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LDB nº 9.394/96 – finalidades da escola Conteúdos curriculares – meios para constituir competências cognitivas e sociais Domínio das diferentes linguagens.

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2 LDB nº 9.394/96 – finalidades da escola Conteúdos curriculares – meios para constituir competências cognitivas e sociais Domínio das diferentes linguagens Metodologias de ensino diversificadas Mobilização do raciocínio, experimentação e resolução de problemas Situações de aprendizagem interesse, afetividade, respeito à diversidade APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

3 CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: Manifestado por meio das Propostas Curriculares Obrigatória para todas as escolas do sistema Orientação para os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica Expressa um acordo interno entre a comunidade escolar e reflete os consensos sobre seus objetivos, planos e projetos Papel da SEE: garantir sua aplicação e avaliar os resultados, que se refletem na aprendizagem dos alunos Resolução SE nº. 76/08

4 DEZ METAS ( 2007 – 2010 ) 1.Todos os alunos de 8 anos plenamente alfabetizados. 2.Redução de 50% das taxas de reprovação da 8ª série. 3.Redução de 50% das taxas de reprovação do EM. 4.Implantação de programas de recuperação de aprendizagem nas séries finais de todos os ciclos de aprendizagem (2ª, 4ª e 8ª séries do EF e 3ª série do EM). 5.Aumento de 10% nos índices de desempenho do EF e EM nas avaliações nacionais e estaduais. 6.Atendimento de 100% da demanda de jovens e adultos de EM com currículo profissionalizante diversificado.

5 DEZ METAS ( 2007 – 2010 ) 7. Implantação do EF de 9 anos, com prioridade para municipalização das séries iniciais (1ª a 4ª séries). 8. Programa de formação continuada e capacitação da equipe. 9. Descentralização e / ou municipalização do programa de alimentação escolar nos municípios ainda centralizados. 10. Programa de obras e melhorias de infraestrutura das escolas. Disponível em:. Acesso em: 9 fev

6 DEZ AÇÕES PARA UMA ESCOLA MELHOR 1.Implantação do projeto Ler e Escrever. 2.Reorganização da progressão continuada. 3.Currículo e expectativas de aprendizagem. 4.Recuperação da aprendizagem. 5.Diversificação curricular do EM. 6.Educação de Jovens e Adultos. 7.Ensino Fundamental de 9 anos. 8.Sistemas de Avaliação. 9.Gestão dos resultados e política de incentivos. 10.Plano de obras e investimentos. Disponível em:. Acesso em: 9 fev

7 Nesse sentido: Recursos materiais São Paulo Faz Escola ( formação de professores, fale conosco) Reformulações dos Cadernos do Professor para Volume 1 – 1º bimestre - Volume 2 – 2º bimestre - Volume 3 – 3º e 4º bimestre Material de apoio para os alunos Proposta Curricular de Sociologia

8 Expectativas de Aprendizagem – conjunto de fazeres e saberes possíveis, a partir da apropriação de conteúdos associados à competências e habilidades, não apenas como algo a ser memorizado, mas como resultado de operações mentais simples ou complexas que envolvem os sujeitos da aprendizagem. Funções básicas: - referencial para avaliação diagnóstica - indicadores de acompanhamento das aprendizagens: encaminhamento para a recuperação / revisão do planejamento - clareza entre os pontos comuns – Proposta Curricular e Matrizes de Referência (Saresp)

9 Apoio à Continuidade de Estudos Segunda edição com reformulações Revista do Professor Formação docente Importante nesse contexto Continuidade / novas ações

10 SARESP: Planejamento: ótima oportunidade para retomar os referenciais, atrelá-los à Proposta Curricular e ao IDESP Objetivos – recordá-los com a equipe escolar Relatório Pedagógico do Saresp 2007: disponível em 2009: Língua Portuguesa e Matemática + História, Geografia, Sociologia e Filosofia Matrizes de Referência Saresp + Saeb + Prova Brasil


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