A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR: Unidos contra o disperdício.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR: Unidos contra o disperdício."— Transcrição da apresentação:

1 SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR: Unidos contra o disperdício.

2 Sustentabilidade Alimentar: É a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manter dentro de um ambiente sem causar impactos. A sustentabilidade não está limitada somente ao meio ambiente, também está relacionada a outros setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura.

3 Atenção ao desperdício de alimentos: reduzir o desperdício de alimentos reduz os gastos com ingredientes, aproveita melhor os nutrientes do alimento e ainda reduz a produção de resíduos orgânicos. Siga 3 dicas básicas: Planeje antes de ir ao mercado, verifique o que realmente precisa ser comprado para evitar excessos. Observe o prazo de validade das mercadorias. Depois da compra, a regra é cozinhar de forma consciente, suficiente para que não haja muita sobra.

4 Armazene os alimentos de forma adequada, dentro da temperatura e embalagem recomendadas para que o alimento não estrague antes da hora e tenha o lixo como destino. Aproveite as cascas, entrecascas, talos, sementes e folhas, que normalmente são descartados. As partes não convencionais dos alimentos fornecem nutrientes importantes para a manutenção da saúde, como fibras, vitaminas e minerais. Ou seja, ao jogar alimentos no lixo também desperdiçamos dinheiro e saúde.

5 PERDAS DE ALIMENTOS: Produção – 28% Mercado e distribuição – 17% Manuseio e armazenamento – 22% Processamento – 6% Varejo – 28%

6 Aproveitamento Integral dos Alimentos O que é? Diversos nutrientes estão presentes em partes geralmente descartadas dos alimentos, como sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos. Muitas pessoas perdem a oportunidade de produzir pratos deliciosos e saudáveis, causando acúmulo de lixo orgânico e desperdício de mantimentos que poderiam estar nos pratos de muitos brasileiros. O aproveitamento integral consiste em pequenas mudanças no cotidiano que fazem um grande bem para o indivíduo, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, através do consumo sustentável. Afinal, em uma boa cozinha nada é desperdiçado

7 Exemplos de partes normalmente descartadas Folhas Cenoura, Beterraba, Batata Doce, Nabo, Couve-flor, Abóbora, Mostarda, Hortelã e Rabanete; Cascas Batata inglesa, Banana, Tangerina, Laranja, Mamão, Pepino, Maçã, Abacaxi, Berinjela, Beterraba, Melão, Maracujá, Goiaba, Manga, Abóbora; Talos Couve-flor, Brócolis, Salsa, Agrião e Beterraba; Sementes Abóbora, Melão e Jaca; Entrecascas de melancia e maracujá; Pés e pescoço de galinha; Tutano de boi; Nata.

8 Outras dicas para diminuir o desperdício. Comprar bem: Evite excessos e escolha alimentos da safra, que possuem maior teor nutricional, durabilidade e menor quantidade de agrotóxicos.

9 Conservar bem: Armazene seus alimentos em locais limpos e na temperatura certa. Quanto às partes não convencionais, você pode colocar em saquinhos fechados separados ou embrulhar em fita-filme guardar na geladeira e utilizar em até 48 horas, congelar e usar em até um mês.

10 Higienizar bem: Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, entrecascas, talos, sementes e folhas devem ser lavados um a um em água corrente e depois higienizados em solução de hipoclorito de sódio, de acordo com as instruções da embalagem, para eliminar microrganismos.

11 Preparar bem: Não retire as partes não convencionais ou utilize-as para outras receitas. E prepare apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família ou clientela.

12 Obrigada pela atenção!!!!


Carregar ppt "SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR: Unidos contra o disperdício."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google