A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA Revisão. Normalmente elas: São introduzidas pelas conjunções QUE e SE; Tem valor de substantivo (pode ser substituída por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA Revisão. Normalmente elas: São introduzidas pelas conjunções QUE e SE; Tem valor de substantivo (pode ser substituída por."— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA Revisão

2 Normalmente elas: São introduzidas pelas conjunções QUE e SE; Tem valor de substantivo (pode ser substituída por um substantivo ou pronome substantivo – isso ou aquilo); Exercem a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto.

3 1) SUBJETIVAS Atuam como sujeito da oração principal. O verbo da oração principal estará sempre na terceira pessoa do singular e será um verbo de ligação acompanhado de predicativo ou um verbo intransitivo. Ex.: acontecer, constar, cumprir, importar, é sabido, conta-se, sabe-se, é claro, é bom, parece certo, ficou claro.

4 Exemplos de orações subjetivas. Parece / que já li esse poema. Sabe-se / que o texto é muito bem organizado. Ficou claro / que a estruturação do poema é perfeita.

5 2) OBJETIVA DIRETA Atuam como objeto direto do verbo da oração principal. Exemplo: Queria / que você não guardasse suas idéias. Desejo / que lance suas idéias ao mundo. Acharam / que não conseguiriam reestruturar a economia.

6 3)OBJETIVA INDIRETA Funcionam como objeto indireto do verbo da oração principal (com preposição) Exemplo: Gostaríamos /de que tudo fosse real. Lembrou-se /de que ainda não apresentara a sua tese. Informei-a / de que suas opiniões foram registradas.

7 4)Completiva Nominal Completam o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) da oração principal Exemplo: Estou certa / de que o livro será um sucesso. adj. Ele ainda tem esperança / de que sua amiga o perdoe. subst. Consola-me a certeza / de que você voltará logo. subst.

8 5)PREDICATIVA Funcionam como predicativo do sujeito da oração principal. A oração principal terminará com o verbo de ligação SER. Exemplo: Minha alegria é / que você realize seus sonhos. A verdade era / que ninguém lhe dava crédito. Sua vontade era / que todos o ouvissem.

9 6) APOSITIVA Funciona como aposto (explicação) da oração principal. Vêm depois de dois pontos. Determina o antecedente da oração principal. Exemplos: Quero apenas isto: / que você volte logo. Dei a ela um conselho: / que não se afastasse do grupo. Desejo ainda uma coisa: / que não revele a ninguém o segredo.

10 Bons Estudos!!!!


Carregar ppt "ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA Revisão. Normalmente elas: São introduzidas pelas conjunções QUE e SE; Tem valor de substantivo (pode ser substituída por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google