A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Alimentos são desperdiçados diariamente por diversas maneiras: pela produção em excesso, no transporte e no estoque. Entretanto, boa parte do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Alimentos são desperdiçados diariamente por diversas maneiras: pela produção em excesso, no transporte e no estoque. Entretanto, boa parte do."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Alimentos são desperdiçados diariamente por diversas maneiras: pela produção em excesso, no transporte e no estoque. Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha! O descarte das cascas, sementes e raízes que poderiam ser usados em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato. A alimentação sustentável combate esse processo, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso em pequenas mudanças no dia a dia. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO Alinne Mascarenhas, Bruna Santana, Eliane Costa, Heliédna Soares; Natália Vaz Orientadora: Msc. Nair Augusta de Araújo Almeida Gomes APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALI1MENTOS INGREDIENTES: Massa 2 xícaras (chá) de casca de banana 2 ovos 2 xícaras (chá) de leite ½ xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de farinha de rosca 1 colher (sopa) de fermento em pó RECEITAS BOLO DA CASCA DA BANANA Cobertura ½ xícara (chá) de açúcar 1 ½ xícaras (chá) de água 4 bananas ½ limão Preparo: Lavar e sanitizar as bananas, descascar e utilizar 2 xícaras de cascas para fazer o bolo. Bater no liquidificador as gemas, o leite, o óleo, o açúcar e as cascas da banana. Despejar essa mistura em uma vasilha e acrescentar a farinha de rosca. Mexer bem. Por último, misturar delicadamente às claras em neve e o fermento. Despejar em uma assadeira untada e enfarinhada. Levar ao forno médio pré aquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queimar o açúcar em uma panela e juntar a água, fazendo um caramelo. Acrescentar as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhar. Cobrir o bolo ainda quente. RENDIMENTO: 30 pedaços. Preparo: Lavar e sanitizar o maracujá ainda inteiro, cortar ao meio e retirar a polpa. Reservar. Descascar o maracujá aproveitando apenas a parte branca da fruta. Cortar em tiras finas ou cubos. Deixar de molho na água de um dia para o outro. Fazer uma calda com açúcar, água e suco de maracujá, feito da polpa. Acrescentar o cravo ou a canela em calda, adicionar as cascas escorridas e deixar cozinhar até que fiquem macias. Servir gelado. RENDIMENTO: 10 porções DOCE DA CASCA DO MARACUJÁ INGREDIENTES: Cascas de 6 maracujás 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de água ½ xícara (chá) de suco de maracujá Cravo ou canela em casca a gosto 4 5

2 DICAS: Ilustração Filipe Borin Hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária), 10 mL diluído em 1L de água, por 10 minutos e cloro na concentração de 300ppm, por 15 minutos. HIGIENIZAÇÃO DAS FRUTAS E HORTALIÇAS LIMPEZA: Devem ser lavadas sempre em água potável, e escovadas as mais compactadas, para uma limpeza inicial. As consumidas cruas merecem atenção especial, lavando-se parte por parte, folha por folha, em água corrente e imersa em sanitizante. SANITIZAÇÃO: REFERÊNCIAS ARRUDA, Vinicius Galera. Saiba como o aproveitamento integral de alimentos pode reduzir desperdício. Revista Globo Rural Abr 2015. Disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Gestão de Resíduos Orgânicos, 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 de Abril de 2017. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. O que são alimentos orgânicos?, 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 de Abril de 2017.. ORNELLAS, L. H. Técnica dietética: seleção e preparo dos alimentos. 8. ed. São Paulo: Atheneu, 2001. SILVA, S.M. C. S.; MURA, J.D.. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2ed. São Paulo: Editora Roca, 2014. SIQUEIRA, T. M. O. D.; RIBEIRO, M. L.; ASSAD, C. L. Compostagem de resíduos sólidos urbanos no estado de São Paulo (Brasil). Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 18, Out/Dez 2015. 23


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Alimentos são desperdiçados diariamente por diversas maneiras: pela produção em excesso, no transporte e no estoque. Entretanto, boa parte do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google