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Crandall, Klein; Hoffman 2006 Excerto de livro de Crandall, Klein e Hoffman “ Análise Cognitiva de Tarefas” Objetivo Explicitar, dar visibilidade, a aspectos.

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1 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Excerto de livro de Crandall, Klein e Hoffman “ Análise Cognitiva de Tarefas” Objetivo Explicitar, dar visibilidade, a aspectos da gestão cognitiva de tarefas por parte de trabalhadores

2 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Descrição do método Iniciar pedindo relatos de histórias de situações de trabalho em que experiências pessoais foram úteis para entender o que estava acontecendo e ajudar a resolver situações que um novato (ou pessoa sem a mesma vivência) poderia não saber resolver ou que, sem a sua intervenção, poderia ter evoluído de outra maneira. –Na abertura pergunta-se quem tem histórias desse tipo. O grupo deve selecionar uma para ser contada e discutida. –Dica: Evitar referir incidentes diretamente na pergunta (pode estimular relato muito ordenado e simplificado)

3 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Aspectos que podem ser encontrados no relato (na história contada) Sinais ou padrões que são percebidos pelo trabalhador (e interpretados na formulação de um diagnóstico) “Rule of thumbs” – métodos práticos de avaliar ou mensurar alguma coisa (situação) com base na experiência passada. Tipos de decisões que foram tomadas Aspectos que dificultam a tomada de decisões. Aspectos que definem um caso como típico Aspectos que definem um caso como raro

4 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Como conduzir a conversa A equipe mínima: –Um facilitador –Um registrador Usar perguntas diretas, tipo –Como faz o que faz? (substituir pelo nome dos produtos ou trabalho que o trabalhador faz) Evitar perguntas genéricas como: –Diga-me tudo o que sabe sobre X. –Você pode descrever seu procedimento típico?

5 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Método de Decisões Críticas A condução da reunião: –Vários retornos (com aprofundamento) na mesma história –Busca explicitar informações sobre funções cognitivas tais como tomada de decisões, planejamento da condução e formação de sentido em situações específicas.

6 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Quatro Etapas da Entrevista 1.Selecionar uma história 2.Construir linha do tempo 3.Mergulhos (aprofundamento) 4.Questões tipo “O que (aconteceria) se?” (por exemplo, explorando diferenças entre condutas de novato e experiente)

7 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Seleção do incidente Acontecimentos que fogem da rotina Eventos desafiadores Caso em que quem conta teve papel de executor ou tomador de decisão (e não de testemunha) –Aumenta a chance de expor usos da inteligência e dos saberes dos que contam a história Selecionado o caso, pedir descrição resumida do que aconteceu, do começo ao fim.

8 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Construir linha do tempo Buscar situar início, eventos intermediários e final da história no tempo Dificuldade: identificar eventos chave ou pontos críticos e segmentos Pontos críticos são momentos de: –a) tomada de decisão, –b) de mudança da compreensão sobre o desenrolar do evento, –c) de ação que muda o curso o evento

9 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Linha do Tempo Contar a história de volta ao participante, pergunta se pegou sua seqüência e detalhes. Qual a linha de tempo que interessa? Informação específica e detalhada no tempo? Duração, sincronicidade ou seqüência de eventos? Representar seqüência de eventos (linha com horas e nome de eventos) em quadro / papel e fazer perguntas? “Isso que fiz, está certo?” “Em que ponto dessa linha a gente deve representar X?” 9:00H9:05H9:07H9:15H E 1E 2E n

10 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Aprofundamento Questão guia: Qual é a história por trás dessa história? Sei: –O que aconteceu; quem fez o que; e sei algo sobre seu papel no evento. Não sei: –O que eles sabem? Quando ficam sabendo? Como sabem? O que eles fazem com o que sabem? Usando a linha do tempo e notas sobre a história leva o participante de volta ao começo da história, retomando um evento por vez, com a ajuda de questões.

11 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Aprofundamento - Exemplos de questões - 1 Busca de sinais: O que vc estava vendo, cheirando, percebendo [...]? Informação: que informação vc usa na decisão ou julgamento? Como, onde, de quem vc busca essa informação?o que vc faz com ela? Procedimentos operacionais padronizados: Esse caso pode ser definido como cenário típico ou padrão? É o tipo de evento que vc estava treinado para resolver? Metas e prioridades: Quais eram suas metas e objetivos naquele momento? Qual a coisa mais importante a ser feita naquele ponto do acontecimento?

12 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Aprofundamento - exemplos de questões - 2 Opções: Que outros cursos de ação foram considerados ou estavam disponíveis para vc? Como escolheu essa opção e rejeitou as outras? Essa escolha se baseia em regra existente? Experiência: Algum treinamento ou experiência específica foi útil para a tomada daquela decisão? Avaliação: Suponha que vc deve descrever a situação para alguém nesse ponto. Como você resumiria a situação?

13 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Aprofundamento - Exemplos de Questões -3 Modelos mentais: vc pensou em possíveis conseqüências dessa ação? VC criou algum tipo de imagem em sua cabeça? Vc imaginou o evento e como ele poderia evoluir? Tomada de decisão: como você sabia que aquela era a coisa certa a fazer naquele ponto? Quanto de pressão de tempo estava envolvida naquela tomada de decisão? Quanto tempo você demorou para tomar aquela decisão? Protocolos: Vc seguia algum protocolo (“guideline”) naquele ponto do incidente?

14 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Como Usar as Questões? Se o ponto crítico envolve observação: –Questões sobre detecção de sinais e informações tendem a ser úteis Se o ponto crítico envolve avaliações, construir sentido ou projetar situação no futuro: –Questões sobre avaliação e modelos mentais tendem a ser úteis Se o ponto crítico envolve tomada de decisões: –Questões sobre decisões, metas e prioridades tendem a ser úteis Se a história parece referir-se ao conhecimento do participante: –Questões sobre bases para escolhas e experiência tendem a ser úteis

15 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Questões “O que se?” Novato – experiente: –Se fosse um novato (inexperiente) fazendo aquele trabalho, naquele ponto particular, que tipo de erro poderia ter cometido e por que? –Será que ele teria notado o que você notou? –Será que ele teria sabido fazer “X”? Hipóteses: –Se [aspecto chave] da situação fosse diferente que impacto poderia ter em sua decisão / avaliação / plano / ações?

16 Crandall, Klein; Hoffman 2006 Questões “O que se?” Experiência: –Que tipo de treinamento deveria ter sido oferecido antes daquela situação? Ajudas: –Que tipo de conhecimento, informação, ferramentas ou tecnologia poderia ter ajudado?


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