A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal."— Transcrição da apresentação:

1 Orações Subordinadas

2 Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Exemplo: Aguardo que você chegue.

3 As orações subordinadas pode ser classificadas em: Orações subordinadas substantivas São aquelas que exercem sentido dentro dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, complemento nominal e predicativo), iniciam por conjunções integrantes (que e se). Na oração subordinada substantiva a oração subordinada pode ser:

4 Classificação ● Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?);Pode ser também quando a oração principal começa com verbo de ligação.

5 Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?);Pode ser também quando a oração principal começa com verbo de ligação.

6 Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição). Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa);

7 Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um VERBO). Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita,necessita DE algo, DE alguma coisa ou DE alguém)

8 Predicativas (O.S.S.P.): exercem função de predicativo. Meu desejo era [verbo de ligação] que me dessem uma camisa; Pode ser também quando a oração principal termina com verbo de ligação.

9 Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem função de complemento nominal de um nome da oração principal. Tenho esperança de que ela ainda volte;

10 Apositivas (O.S.S.A.): nem todas as apositivas têm dois pontos (:)ou ponto e virgula (;) no meio da oração mas exercem função de aposto do mesmo jeito. Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz.

11 Exemplos 1º: Subjetivas - É preciso que o grupo melhore.(É preciso:oração principal);(Que o grupo melhore:O.S.S.SUBJETIVA).2º: Objetivas Diretas - A menina quis que eu comprasse sorvete.(A menina quis:oração principal);(Que eu comprasse sorvete:O.S.S.OBJETIVA DIRETA).

12 3º: Predicativa - A verdade é que você não virá.(A verdade é:oração principal);(Que você não virá:O.S.S.PREDICATIVA).4º: Objetiva Indireta - A mulher precisa de que alguém a ajude.(A mulher precisa:oração principal);(De que alguém a ajude:O.S.S.OBJETO)

13 5º: Completiva Nominal - Tenho vontade de que aconteça algo inesperado.(Tenho vontade:oração principal);(De que aconteça algo inesperado:O.S.S.COMPLETIVA NOMINAL). 6º: Apositiva - Toda a família tem o mesmo objetivo:que eu passe no vestibular.(Toda a família tem o mesmo objetivo:oração principal);(Que eu passe no vestibular:O.S.S.APOSITIVA).

14 TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER ALUNAS:Tamiris Antoniassi e Gláucia Lima Nº: 27 E 10 4ª FASE A


Carregar ppt "Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google