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? | Século XIII Artista desconhecido A pintura medieval românica ignorava os princípios da perspectiva. As figuras, a mesa e os objectos estão representados.

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1 ? | Século XIII Artista desconhecido A pintura medieval românica ignorava os princípios da perspectiva. As figuras, a mesa e os objectos estão representados como que o autor e o observador se deslocassem no espaço para observar cada elemento da Forma mais favorável. Nasce aqui precisamente o cubismo analítico. a última ceia A última ceia Frontal do altar pintado sobre madeira Igreja de S. Miguel de Soriguerola (Cerdaña-Gerona). Século XIII. Baixa Idade Média

2 Ambrogio Bondone Giotto | Giotto di Bondone Pintor, Escultor e Arquitecto Florentino. Conhecido como o primeiro artista do renascimento italiano. a última ceia A última ceia. Fresco da Cappella degli Scrovegni, Milão. Mural Óleo sobre tela 191 x116 cm Renascimento italiano

3 Francisco Henriques | 14?? Francisco Henriques Artista holandês da região de Flandres, quinhentista, radicado em Portugal. a última ceia A última ceia (1508) Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. Mural Óleo sobre madeira 121 x 89 cm Pintura quinhentista

4 Leonardo da Vinci | Leonardo da Vinci Artista italiano nascido em Vinci. Composição fundamentada na simetria. os doze apóstolos correspondem aos doze signos do Zodíaco. Leonardo estava convencido de que o homem era composto dos quatro elementos básicos (ou seja: Fogo, Ar, Água e Terra) e poderia ser analisado também a partir dos quatro temperamentos básicos (bilioso, sanguíneo, linfático e nervoso respectivamente), que iriam caracterizar sua personalidade. Assim, ele dividiu os 12 apóstolos da mesma maneira que são divididos os doze signos do Zodíaco: primeiramente em quatro grupos, subdividindo cada um deles em três. Assim, o grupo de 12 pertenceria aos quatro elementos, cada elemento de um grupo básico, subdividido em 3 partes menores, da mesma forma que nós fazemos com o ano solar do Zodíaco, onde dividimos o ano nas quatro estações, cada uma delas com três meses, representando início, meio e fim de cada estação. Dessa forma podemos considerar os apóstolos em quatro grupos de três, ou mesmo individualmente, com suas características pessoais. Observando o Fresco da direita para a esquerda temos o Sol no posto central sendo representado pelo próprio Jesus Cristo, sentado no centro ma mesa e tendo ao lado, 6 apóstolos à direita e 6 apóstolos à esquerda. com 25 anos de intervalo, o mesmo homem posou para as figuras de Jesus e Judas. a última ceia A última ceia ( ) Refeitório do Convento de S. Maria delle Grazie, Milão. Mural Óleo sobre tela 191 x116 cm Renascimento italiano

5 Juan de Juanes | Juan de Juanes Artista espanhol nascido em Valência. Filho do pintor valenciano Vicente Masip. Composição inspirada em Leonardo fundamentada numa simetria. a última ceia A última ceia (1560) Museu do Prado, Madrid Óleo sobre tela 191 x116 cm Renascimento espanhol

6 Tintoretto, Jacopo | Jacopo Tintoretto Artista italiano nascido em Veneza. Composição com soluções mais dinâmicas em contraposição com o equilíbrio acentuado do renascimento. O maneirismo é o estilo dos seguidores de Leonardo e Miguel Ângelo. Corpos ondulantes e alongados, arquitectura magnificente, gosto pelo luxo e preciosismo do detalhe. As soluções pictóricas seriam seguidas por El Greco (Domenicos Theotokopoulos, ). a última ceia A última ceia ( ) Igreja S. Giorgio Maggiore, Veneza Óleo sobre tela 568 x 365 cm Maneirismo

