A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor"— Transcrição da apresentação:

1 23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Mãe Soberana Biblioteca Escolar E.B.1 LOULÉ 23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

2 - Os livros são nossos amigos.
- Os livros acompanham-nos durante toda a nossa vida.   - Os livros são nossos amigos. - Os livros encantamo-nos com os desenhos, quando ainda não sabemos ler nem escrever. - Aprendemos e divertimo-nos com os livros.

3    Queres saber como se faz um livro?

4 Há muitos e muitos anos, era na pedra que o Homem
Da Pedra ao Papel   Há muitos e muitos anos, era na pedra que o Homem registava os acontecimentos que presenciava no seu dia-a-dia. Depois descobriu que alguns materiais, tais como as cascas de certas árvores e as folhas das palmeiras serviam para riscar e eram muito mais fáceis de trabalhar. 

5 Cerca de anos antes de Cristo nascer, começa a usar-se, no antigo Egipto, o papiro. Fabricado a partir de uma planta chamada Papyrus, esta tela não pode ainda ser considerada como papel.

6 Foram os chineses que inventaram o papel, cerca de 100 anos depois de Cristo nascer. No entanto, só no século X foi conhecido no continente africano e introduzido na Península Ibérica pelo povo mouro. Em Portugal, os primeiros escritos em papel datam de 1288 e de 1334.

7 Como se faz o papel? Numa fábrica especializada, a madeira é reduzida a pequenas aparas que, depois de submetidas a vários processos industriais e à acção de vários produtos químicos, se transformam numa pasta de cor acastanhada e a que se chama pasta crua. Esta pasta é depois branqueada, seca, prensada, e transportada à fábrica de papel. Aqui, a pasta vai efectuar um longo percurso para ser, finalmente, transformada em papel.

8 Passará por tubagens, bombas e outros equipamentos, sofrerá a acção de outros produtos químicos até chegar à máquina do papel, onde vai formar-se uma folha que, depois de seca e prensada é enrolada num rolo enorme, ao qual se dá o nome de jumbo, e que pesa cerca de 40 toneladas. Este rolo será, posteriormente cortado em folhas de diversos tamanhos. E assim, após este longo e complicado processo, o papel está pronto a ser utilizado por todos nós.

9 Da Ideia à Escrita   Já ouviram, decerto, falar do "autor". Segundo o dicionário o autor é o criador, o inventor, o fundador ou o escritor de obra literária ou científica. É isso mesmo. O autor é a pessoa que cria a obra. Ele tem a ideia de escrever determinada coisa e passa da ideia à acção, escrevendo-a. Os autores escrevem vários tipos de livros e não só: livros escolares, livros de histórias, romances, dicionários, CD-ROM, multimédia…

10 O autor, geralmente, escreve os seus livros à mão, na máquina de escrever (já muito raramente) ou no computador. Ele pega em folhas e vai escrevendo as suas ideias, à medida que elas surgem. Ao mesmo tempo, vai corrigindo a sua obra. Mas não é assim, com folhas soltas, escritas e rasuradas que tu recebes os teus livros, pois não? Quando eles te chegam às mãos vão em forma de livro, sem escritas manuais, com desenhos bonitos, com cores de que tu geralmente gostas muito... enfim, tu recebes um livro e não as folhas escritas pelos autores.

11 ... enfim, tu recebes um livro e não as folhas escritas pelos autores.
Vamos ver então como é que isto é possível. Após o autor ter passado para o papel as suas ideias, elas são entregues numa secção que se chama gabinete de design Aí existem computadores e muitas outras máquinas necessárias à produção dos teus livros. Começa-se por copiar para o computador através de programas próprios, a que chamamos programas de processamento de texto. Às pessoas que passam para o computador os textos que o autor escreveu e colocam estes textos já numa forma especial, quase na forma em que vês o texto nos teus livros, chamam-se fotocompositores.   

