A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta de São Romualdo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta de São Romualdo,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O PROJETO

3 O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta de São Romualdo, em homenagem ao escritor Simões Lopes Neto. Com o sucesso dessa primeira empreitada, o grupo decidiu dar continuidade à edição de mini-livros e planejou mais duas publicações: A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, lançado em 2007 e Idéias de Canário, de Machado de Assis, lançado em Ao final do percurso, a exposição das três obras em conjunto tornou-se obrigatória e foi apresentada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, acompanhando o período da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. O grupo organizou ainda uma mesa redonda, com as pesquisadoras Kathrin Rosenfeld e Márcia Ivana de Lima e Silva.

4 A EXPOSIÇÃO

5 CONVITE DA EXPOSIÇÃO

6 SALA 1 - Instalação alusiva ao terceiro e recém lançado livro da série, com o conto Ideias de Canário, de Machado de Assis. Na sala escura, foram penduradas, no centro, uma gaiola com o mini-livro, e, ao seu redor, as gravuras entremeadas de textos da filósofa Kathrin Rosenfield. MONTAGEM

7 SALA 2 - Caixas de acrílico coladas nas paredes receberam as gravuras dos dois títulos anteriores. À direita, as gravuras de Quinta de São Romualdo; à esquerda, as de A Terceira Margem do Rio. As obras foram dispostas em fila dupla, entremeadas, ao centro, por uma frase de cada obra. - Ao fundo, textos da filósofa Kathrin Rosenfeld. - Em um cubo, no centro da sala, os três mini livros formavam a Trinca.

8 ABERTURA

9 MESA REDONDA Realizada em 07 de novembro de Com explanação do grupo sobre o projeto e palestra de Kathrin Rosenfeld e Marcia Ivana de Lima e Silva, abordando aspectos das obras de Simões Lopes Neto, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Kathrin Rosenfeld Maria Tomaselli e Márcia Ivana de Lima e Silva

10 OS LIVROS

11 O conto Quinta de São Romualdo faz parte de uma coletânea intitulada Casos do Romualdo, publicada em vida do autor na forma de folhetim, e, em livro, apenas em João Simões Lopes Neto nasceu em 1865 e morreu em 14 de junho de 1916, em Pelotas, aos cinqüenta e um anos. A escolha do texto se deu pela importância do autor na história da literatura riograndense, especialmente pelo registro histórico dos hábitos e da prosa local. LIVRO 1 QUINTA DE SÃO ROMUALDO SIMÕES LOPES NETO

12 ILUSTRAÇÕES

13 João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) a 27 de junho de 1908 e morreu no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1967, aos 59 anos. O autor, com seus experimentos lingüísticos, sua técnica, seu mundo ficcional, renovou o romance brasileiro, concedendo-lhe caminhos até então inéditos. Sua obra se impôs não apenas no Brasil, mas alcançou o mundo. A terceira margem do rio, da obra Primeiras estórias, publicado em 1962, é narrado em primeira pessoa e é o mais famoso e o mais aberto conto do autor. LIVRO 2 A TERCEIRA MARGEM DO RIO GUIMARÃES ROSA

14 ILUSTRAÇÕES

15 Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade, em 29 de setembro de Machado de Assis foi romancista, contista, poeta e teatrólogo. É considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. O conto Idéias de Canário foi escrito em 1895 e editado em 1899, no livro Páginas Recolhidas, organizado por Machado de Assis. Livro 3 IDÉIAS DE CANÁRIO MACHADO DE ASSIS A grafia usada no mini-livro é originária de volume editado em 1938, pela W.M.Jackson INC.

16 ILUSTRAÇÕES

17 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

18 Publicações independentes, ilustradas com gravuras originais dos integrantes do grupo. Edição de luxo, com encadernação em couro de porco e papel marmorizado na capa e contra-capa e papel Hahnemühle nas páginas internas. Formato miniatura, medindo 5,5 x 5,5 x 2cm, com gravuras de 3 x 3cm.

19 Exemplares numerados, assinados e acompanhados de certificado. Edições limitadas a 200 exemplares. Texto impresso na gráfica ans Imagens impressas manualmente por Eliane Santos Rocha (Quinta de São Romualdo e A Terceira Margem do Rio) e pelo grupo (Idéias do Canário). Cada livro contém 9 gravuras com diferentes combinações, o que faz de cada exemplar, um original.

20 EXECUÇÃO

21 Confecção das gravuras provas

22 Diagramação e impressão do texto

23 Entintagem e limpeza das bordas da matriz Colocação das chapinhas no berço Impressão a pequena dimensão das gravuras exige o envolvimento de pelo menos três pessoas para entintagem, colocação das gravuras no berço, limpeza e controle da combinação de gravuras para cada exemplar.

24 Para que não haja repetição de livros com a mesma combinação de gravuras, a lista de imagens de cada exemplar é anotada num caderno próprio. Ao serem impressos, os livros já têm sua numeração.

25 Páginas sendo molhadas, antes da impressão Secagem das gravuras

26 Encadernação A encadernação fica a cargo de Teresinha Scheuer de Oliveira. É um processo trabalhoso e lento, que exige cerca de uma semana para a confecção de dois exemplares.

27 Atelier AFLECHA Av. Oscar Pereira, 5322 Porto Alegre – RS Site:

28


Carregar ppt "O PROJETO O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta de São Romualdo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google