A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA Objetivos: Explicar os conceitos que estruturaram as conceções de ser humano em Freud. Reconhecer as grandes dicotomias relacionadas com a explicação do comportamento humano em Freud. → CONCEITOS ESTRUTURANTES E GRANDES DICOTOMIAS NA EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO (freUD)

2 Sigmund Freud Sigmund Freud ( ) Neurologista austríaco, fundador da psicanálise. Os seus trabalhos tiveram uma importância crucial na psicologia e na psiquiatria. Quem foi Sigmund Freud?

3 Primeira tópica Consciente Inconsciente
Para que fossemos capazes de compreender melhor a sua teoria, Freud começou por comparar a mente humana a um iceberg. A parte visível, pequena e insignificante, seria a consciência enquanto a imensa porção submersa representaria o inconsciente. Posteriormente abandonou este modelo, adotando um outro. Inconsciente Freud começou por comparar a mente humana a um grande iceberg. Como? Com que objetivo?

4 Segunda tópica Id Ego Superego
O Id é a parte mais primitiva e inacessível do psiquismo. Encontra-se a um nível inconsciente e é dominado pelo princípio do prazer. O Ego é a parte do psiquismo que está em contacto com a realidade. Tem como missão reduzir a tensão e regular a energia do Id e rege-se pelo princípio da realidade. O Superego representa a moralidade e os modelos de conduta. Mais tarde Freud dividiu o psiquismo em três estruturas? Quais? Como se caracteriza cada uma delas? Id Ego Superego

5 Processos mentais inconscientes
Sigmund Freud Psicanálise Objeto de estudo Processos mentais inconscientes Método O objetivo teórico é explorar o inconsciente e compreender o modo como este influencia o comportamento Qual o objetivo teórico da psicologia com Freud? Qual o objeto de estudo da psicologia com Freud? Qual o método eleito por Freud?

6 Desenvolvimento psicossexual
Estádio oral Estádio anal Estádio fálico Estádio de latência Estádio genital Quantos estádios compreende a teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud? Quais são, sequencialmente, os estádios incluídos na teoria do desenvolvimento de Freud?

7 Desenvolvimento psicossexual
Estádio oral (do nascimento aos meses) o prazer autodirigido está predominantemente relacionado com a excitação da cavidade oral e dos lábios e associa-se à alimentação. A pulsão tem como fonte a zona oral e como finalidade a ingestão de alimento. Como se caracteriza o estádio oral?

8 Desenvolvimento psicossexual
Estádio anal (dos meses aos 3 anos) acompanha a maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres e, por isso, a atenção da criança dirige-se da zona oral para a zona anal. A pulsão tem como fonte a zona anal e como finalidade a retenção/ libertação das fezes e da urina. Como se caracteriza o estádio anal?

9 Desenvolvimento psicossexual
Estádio fálico (dos 3 anos aos 6 anos) A zona erógena das meninas localiza-se no clítoris, que, segundo Freud, é homólogo da glande (zona erógena masculina), havendo uma aproximação à sexualidade adulta. Ocorre nesta fase o desfecho do Complexo de Édipo/ Electra e a criança, que estava mais ligada ao agente prestador de cuidados do sexo oposto ao seu, passa a identificar-se com o cuidador do mesmo sexo. Como se caracteriza o estádio fálico?

10 Desenvolvimento psicossexual
Estádio de latência (dos 6 anos à puberdade) Embora este período constitua uma pausa na evolução da sexualidade, isso não significa necessariamente que a criança não tenha interesse sexual até chegar à puberdade. De facto, o que acontece é que neste período não ocorre uma nova organização da sexualidade, havendo um acalmar das pulsões. Como se caracteriza o estádio de latência?

11 Desenvolvimento psicossexual
Estádio genital (da puberdade à idade adulta) ocorre quando as pulsões parciais estão definitivamente integradas e regidas pela primazia genital específica de cada sexo. Este é, segundo Freud, o estádio final do desenvolvimento libidinal, onde o objeto de prazer deixa de ser autodirigido para passar a estar integrado numa relação íntima. Como se caracteriza o estádio genital?

12 Sigmund Freud Fundei a psicanálise, uma teoria do psiquismo e um método de intervenção adequados ao estudo do inconsciente e das forças que motivam e regulam o ser humano. O que diria Freud sobre o seu papel na história da psicologia científica?

13 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. CAPARRÓS, A. (2005). História da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. SCHULTZ, D. e SCHULTZ, S. (2006). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning.


Carregar ppt "Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google