7 Paolo Veronese | Paolo Veronese Artista italiano nascido em Veneza. É considerado grande decorador, com domínio do uso de cores e minuciosidade de detalhes. Um dos episódios mais famosos que cercam a vida desse artista foi sua chamada perante a Inquisição no intuito de prestar esclarecimentos sobre a obra intitulada A Última Ceia. O trabalho estava pleno de ornamentação e riqueza de detalhes onde na mesma cena, Jesus e seus discípulos misturados com bufões, soldados alemães, servos com nariz sangrando, anões, cachorros e papagaios, entre outras figuras. Questionado sobre quem acreditava estar realmente na Ceia, responde que alguém pode encontrar Cristo e os apóstolos, mas se na cena há espaços vazios, ele pode enriquecê-lo com figuras. A Inquisição prossegue, interrogando se alguém encomendou as figuras de alemães ou bufões na pintura, ao que ele responde: Não, senhores, mas eu recebi a encomenda para decorá-la de acordo com meu julgamento. A composição é tão grande que pode ter outras figuras. Não contente, a Inquisição continua, perguntando se artistas como ele estão acostumados à liberdade na composição, ao que respondeu firmemente: Eu faço as pinturas que o meu talento permite. Essa passagem é considerada um dos depoimentos mais honestos e firmes na defesa de um trabalho já vistos na História da Arte. Para solucionar o problema com a Inquisição, não retirou da Última Ceia as figuras consideradas inadequadas. Preferiu mudar o nome do quadro para Cristo na Casa de Levi. a última ceia A última ceia (1573) Gallerie dellAccademia, Veneza Óleo sobre tela 555 x 1280 cm Maneirismo

8 Michelangelo Merisi di Caravaggio | Caravaggio Artista italiano nascido em Caravaggio. Inventor da Natureza Morta. Composição com soluções baseadas na luz através da sua entrada obliquamente, provocando sombras dramáticas e violentas. Os santos são figuras simples do povo mas firmes. É a primeira ceia de Cristo ressuscitado. O Barroco na pintura provoca a construção de formas equilibradas, bem modeladas e cheias de serenidade através do movimento. a última ceia A ceia em emaús (1600) National Gallery, Londres Óleo sobre tela (141 x 196 cm) Barroco

9 Salvador Dali | Salvador Dali Artista espanhol nascido em Figueras. Composição baseada na perspectiva renascentista e na simetria. Para Dali existe uma cosmografia aritmética baseada no número 12, os signos do Zodíaco. Os doze apóstolos estão inseridos numa figura geométrica de 12 faces pentagonal, contendo ao centro o homem microcósmico, Jesus Cristo. a última ceia A última ceia (1955) National Gallery of Art, Washington DC Óleo sobre tela 167 x 268 cm Surrealismo

10 Ambra Triolo | século XX Ambra Triolo italiana radicada no Brasil Formação artística pela Faculdade de Belas Artes Santa Marcelina Ambra Triolo fez uma releitura da última ceia onde Judas é retratado debaixo da mesa, separado dos demais apóstolos e em cores sombrias para enfatizar o seu isolamento. Jesus é de tamanho maior que todos os demais para enfatizar sua grandeza e é dele que parte o alimento. Não há nada sobre a mesa. Não há uma mesa de fato. Ambra esmera-se em reproduzir a realidade nos detalhes do pão e do vinho, com reflexos que demonstram sua técnica mas fica completamente livre para reinventar a Última Ceia. Jesus expressa sua decepção com a traição de Judas e Ambra se preocupa com esse aspecto. "Se até Cristo foi traído, nós então " a última ceia Pintura contemporânea A última ceia Óleo sobre tela 568 x 365 cm

11 Ilídio Salteiro | século XX Ilídio Salteiro Artista português natural de Alcobaça, nascido em Licenciado em Artes Plásticas / Pintura pela ESBAL, é Professor da Universidade Nova de Lisboa. a última ceia Pintura contemporânea A última ceia Óleo sobre tela 100 x 70 cm 1976

12 Branislav Mihajlovic | século XX Branislav Mihajlovic Artista jugoslavo, nascido em Belgrado em Licenciado em Artes Plásticas / Pintura pela ESBA de Belgrado, reside em Cascais. a última ceia Pintura contemporânea A última ceia Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela 260x Última Ceia - Óleo e Vários Objectos e Materiais S/Tela - 260x


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