DOCENTE 4. Cursos longos (híbridos) 5. Educar pela Pesquisa e similares 6. Compromisso com aprendizagem 7. EI alternativa (produção discente) 8. Direitos de todos de aprender bem

15 15 pedrodemo@gmail.com www.pedrodemo.blogspot.com.br


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