A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Aspectos sociais, culturais e tecnológicos Professor Fábio Goveia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

2 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
A luz é o princípio da fotografia Tentativa do homem de tornar perene a realidade Luz refletida nos objetos permite que os vejamos Quando a luz refletida atravessa um pequeno orifício de um ambiente escuro, projeta a imagem existente do lado de fora no interior do ambiente: princípio da câmera escura (obscura): esse princípio é o mesmo até hoje Para facilitar a compreensão, a história da fotografia será divida em duas unidades básicas: a) física (câmera escura e ótica); b) química (materiais fotossensíveis)

3 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Elementos Físicos Os primeiros homens já deveriam ter experimentado o fenômeno da ótica fotográfica. Aristóteles, cerca de 300 a.C, já havia detectado esse fenômeno ótico Um dos maiores cientistas da ótica de todos os tempos, Ibn al-Haitham (10 séculos d.C), conhecido no ocidente como Alhazen, foi um dos primeiros a estudar o comportamento dos raios luminosos. Muitos cientistas futuros utilizaram os conhecimentos de Alhazen para estudos de imagens O físico holandês Reinerus Gemma Frisius construiu uma camera obscura para observar o eclipse solar sem colocar a visão em risco. Em 1544 ele publicou um livro com a experiência. Esse, aparentemente, é o primeiro registro de uma câmera obscura de que se tem conhecimento.

4 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Ilustração de Gemma Frisius data de 24 de janeiro de 1544 com a inscrição: Solis Designium (Desenho do Sol)

5 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
A câmera escura foi utilizada amplamente por pintores para produzirem imagens mais realistas. Leonardo Da Vinci (século XVI) foi o primeiro a descrever o funcionamento das câmeras escuras. Em 1588, o cientista italiano Giovanni Della Porta construiu uma câmera escura e chamou os amigos para assistirem a experiência. Os convidados ficaram em pânico e o cientista foi acusado de bruxaria. Só escapou da fogueira porque fugiu do país.

6 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Com o tempo a câmera escura ganhou o recurso das lentes e foi utilizada por muitos pintores Representa o desejo do homem de cristalizar a realidade em um suporte Ciência e razão Renascimento: beleza e precisão, capturar a realidade por completo Tipos de perspectivas

7 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Perspectiva artificialis Fillipo Brunelleschi – base matemática tratado Della Pittura Leon Baptista Alberti – Tavolletta Pietro Perugino (1481) ajudou a levar a perspectiva para Roma com esse afresco.

8 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Evolução da pintura e uso do fisionotraço Surgimento de uma burguesia Desejo por imagem deixa de ser uma exclusividade dos nobres

9 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Elementos químicos O conhecimento sobre as alterações químicas dos elementos é tão antiga quanto a idéia de humanidade Os chineses já haviam percebido que alguns elementos mudavam de cor quanto ficavam ao ar livre (o papiro, por exemplo). A hipótese era que os materiais sofriam ação do ar. Quando os primeiros cientistas utilizaram a câmera escura perceberam a necessidade de gravar a imagem que aparecia Em 1727, o alemão Johan Heinrich Schulze descobre a fotossensibilidade dos sais de prata. Em 1802, os ingleses Thomas Wedgewood e Humphry Davy usaram nitrato de prata para copiar gravuras, mas não encontrou elementos químicos que impedissem o escurecimento da imagem depois do contato com a luz

10 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Na mesma época o franco-brasileiro Hercules Florence também desenvolveu pesquisas sobre a fotossensibilidade dos sais de prata. Segundo o pesquisador Boris Kossoy, foi Florence que primeiro utilizou a palavra fotografia. Entretanto, como estava no Brasil, suas descobertas caíram no esquecimento. Já na França, Joseph Nicephore Niépce é quem torna público o avanço na tentativa de registrar imagem com cloreto de prata. Em 1822 ele consegue reproduzir uma gravura. Em 1826 ele faz a primeira fotografia, que obtém após oito horas de exposição.

11 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Em 1829, Niépce se associa ao gravurista Louis Jacques Mandé Daguerre, que procurava um meio mais rápido de fazer suas gravuras. Depois da morte de Niépce em 1833, Daguerre segue com as pesquisas e aperfeiçoa o método. Depois alguma evolução, Daguerre apresenta o seu invento em Como era difícil garantir o ineditismo da descoberta – em vários lugares do mundo as pesquisas caminhavam para a gravação da imagem “in natura” – o parlamento francês indenizou o inventor com uma pensão vitalícia e tornou o processo fotográfico de domínio público. O procedimento recebeu o nome de Daguerreotipia. Paralelamente o inglês William Henry Fox Talbot desenvolveu um processo com papel molhado com cloreto de prata. Ele anunciou seu invento em 1839 e deu o nome de Talbotipia. Se os elementos físicos e químicos já eram de conhecimento de tantos pesquisadores, por que apenas na metade do século XIX surge a fotografia?

12 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
O mundo estava em transformação. A Revolução Industrial e a emergência de uma classe média com desejo por imagens foram determinantes para o surgimento da fotografia. A sociedade estava pronta para receber as imagens automáticas. Arte e Fotografia: estranhas companheiras. Fim do século XIX e início do século XX viu surgirem artistas que desejavam inserir a fotografia no universo das artes: os pictorialistas. Apenas no final do século XX a fotografia consegue o status de arte, com a realização de exposições nos principais museus do mundo. No aspecto tecnológico, a fotografia evoluiu muito rapidamente. Em poucos anos o tempo de exposição passou de algumas horas a minutos, o que permitiu a captura de imagens em movimento. Em 1888, George Eastman lançou a Kodak n° 1 com o seguinte slogan: “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”.

13 Louis Jacques Mande Daguerre, Boulevard du Temple, Paris, daguerreótipo, 1838
Alfred Stieglitz, O Terminal, New York, fotografia, 1892

14 HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA
Alguns dos grandes nomes pioneiros da fotografia: Nadar Roger Fenton Carleton E. Watkins Lewis Carroll Julia Margaret Cameron Edwearde Muybridge Alfred Stieglitz Marc Ferrez Augusto Malta Peter Henry Emerson Eugéne Atget Alvin Langdon Coburn Baron Gayne de Meyer Edward Jean Steichen August Sander Jaques Henri Lartigue Edward Weston Paul Strand Lazlo Moholy-Nagy Man Ray


Carregar ppt "HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google