A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS. COMO SURGIU A IDÉIA? COMO SURGIU A IDÉIA? A idéia surgiu a princípio da preocupação de algumas pessoas (sociólogos e nutricionistas)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS. COMO SURGIU A IDÉIA? COMO SURGIU A IDÉIA? A idéia surgiu a princípio da preocupação de algumas pessoas (sociólogos e nutricionistas)"— Transcrição da apresentação:

1 REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

2 COMO SURGIU A IDÉIA? COMO SURGIU A IDÉIA? A idéia surgiu a princípio da preocupação de algumas pessoas (sociólogos e nutricionistas) com o desperdício abusivo de alimentos e o fato de tantas pessoas estarem passando fome. A idéia surgiu a princípio da preocupação de algumas pessoas (sociólogos e nutricionistas) com o desperdício abusivo de alimentos e o fato de tantas pessoas estarem passando fome. Essas pessoas organizaram um grupo onde a idéia foi desenvolvida e começaram a promover e divulgar programas contra o desperdício de alimentos (reaproveitamento) Essas pessoas organizaram um grupo onde a idéia foi desenvolvida e começaram a promover e divulgar programas contra o desperdício de alimentos (reaproveitamento)

3 COMO EVITAR O DESPERDÍCIO? COMO EVITAR O DESPERDÍCIO? Comprar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época e em bom estado; Comprar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época e em bom estado; Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento; Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento; Preparar bem: lavar bem os alimentos, não tirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade que será consumida. Preparar bem: lavar bem os alimentos, não tirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade que será consumida.

4 DADOS IMPORTANTES DADOS IMPORTANTES Milhares de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo. E isso pode ser mudado com EDUCAÇÃO. Com a conscientização de que muitas coisas que jogamos fora também podem ser reaproveitadas. Milhares de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo. E isso pode ser mudado com EDUCAÇÃO. Com a conscientização de que muitas coisas que jogamos fora também podem ser reaproveitadas. Importante ressaltar que para reaproveitar esses alimentos eles devem estar em bom estado geral (não devem estar com prazo de validade vencido ou com aspecto de estragado). Importante ressaltar que para reaproveitar esses alimentos eles devem estar em bom estado geral (não devem estar com prazo de validade vencido ou com aspecto de estragado). Hoje muitas empresas se preocupam e realizam programas de incentivo, conscientização e até ensinam a reaproveitar esses alimentos. Exemplo: SESC, SENAI (ALIMENTE-SE BEM POR R$ 1,00). Hoje muitas empresas se preocupam e realizam programas de incentivo, conscientização e até ensinam a reaproveitar esses alimentos. Exemplo: SESC, SENAI (ALIMENTE-SE BEM POR R$ 1,00).

5 O QUE PODE SER REAPROVEITADO: O QUE PODE SER REAPROVEITADO: Sobras e aparas, desde que estejam bem conservadas: Sobras e aparas, desde que estejam bem conservadas: - Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios; - Arroz: bolinho, panquecas, purês; - Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado; - Apara de carne: molho, sopa, croquete; - Feijão: tutu, feijão tropeiro, virado; - Frutas maduras: doce, bolo, suco, vitamina; - Leite talhado: doce de leite. - Pão: pudim, torrada, farinha de rosca, rabanada.

6 Alimentos que podem ser aproveitados integralmente: Alimentos que podem ser aproveitados integralmente: - Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, hortelã; - Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, abacaxi, pepino, maracujá; - Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba, couve; - Entrecascas: maracujá, melancia; - Sementes: abóbora, melão, jaca.

7 RECEITAS RECEITAS PUDIM DE PÃO: PUDIM DE PÃO: - 02 pães amanhecidos ml de leite integral - 08 colheres (sopa) de açúcar cristal - 03 ovos - 02 xícaras (chá)açúcar / para calda PREPARO: - Bata todos os ingredientes no liquidificador. - Faça um melado do açúcar. Caramelize uma forma redonda, coloque o líquido e deixe assar em banho-maria por 1 hora e 30min.


Carregar ppt "REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS. COMO SURGIU A IDÉIA? COMO SURGIU A IDÉIA? A idéia surgiu a princípio da preocupação de algumas pessoas (sociólogos e nutricionistas)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google