A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidadania e Ética Professor Gabriel Kreischer Tavares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidadania e Ética Professor Gabriel Kreischer Tavares"— Transcrição da apresentação:

1 Cidadania e Ética Professor Gabriel Kreischer Tavares

2 Para Inicio de conversa. Cidadania, ética, direitos e deveres são expressões muito presentes no dia a dia de cada um de nós, por isso abordaremos este tema no inicio de nosso curso.

3 Questão O que os termos cidadão e cidadania significam? R: É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive

4 Quais são nossos direitos e deveres De acordo com o Art. 5º. da Constituição Brasileira, em resumo, estes sãos os os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros: Deveres : Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo; Cumprir a leis; Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes; Educar e proteger nossos semelhantes, proteger a natureza; Proteger o patrimônio comunitário; proteger o patrimônio público e social do país; colaborar com as autoridades.

5 Quais são nossos direitos e deveres De acordo com o Art. 5º. da Constituição Brasileira, em resumo, estes sãos os os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros: Direitos : Ir e vir em todo território nacional em tempo de Paz; Direito de igualdade perante a Lei; Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante; Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações telegráficas, de dados e telefônicas; Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, científica, literária, e de comunicação; Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas; Direito à Informação, Direito de propriedade;

6 Ética Ética é o nosso modo de agir, é o nosso caráter e como reagimos a determinadas situações.

7 Por que se preocupar com nosso modo de agir? O homem é basicamente um ser que vive em comunidade, assim e normal ter regras e princípios que orientam nosso modo de agir perante a sociedade e com outros indivíduos.

8 Definição de ética É o conjunto de valores e princípios que orientam nosso modo de agir com outros homens na sociedade em que vivemos para garantir o bem estar de todos.

9 Moral É um conjunto de regras e normas que orientam nosso comportamento em sociedade dizendo-nos o que devemos ou não fazer.

10 The Black Hole Assista o vídeo The Black Hole e anote seu comentários sobre a conduta do funcionário para depois discutirmos em aula.

11 Dicas de atitudes para um profissional eticamente correto. Demonstrar generosidade em relação aos colegas e cooperação no trabalho em equipe, sabendo compartilhar as tarefas. Adotar conduta de respeito pelas diferenças individuais e de comprometimento com o trabalho, buscando a produção de qualidade. Ter uma postura pró ativa, não se restringir às tarefas sob sua responsabilidade mas contribuindo para o rendimento do trabalho. Mais exemplos de atitudes para um profissional eticamente correto.

12 Outras Qualidades de uma atuação ética. Lealdade Responsabilidade Iniciativa Honestidade Sigilo Competência Prudência Coragem Perseverança Compreensão

13 Qual tipo de atitude não ética te incomoda mais? Faça um breve texto de uma atitude não ética que ocorreu com você ou que você tenha visto e te incomodou para compartilhamento com a turma.

14 Não podemos falar de cidadania e ética sem falar em meio ambiente Nosso planeta vive, hoje, o maior declínio de vida animal e vegetal de todos os tempos. Até parece que esquecemos que dependemos do ambiente natural para sobrevivermos com qualidade de vida. A degradação ambiental traz consequências catastróficas que prejudicam a todos nós. Porque isso acontece?

15 Conceitos de Sustentabilidade Social – Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, propiciando, por exemplo, um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde do trabalhador e da sua família. Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor. Nesse item, está contido também problemas gerais da sociedade como educação, violência e até o lazer.

16 Conceitos de Sustentabilidade Ambiental – Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. É a perna ambiental do tripé. Aqui assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar. Assim uma empresa que usa determinada matéria-prima deve planejar formas de repor os recursos ou, se não é possível, diminuir o máximo possível o uso desse material, assim como saber medir a pegada de carbono do seu processo produtivo, que, em outras palavras, quer dizer a quantidade de CO2 emitido pelas suas ações. Além disso, obviamente, deve ser levado em conta a adequação à legislação ambiental e a vários princípios discutidos atualmente como o Protocolo de Kyoto. Para uma determinada região geográfica, o conceito é o mesmo e pode ser adequado, por exemplo, com um sério zoneamento econômico da região.

17 Conceitos de Sustentabilidade Economica – A palavra economia, no dicionário, é definida como Organização de uma casa, financeira e materialmente. Com o passer dos anos, séculos, a palavra economia foi direcionada apenas à vertente dos negócios ou no sentido da poupança, economizer. Este pilar traz o retorno do significado de cuidar da casa, afincado pelos gregosna Antiguidade. São analisados os os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve-se levar em conta os outros dois aspectos. Ou seja, não adianta lucrar devastando, por exemplo.

18 Exercicio Elabore um produto que utilize os 3 conceitos de sustentabilidade e tente vende-lo para a turma.

19 Reciclagem Para que o nosso consumo não explore o planeta mais do que ele pode aguentar, Existe o consumo consciente assim como a reciclagem, que pega o lixo e o transforma e bens de consumo novos para sustentar a crescente demanda de consumo.

20 Cores das latas de lixo Você sabe quais cores significam os tipos de materiais recicláveis nas latas de lixo? Azul – Papel ou Papelão. Vermelho – Plástico. Verde – Vidro Amarelo – Metal Preto - Madeira Laranja – Resíduos perigosos. Branco – Serviços ambulatoriais e de serviços de saúde. Roxo – Resíduos radioativos. Castanho – Resíduos orgânicos. Cinza – Não recicláveis.


Carregar ppt "Cidadania e Ética Professor Gabriel Kreischer Tavares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google