A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve história da fotografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve história da fotografia"— Transcrição da apresentação:

1 Breve história da fotografia
Tudo começou com o uso da câmera escura. Não se sabe a sua origem, no entanto, sabemos que foi bastante utilizada para o estudo de perspectiva na pintura durante a Renascença e nos séculos XVII e XVIII.

2 Câmera Escura A câmera escura nada mais é que uma caixa preta totalmente vedada da luz com um pequeno orifício em um dos seus lados. Apontada para algum objeto, a luz refletida deste projeta-se para dentro da caixa e a imagem dele se forma na parede oposta à do orifício. Shutterstock/Morphart Creation F008 Crédito: Shutterstock/Morphart Creation Câmera escura

3 Câmera escura − da época da renascença.
Wikimedia Commons/Jean Lauzon University of St Andrews Library/Rare Book Collection, Roma Câmera escura − da época da renascença. Câmera escura − do século XVIII. F009 Crédito: Wikimedia Commons/Jean Lauzon câmera escura - da época da renascença. F010 Crédito: University of St Andrews Library/Rare Book Collection, Roma câmera escura - do século XVIII. Acima, dois exemplos que ilustram registros do uso da câmera escura como um grande quarto em que poderia caber um homem. A da esquerda é uma ilustração da Renascença, e a segunda, do século XVIII.

4 As experiências para conseguir registrar imagens com a câmera escura foram feitas principalmente pelo francês Nicéphore Nièpce, no século XIX. Ele utilizava chapas metálicas banhadas por uma espécie de betume para imprimir imagens, mas a quantidade de luz que entrava era muito pouca e o tempo de exposição demorava cerca de 12 horas. A imagem ficava irregular e confusa.

5 Primeira fotografia de 1826 ou 1827 – do fotógrafo Nièpce.
Essa fotografia, de 1826 ou 27, é atualmente considerada historicamente a primeira, mas o próprio Nièpce não considerava esta uma experiência bem-sucedida, porque a imagem original é um grande borrão, impossível de ser copiada, e cujos contornos só podem ser vistos quando olhados em certo ângulo e com luz adequada. Wikimedia Commons/Joseph Nicéphore Niépce F011 Crédito: Wikimedia Commons/Joseph Nicéphore Niépce Primeira ‘fotografia’ de 1826 ou 1827 – do fotógrafo Nièpce. Primeira fotografia de 1826 ou 1827 – do fotógrafo Nièpce.

6 Fotógrafo que usava laboratório móvel
Depois de várias experiências e aprimoramento de conhecimentos químicos, descobriu-se materiais sensíveis à luz. O inglês Herschel passou a usar papel com nitrato de prata e assim foi possível fixar imagens. Nesse período o grupo de fotógrafos era pequeno, os aparelhos eram pesados e cada um produzia o seu próprio material. Wikimedia Commons/Roger Fenton F012 Crédito: Wikimedia Commons/Roger Fenton fotógrafo que usava laboratório móvel Fotógrafo que usava laboratório móvel

7 No final do século XIX, com o surgimento da indústria ótica e química, as câmeras ficaram menores e várias pessoas passaram a usá-las. Em 1900 a fotografia passou a ser uma arte popular.

8 Câmera KODAK lançada comercialmente em 1888
O inglês George Eastman inventou o primeiro filme em rolo da história. Podendo então enrolar o filme, poderia obter várias chapas em um único rolo, e construiu uma pequena câmera para utilizar o filme em rolo, que ele chamou de Câmera KODAK, lançada comercialmente em 1888. Wikimedia Commons/Sebastian Anthony F013 Crédito: Wikimedia Commons/Sebastian Anthony Câmera KODAK lançada comercialmente em 1888 Câmera KODAK lançada comercialmente em 1888

9 Eastman projetou uma câmera pequena e leve, era só apertar o botão
Eastman projetou uma câmera pequena e leve, era só apertar o botão. Depois de terminado o rolo, o fotógrafo só precisaria mandar a câmera para o laboratório de Eastman, que receberia seu negativo, cópias positivas em papel e a câmera com um novo rolo de 100 poses. Seu slogan era "Você aperta o botão, nós fazemos o resto." Uma verdadeira revolução, que fez da Kodak uma gigantesca empresa, pioneira em todos os demais avanços técnicos que a fotografia adquiriu até hoje.

10 Grupo Keystone/Kodak Collection
Getty Images/Science & Society Picture Library Getty Images/Science & Society Picture Library Fotos típicas tiradas pelas primeiras câmeras Kodak, que caracterizavam-se por seu formato de janela redondo. F014 Crédito: Getty Images/Science & Society Picture Library F015 Crédito: Grupo Keystone/Kodak Collection F016 Fotos típicas tiradas por pelas primeiras câmeras Kodak, que caracterizavam-se por seu formato de janela redondo.

11 Entre 1910 e 1930 surgiram as câmeras japonesas:
Nikon 1917 Olympus e Pentax 1919 Minolta 1928 Canon 1933 Fuji 1934

12 Hoje temos fotografias coloridas e câmeras digitais
Hoje temos fotografias coloridas e câmeras digitais. Com a informática e a digitalização, o filme foi substituído por chips responsáveis pelo grande armazenamento de imagens. Texto adaptado, imagens e legendas retiradas do site < Acesso em: 9 jan


Carregar ppt "Breve história da fotografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google