Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHeitor Franco Barreto Alterado mais de 7 anos atrás
1
Preço e ciclo de vida do produto
2
Preço de novos produtos Antes de se decidir investir em um novo produto é necessário uma estimativa. Influenciado pelas marcas concorrentes e existentes. Quando não existe similar no mercado, as estimativas ficam por ordem dos custos e da margem de lucro.
3
Preço de novos produtos Joel Dean, sugere que neste caso o preço deve situar-se na nata do mercado – pelo público de maior renda até a penetração. Se nos utilizarmos desta estratégia estaremos utilizando a técnica de skimming. Já o preço de penetração parte de um preço baixo para rápidos aumentos, mantendo a demanda.
4
Preço de novos produtos Skimming
5
Preço de novos produtos Penetração
6
Produto na fase de crescimento O próprio crescimento do produto no mercado vai depender da sua política de preços adotada. Aceitação do produto X ajuste no preço final. Detecção de propriedades internas e mercadológicas que fazem uma nova estruturação.
7
Produto na fase de crescimento...é preciso estarmos atentos aos movimentos do mercado para que possamos encontrar novas possibilidades e soluções reais para nossos problemas. Estarmos atentos nos facilitará e, com certeza, evitará danos a nossa saúde empresarial.
8
Desaparecimento da diferenciação Com entrada de concorrentes a diferenciação do pioneirismo desaparece, surgindo o preço-custo. É preciso reduzir os custos. O ideal seria estar por dentro do mercado. Preços competitivos. Inibição dos concorrentes.
9
Desaparecimento da diferenciação O preço-nata, ou estratégia de skimming, acelera a entrada de novos concorrentes no mercado – preço alto. O preço de penetração, retarda a entrada destes concorrentes já que, neste caso, a estratégia é fortalecer a marca e o produto de forma massificada – preço baixo.
10
Preço na maturidade Depois de todas as estratégias utilizadas, surge a compreensão ou a acomodação de mercado. Manter o preço para uma nova estratégia. Estabilização do produto em seu ciclo de vida. A melhor política é a de sustentação, prolongar o ciclo de vida do produto.
11
Preço na maturidade Entender a demanda e seus custos são vitais para a sobrevivência da estratégia. Alta curva de experiência. Estimular a demanda. Redução de custos.(produção em escala) Adequação de preços.
12
Preço na maturidade Lembrando que: Preço alto inibe a demanda. Preço baixo poderá significar desprestígio de qualidade. É crucial estimar com cuidado o nível dos preços.
13
Preço em declínio A análise é similar à da fase de maturidade. Nesse momento a situação é crítica. O objetivo é manter o produto vivo o maior tempo possível. Compatibilizando a margem das possibilidades de preço.
14
Reação dos consumidores
15
Fatores de percepção no mercado ?
16
Elasticidade Estimar o que ocorre na demanda de um produto com relação às alterações de preço. Se o preço é muito alto ou baixo, como fica a demanda? Maximizando a receita temos: que um preço alto significa elasticidade na demanda, já o preço baixo demanda inelástica.
17
Elasticidade Nesse caso, a maximização do lucro depende do comportamento dos custos.
18
Fatores de percepção A redução de preços pode não atrair mais compradores e a estratégia pode não ter sucesso. Se o produto for substituído por outro e começar a apresentar falhas. Se a empresa apresenta problemas financeiros e não consegue manter o fornecimento. Se a qualidade do produto for reduzida.
19
Fatores de percepção Case: A Varig fez da sua primeira estratégia de MKT a redução dos preços, o que ocasionou uma perda ainda maior de seus consumidores já que eles passaram a acreditar que as revisões não estavam sendo feitas corretamente. A Gol entra no mercado com uma estratégia de precificação baseada em custos, dando margem se utilizar de preços baixos.
20
Fatores de percepção “... nossa mas este produto ainda nem esta a venda e já vai chegar com um preço deste.” “... esse sim vai valer a pena comprar.” “... meu Deus, se viu este vendedor, ele ta achando que a gente é bobo, vai assaltar outro!”
21
Reação da concorrência Como pode uma empresa estimar a reação do concorrente a uma nova política de preços? A reação do concorrente depende em larga escala de sua posição no mercado: se é líder ou não
22
Reação da concorrência Líder: A empresa observará a reação dos consumidores antes de responder a um ataque de preços. Tendem a ser mais defensivas do que ofensivas Não líder: As empresas que não são líderes de mercado tendem a ser mais ágeis com relação à política de preços.
23
Reação da concorrência Analise no comportamento de consumo. Encontrar qual o principal motivo que levou o consumidor à outra marca. O diferencial em seu MIX. Levantamento de hipóteses. Avaliação da perda de seu Market Share. Levantamento de seu Mix de MKT. Planejamento estratégico.
24
Comportamento Entender o comportamento de consumo do seu público-alvo, é tarefa importante e necessária do administrador de Marketing. O mercado é altamente influenciado por fatores sociais presentes nas decisões de consumo, como a idade, renda, nível de educação, etc...
25
Comportamento As vezes estes comportamentos são específicos a algum produto ou situação de venda. Então é preciso entender a separação entre os consumidores, seu comportamento de compra e suas influências.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.