A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9º ANO ESCOLA CORREIA MATEUS FERNANDO MARTINS Alimentação e Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9º ANO ESCOLA CORREIA MATEUS FERNANDO MARTINS Alimentação e Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 9º ANO ESCOLA CORREIA MATEUS FERNANDO MARTINS Alimentação e Saúde

2 Alimentação e refeições Devemos alimentar-nos com intervalos máximos de 3 horas e mínimo de 2 horas Pequeno Almoço – (20%) Meio da manhã – (5%) Almoço – (30%) Merenda – (10%) X 2ª Merenda – (5%) Jantar – (25%) X Ceia – (5%)

3 Alimentação e energia Os nutrientes dos alimentos fornecem energia. A energia é medida em Calorias (Cal) 1 caloria (1 cal) – energia necessária para elevar a temperatura de 1 cm 3 de água em 1 o C. A Caloria alimentar é igual a calorias 1 Cal = cal = 1 kcal

4 Energia dos Nutrientes Glícidos – 4 Cal/g Prótidos – 4 Cal/g Lípidos – 9 Cal/g (Álcool – 7 Cal/g) NOTA: as necessidades energéticas variam com a profissão, hobbies, idade, sexo, estação do ano, doença ou estado.

5

6 CEREAIS, SEUS DERIVADOS E TUBÉRCULOS Deste grupo fazem parte os cereais (arroz, trigo, milho, centeio, aveia e cevada), seus derivados (farinha, pão, massas, cereais de pequeno-almoço), batata, outros tubérculos e, também, a castanha.

7 CEREAIS, SEUS DERIVADOS E TUBÉRCULOS Aspectos nutricionais Os alimentos deste grupo caracterizam-se por serem a principal fonte de hidratos de carbono (glícidos) da nossa alimentação e, consequentemente, os mais importantes fornecedores de energia para as actividades diárias. São constituídos essencialmente por hidratos de carbono complexos (em especial o amido), para além de vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras alimentares.

8 HORTÍCOLAS Incluímos neste grupo as hortaliças (ramas, folhas e flores) e os alimentos a que chamamos legumes: raízes (cenouras, rabanetes, beterraba), bolbos (cebolas, alhos) e frutos (abóbora, pepino e tomate).

9 HORTÍCOLAS Aspectos nutricionais São fornecedores apreciáveis de fibras alimentares, vitaminas (carotenos, vitaminas do complexo B e C) e minerais (cálcio e ferro). O cálcio dos alimentos pertencentes a este grupo tem uma menor absorção, devido às interacções deste mineral com outros componentes presentes nos mesmos. São ricos em vitamina C os hortícolas de folha verde, como a couve galega e portuguesa, brócolos, grelos de couve, nabiças, agriões, aipo, alface, espinafres e folhas de beterraba. Os hortícolas corados, como a cenoura, são bons fornecedores de carotenos, substância que dá origem à vitamina A.

10 FRUTA Incluímos neste grupo todo o tipo de fruta fresca, tal como a maçã, pêra, morangos, ameixa, pêssego, citrinos (limão, laranja) e frutos tropicais (kiwi, manga, papaia) entre outros de consumo corrente.

11 FRUTA Aspectos nutricionais Fornecem vitaminas, minerais (cálcio, ferro, potássio), fibras alimentares e, ainda, quantidades variáveis de hidratos de carbono (glícidos). Alguns frutos destacam-se pela apreciável quantidade de água que fornecem, como o melão, melancia, morangos e citrinos.

12 LACTICÍNIOS Este grupo é constituído pelo leite, iogurte e outros leites fermentados, queijos e requeijão. Excluem-se a manteiga e as natas por terem características nutricionais muito diferentes.

13 LACTICÍNIOS Aspectos nutricionais Caracterizados pelo seu conteúdo em proteínas de elevado valor biológico, são também ricos em cálcio e fósforo, o que os torna importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Possuem vitamina A, B2 e D, em quantidades apreciáveis.

14 CARNES, PESCADO E OVOS Pertencem a este grupo, tal como o indica a própria designação, as carnes, o pescado (incluindo o peixe e marisco) e os ovos.

15 CARNES, PESCADO E OVOS Aspectos nutricionais Caracterizam-se pela sua riqueza em proteínas de elevado valor biológico. Contêm uma quantidade de gordura variável, cuja qualidade é diferente entre os alimentos do grupo. Possuem vitaminas do complexo B e minerais, tais como ferro, fósforo e iodo.

16 LEGUMINOSAS Incluímos neste grupo as leguminosas frescas (ervilhas, favas) e as secas (grão de bico, feijão, lentilhas) uma vez que, depois de demolhadas estas últimas, o valor nutricional de ambas é muito semelhante.

17 LEGUMINOSAS Aspectos nutricionais São ricas em hidratos de carbono (amido) sendo bons fornecedores de energia, tal como os cereais. Além disso, possuem um elevado teor proteico, embora de menor valor biológico que o das carnes. As leguminosas são também uma boa fonte de algumas vitaminas (B1, B2), minerais (ferro e cálcio) e fibras alimentares.

18 GORDURAS E ÓLEOS Grupo constituído pelo azeite, óleos comestíveis, banha de porco, natas e matérias gordas para barrar, tais como a manteiga e margarina/cremes para barrar.

19 GORDURAS E ÓLEOS Aspectos nutricionais Caracterizam-se por fornecer essencialmente lípidos/gorduras e algumas vitaminas lipossolúveis (em especial a A e E). As gorduras de origem animal apresentam elevado teor em ácidos gordos saturados e níveis elevados de colesterol. Os de origem vegetal apresentam teores elevados de ácidos gordos insaturados (mono e poli).

20 OUTROS PRODUTOS - BEBIDAS Embora a água seja a melhor bebida para satisfazer a sede, todas as outras bebidas que não contenham a adição de açúcar, álcool ou cafeína também são apropriadas para o efeito.


Carregar ppt "9º ANO ESCOLA CORREIA MATEUS FERNANDO MARTINS Alimentação e Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google