A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA – Baterias Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA – Baterias Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação."— Transcrição da apresentação:

1 AULA – Baterias Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação

2  Definição  Construção interna  Eletrólito  Ligações  Carga nominal  Recarga  Testes

3  Ao contrário do que comumente se acredita, as baterias não são depósitos de energia elétrica mas sim de energia química, até que um circuito seja conectado em seus pólos dando origem a uma reação química que ocorre em seu interior, convertendo essa energia química em elétrica que é então fornecida ao circuito. Definição

4  A tensão nominal de cada vaso é de 2,1 V Construção interna

5 Cada um dos vasos é formado por um certo número de placa positiva, cujo material ativo é o peróxido de chumbo (PbO2) de coloração marrom e placas negativas onde o material ativo é o chumbo esponjoso (Pb) de coloração acinzentada. O material ativo é prensado em uma grade de chumbo e antimônio. Ligadas em paralelo entre si, estas placas são separadas por separadores, os quais, funcionam como isoladores elétricos.

6 Construção interna

7 Eletrólito É a mistura de ácido sulfúrico com água destilada (solução de bateria) numa proporção aproximadamente de 36% de ácido sulfúrico e 64% de água destilada. Fórmula do eletrólito- PbSO4

8 Eletrólito-densidade

9 Ligação de uma bateria Ligação em paralelo As capacidades se somam na associação em paralelo. C = C1 + C2 + C3 A tensão se mantém U = U1 = U2 = U3

10 Ligação de uma bateria Ligação em série A capacidade se mantém na associação em série. As tensões se somam

11 Carga nominal e partida A carga nominal de uma bateria é dada em Ah. Este valor é obtido em um teste de 20 horas (constante) com uma corrente fixa de consumo sem que a bateria atinja tensão menor do que 9,6 V. Ex: 60 Ah = 3A x 20 horas A temperatura do teste muda em cada país. A corrente de partida é a capacidade de corrente que uma bateria pode fornecer durante 3 segundos no momento da partida.

12 Recarga Para calcular o regime de carga para recarregar uma bateria, usa-se a seguinte fórmula: RC = CN/20 RC = regime de carga CN= Capacidade nominal (Ah) 20 = constante (horas) Corrente de recarga lenta: Série- Menor CN divide por 20 e Paralelo- Todas divide por 20 e soma resultado. Recarga rápida: Corrente 3 vezes maior durante 15 min.

13 Recarga Se a bateria for com manutenção, deve-se verificar o nível do eletrólito antes da recarga. Para todas baterias deve-se medir a tensão e proceder com carga lenta conforme abaixo:

14 Testes 1- Quando com manutenção, verificar densidade com densímetro e nível do eletrólito. 2- Medir tensão em VDC. 3- Fazer teste de descarga: Corrente de descarga durante 15 segundos (valores no equipamento).


Carregar ppt "AULA – Baterias Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google