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1 A história do marketing O marketing evolui com as exigências do ser humano.

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1 1 A história do marketing O marketing evolui com as exigências do ser humano

2 2 Sua Evolução Ele existe desde que o mundo é mundo Ele existe desde que o mundo é mundo Surgiu com Adão e Eva – O grande primeiro caso de marketing Surgiu com Adão e Eva – O grande primeiro caso de marketing Como foi a sua evolução: Como foi a sua evolução:  Produção artesanal – Artesão e do aprendiz  Era da produção – Surge com a revolução industrial e os produtos passam a ser industrializados – Ford 1914 – preocupação só o produto  Orientação vendas – Após a crise da década de 30 – privilegia-se:Propaganda, promoção, vendas pessoal, merchandising – Surge daí o termo marqueteiro  Orientação para o mercado – Anos 70 – Ascendência dos produtos japoneses

3 3 Nova orientação das empresas Orientação para produção ; Eficiência na produção, redução de custos e distribuição em massa – Para essas empresas dois fatores induzem ao consumo Orientação para produção ; Eficiência na produção, redução de custos e distribuição em massa – Para essas empresas dois fatores induzem ao consumo 1. Disponibilidade no ponto de venda – distribuição em massa 2. Preços baixos

4 4 Orientação para o produto – As empresas focam suas atividades na fabricação de produtos de qualidade que possam sempre ser atualizados – Elas julgam ser a melhor opção para os consumidores Orientação para o produto – As empresas focam suas atividades na fabricação de produtos de qualidade que possam sempre ser atualizados – Elas julgam ser a melhor opção para os consumidores Orientação para vendas – Investem em vendas pois acreditam existir certa inércia nos consumidores – o objetivo é vender o que produzem e não o que o mercado deseja – Promoção, descontos... Orientação para vendas – Investem em vendas pois acreditam existir certa inércia nos consumidores – o objetivo é vender o que produzem e não o que o mercado deseja – Promoção, descontos...

5 5 Orientação para o marketing – Baseiam-se nos clientes, seus costumes e preferências. Orientação para o marketing – Baseiam-se nos clientes, seus costumes e preferências. Orientação para o marketing societal – preocupação em preservar o bem estar de seus clientes, funcionários, e da sociedade em geral – Marketing societal Orientação para o marketing societal – preocupação em preservar o bem estar de seus clientes, funcionários, e da sociedade em geral – Marketing societal

6 6 Mais exigentes nos tornamos como consumidores, maiores serão as transformações. Mais exigentes nos tornamos como consumidores, maiores serão as transformações. Passam a existir mais oferta de produtos do que demanda – resultando ou obrigando as empresas : Passam a existir mais oferta de produtos do que demanda – resultando ou obrigando as empresas : 1. Diferenciar seus produtos dos concorrentes 2. Agregando valor 3. Sendo o melhor e o mais rápido 4. Atendendo o consumidor com produtos de maior qualidade e menor preço.( melhor relação custoxbenefício).

7 7 Ferramental disponível Pesquisas qualitativas e quantitativas Pesquisas qualitativas e quantitativas Aprofundando-se no estudo do comportamento do consumidor Aprofundando-se no estudo do comportamento do consumidor Novos modelos de gestão – Planejamento estratégico – Pensamento estratégico – gestão estratégica.( já tivemos administração por objetivos e outras) Novos modelos de gestão – Planejamento estratégico – Pensamento estratégico – gestão estratégica.( já tivemos administração por objetivos e outras)

8 8 O mais importante Acompanhar a evolução e as transformações da sociedade Acompanhar a evolução e as transformações da sociedade Estamos vivendo um mercado cada vez mais competitivo Estamos vivendo um mercado cada vez mais competitivo O que as empresas buscam nesse novo mercado: O que as empresas buscam nesse novo mercado:  Estabelecer uma vantagem competitiva e duradoura sobre seus concorrentes. De que forma? 1. Agregando valor aos produtos 2. Oferecendo um produto melhor(maior qualidade) por preço menor  Com que recursos? 1. Buscando parcerias ou fusões 2. Marketing de relacionamento com os stakeholders 3. Terceirizando 4. Formando cadeias produtivas globais

9 9 Final de nossa História Só assim as empresas se perpetuarão no mercado e satisfarão aos seus acionistas com retorno sobre os investimentos maiores e melhores que compensem os riscos e sejam maiores que os demais investimentos existentes. Só assim as empresas se perpetuarão no mercado e satisfarão aos seus acionistas com retorno sobre os investimentos maiores e melhores que compensem os riscos e sejam maiores que os demais investimentos existentes.


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