12 Gabinete de design

13 Depois de estarem escritos, é necessário "tirar" estes textos do computador.
É então dada uma ordem de impressão, isto é, faz-se com que os textos saiam do computador através de uma máquina que se chama impressora. Esta máquina, de que tu, muito provavelmente, já ouviste falar, passa para folhas de papel o texto escrito. 

14 Mas ainda falta algo que tu tanto gostas de ver nos teus livros e que te ajuda, muitas vezes, a perceber o que estás a estudar - a ilustração. Esta ilustração é constituída por fotografias e por desenhos, normalmente muito bonitos e feitos a pensar em ti, por uma pessoa com muita arte - o ilustrador.

15 Novamente no gabinete de design são introduzidos numa outra máquina, o digitalizador ou "scanner", que vai copiar estes desenhos para o computador, isto é, vai transformar estes desenhos em imagens de computador. No computador, estes desenhos poderão ainda ser alterados, melhorados ou pintados, caso ainda estejam sem cor, através de programas próprios para este efeito, os programas de tratamento de imagem.

16 Após este tratamento, os desenhos são enviados para junto do texto e colocados no devido lugar.
Acabada esta operação, é de novo utilizada a impressora para que texto e imagem sejam analisados pelos revisores, de modo a que nenhum erro surja na edição do livro.

17 Corrigidos os erros, está agora na altura de enviar tudo para uma máquina muito grande, que se encontra ainda neste gabinete - a máquina que vai passar tudo o que está feito no computador para películas transparentes, um material muito parecido com os negativos das fotografias. Esta máquina vai tirar, de cada página do futuro livro, 4 películas.

18 As quatro películas que saíram do gabinete de design d serão entregues a um técnico montador que irá colocá-las num acetato, em planos de várias páginas, utilizando para isso uma mesa luminosa - a mesa de montagem.

19 Este acetato, contendo as películas, é então colocado sobre uma chapa de zinco tratada com produtos químicos e levada para uma máquina na qual vai ser exposta a uma luz muito intensa

20 Após esta exposição à luz, a chapa passa para outra máquina - a reveladora - porque o que está agora na chapa tem que ser revelado, tal qual acontece com as tuas fotografias, em que o rolo tem de ser revelado, isto é, tratado para que possas apreciar as fotografias. Esta máquina vai revelar, limpar e secar a chapa, ficando assim esta pronta para passar à máquina de impressão

21 Esta máquina de impressão está previamente carregada com papel branco
Esta máquina de impressão está previamente carregada com papel branco. A chapa é então colocada num cilindro para que todas as imagens que nele se encontram sejam impressas num outro cilindro, com uma base de borracha (cautchu), para que, a partir daqui, sejam impressas em papel.

22 Após estar tudo impresso no papel, esta grande folha passa para a secção de acabamentos, onde uma máquina a vai dobrar em cadernos, que são conjuntos de várias páginas do teu livro,

23 Depois dos vários cadernos que aparecem no teu livro estarem devidamente dobrados, vão ser cosidos para que possam ser colados à capa, que foi impressa da mesma forma que todas as páginas do livro, só que foi impressa num papel mais duro (cartolina).

24 Depois de cosidos os cadernos colam-se à lombada da capa; porém, quando esta é muito mais dura, a primeira e a última página são também coladas à capa e à contracapa.

25 Mas ainda não chegamos ao fim
Mas ainda não chegamos ao fim. Depois de bem colado e devidamente seco, é necessário levar o livro à guilhotina, uma máquina que o vai cortar na medida certa e para que todas as folhas fiquem do mesmo tamanho.

26 Só após esta operação é que os livros são embrulhados e enviados para o armazém, onde aguardam o envio para a tua escola ou para as papelarias até que, finalmente, chegam à tua mão. Fazer um livro dá muito trabalho mas vale a pena!

27 Agora que já sabes como se faz um livro….
… é só escolheres um e começares a ler

28 Formatação: Paula Rute Santos
Texto: in Editora Gailivro – “Como se faz um livro”


Carregar ppt "23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google