A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documentação Fotográfica e Preservação Digital História da Fotografia Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito, Turismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documentação Fotográfica e Preservação Digital História da Fotografia Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito, Turismo."— Transcrição da apresentação:

1 Documentação Fotográfica e Preservação Digital História da Fotografia Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito, Turismo e Museologia - UFOP

2 As cinco funções da fotografia na história: 1. Arquivar 2. Ordenar 3. Modernizar os saberes 4. Ilustrar 5. Informar

3 A arte da sociedade industrial: a fotografia  Revolução Industrial (século XVIII – Inglaterra)  Novas tecnologias: locomotiva a vapor; barcos a vapor; telegrafo e a fotografia  FOTOGRAFIA: Fhotos + Graphos = Luz + Escrever  Processo Físico + Processo Químico = Câmera Escura + Sais de Prata

4 O processo fotográfico Renascimento (século XIX): câmera escura Origens do primeiro desenvolvimento da fotografia: Joseph Nicéphore Niepce (1765 - 1833) Câmera escura Olho humano Pinhole de Caixa

5 Marco inicial da fotografia: Daguerreótipo Louis Daguerre (1787-1851) – chapa de metal; iodeto de prata; vapor de mercúrio. Academia de Ciências da França em 19 de Agosto de 1839 – marco inicial da fotografia Fotografia de Daguerreótipo, chapa de cobre (verso) e estojo Daguerreótipos

6 Outros processos fotográficos William Henry Talbot (1800-1877) – Calótipos (negativos e imagem positiva em papel salgado) Frederick Scott Archer (1813-1857) – Ambrotipia (vidro) e Ferrotipia (chapa de metal) Calótipo Ferrótipo Ambrótipo

7 Câmera portátil George Eastman (1854 - 1932): lança a Kodak n. 1 em 1888 “Você aperta o botão e a gente faz o resto”

8 Estrutura da fotografia Camada de suporte primárioCamada de aglutinanteMaterial da imagem final

9 Uma nova linguagem visual Fotografia da decomposição de movimento de Eadweard Muybridge (1830-1940) ) e Étienne-Jues Marey (1830-1904) Fotografia de Eadweard Muybridge Fotografia de Étienne-Jues Marey

10 A Importância da fotografia Fotografia do estilo Pictorialista (Séculos XIX e XX) Fotojornalismo: terror no Vietnã sob o bombardeio americano em Napalm Struggle, fotografia de Robert Demachy, 1904. Fotografia de Huynh Cong "Nick" Ut em 8 de junho de 1972

11 Fotografia no Brasil Hercules Florence (1804 - 1879) Louis Compte (No Brasil em 1840) Marc Ferrez (1843 - 1923) Sebastião Salgado (1944) Fotografia do Paço imperial RJ 1840 de Louis Compte Fotografia de Marc Ferrez (portal brasiliana fotográfica) Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial, 1996, fotografia de Sebastião Salgado

12 Afinal, o que é fotografia? A possibilidade de parar o tempo, retendo para sempre uma imagem que jamais se repetirá? Um processo capaz de gravar e reproduzir com perfeição imagens de tudo que nos cerca? Um documento histórico, prova irrefutável de uma verdade qualquer? Ou a possibilidade mágica de preservar a fisionomia, o jeito e até um pouquinho da alma de alguém que gostamos? Ou apenas uma ilusão? Uma ilusão de ótica que engana nossos olhos e nosso cérebro com uma porção de manchas sobre o papel, deixando um sensação tão viva de que estamos diante da própria realidade retratada? (KUBRUSLY, 1991, p. 9).

13 Arte, fotografia e reprodução  Obras de arte: aura/magia (unicidade e durabilidade)  Técnica: reprodução (transitoriedade e reprodutibilidade) “[...] Com a fotografia o valor de culto começa a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposição” (BENJAMIM, 1994, p. 174).

14 Fotografia e Memória  MEMÓRIA: fenômeno individual e psicológico, a memória liga-se também à vida social. Esta varia em função da presença ou da ausência da escrita e é objeto da atenção do Estado que, para conservar os traços de qualquer acontecimento do passado, produz diversos tipos de documento / monumento, faz escrever a história, acumular objetos.  A apreensão da memória depende deste modo do ambiente social e político: trata da aquisição de regras de retórica e também da posse de imagens e textos de apropriação do tempo. (LE GOFF, 2003, p. 420)

15 BIBLIOGRAFIA: ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica. Arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rounet. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras escolhidas – V. 1). BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença. O Diálogo Entre a Imagem Técnica e a Imagem Tradicional: aplicação e critérios na preservação do patrimônio cultural. Revista Ouvirouver. ISSN 1983-1005 (artigo aceito para publicação). COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. FILIPPI, Patrícia; LIMA, Solange; CARVALHO, Vânia. Como Tratar Coleções de Fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2002. GONZÁLEZ LÓPEZ, María José et al. Metodologia de estúdio para la intervencion em escultura policromada em I.A.P.H In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LISBOA Policromia: a escultura policromada religiosa dos séculos XVII e XVIII: estudo comparativo das técnicas, alterações e conservação em Portugal, Espanha e Bélgica., 2002, Lisboa. Actas... Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro, 2002. KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia. São Paulo: Editora Brasiliense. 4ª Edição, 1991. LATOUR, Bruno; LOWE, Adam. The migration of aura, or how to explore the original through its facsimiles. In: BARTSCHERER, Thomas; COOVER, Roderick (Eds.). Switching codes; thinking through digital technology in the humanities and the arts. Chicago: Chicago University Press, 2011. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003. Trad.: Bernado Leitão. 5ª. Edição. MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoría Contemporánea de la Restauración. Madrid: Editorial Sintesis, 2003. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2003. SOUZA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: uma introdução à história, ás técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto, 2002 STEINKE, Valdir Adilson; REIS JUNIOR, Dante Flávio; COSTA, Everaldo Batista. Geografia e Fotografia: apontamentos teóricos e metodológicos. Brasília: LAGIM, UnB, 2014.


Carregar ppt "Documentação Fotográfica e Preservação Digital História da Fotografia Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito, Turismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google