A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve História da Fotografia Turmas: 181, 182 e 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve História da Fotografia Turmas: 181, 182 e 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes."— Transcrição da apresentação:

1 Breve História da Fotografia Turmas: 181, 182 e 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes

2 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. Para que a fotografia exista são necessários três elementos: -Materiais fotossensíveis; -Uma câmara escura (atualmente máquina fotográfica); -Fonte externa de luz.

3 Prof.ª Caroline Bonilha Camara Escura: Caixa com um furo em uma de suas paredes que permite a passagem da luz. A luz acaba projetando uma imagem na parede oposta.

4 Prof.ª Caroline Bonilha Primeiras experiências fotográficas -Em 1802, Thomas Wedgwood, imprimiu em couro sensibilizado com nitrato de prata a silhueta de folhas e penas. Não existia ainda forma de fixar as imagens, por isso, elas escureciam quando expostas a luz; -Pesquisadores de todo mundo fizeram experiências com sais de prata na tentativa de obter imagens fotográficas, por isso, a fotografia é considerada uma invenção simultânea; -No Brasil, Hercules Florence fez experiências bem sucedidas.

5 Prof.ª Caroline Bonilha Em busca da fixação da imagem fotográfica Joseph Nièpce -entre1793 e 1816, Nièpce realizou algumas experiências com a câmara escura; -Em 1826, utilizando uma placa de estanho e betume branco da Judéia, Nièpce conseguiu, depois de uma exposição de 08 horas, gravar a imagem do quintal de sua casa; -O processo desenvolvido ganhou o nome de Heliografia.

6 Prof.ª Caroline Bonilha

7

8

9 CALÓPITO – Fox Talbot -Primeira fotografia a possuir um negativo; -A imagem era registrada em papel translúcido, o negativo. O positivo era feito por contato;

10 Prof.ª Caroline Bonilha INOVAÇÕES NO SUPORTE FOTOGRAFICO ALBUMINA (1847) -Chapas de vidro passam a servir como suporte para fotografia CHAPA ÚMIDA OU COLÓDIO (1851) -Como alternativa a albumina foi desenvolvido o colódio que era mais barato e exigia menos tempo de exposição; CHAPA SECA (1871) - O colódio foi substituído pela gelatina que finalmente, tornou a fotografia instantânea.

11 Prof.ª Caroline Bonilha

12

13

14

15 FOTOGRAFIA DIGITAL Fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por ou armazenado em websites ou em dispositivos de armazenamento digital. Dispensa, assim, o processo de revelação e o suporte em material fotossensível. A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital

16 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA Cindy Sherman

17 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA Nan Goldin

18 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA Sebastião Salgado

19 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA Sebastião Salgado

20 Prof.ª Caroline Bonilha FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA Sebastião Salgado


Carregar ppt "Breve História da Fotografia Turmas: 181, 182 e 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google