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UMA TEOLOGIA ADVENTISTA DA MÚSICA NA IGREJA Levi de Paula Tavares Baseada no capítulo 6 livro O Cristão e a Música RockUm Estudo dos Princípios Bíblicos.

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1 UMA TEOLOGIA ADVENTISTA DA MÚSICA NA IGREJA Levi de Paula Tavares Baseada no capítulo 6 livro O Cristão e a Música RockUm Estudo dos Princípios Bíblicos da Música de autoria do Dr. Samuelle Bacchiocchi Disponível no site

2 A Música na Igreja Lições de um piloto de rally Ainda somos o povo remanescente? Discernimento entre sacro e profano Hinos mortos – Música agradável Ignorância de pressupostos teológicos Gosto pessoal X Missão profética

3 Música - Discussão Teológica Hinos expressam crenças Três crenças principais: Sábado Santuário Celestial Segunda Vinda Aceitação da adoração de outras igrejas Como refletir nossas crenças na adoração?

4 Teologia Insuficiente Empobrecimento teológico Gosto pessoal Tendências culturais Repensar a teologia da adoração – Um desafio Afeta muitas denominações Teologia inadequada ou até mesmo herética Orientação à auto-satisfação

5 Três Doutrinas Básicas A música na igreja no contexto do Sábado A música na igreja no contexto do ministério intercessório de Cristo no Santuário celestial A música na igreja no contexto do Segundo Advento de Cristo

6 Parte I MÚSICA NA IGREJA NO CONTEXTO DO SÁBADO

7 O Sábado Oferece Razões para a Adoração Três verdades fundamentais do sábado: Ele nos criou perfeitamente Ele nos redimiu completamente Ele nos restabelecerá finalmente Adorar significa reconhecer e louvar os méritos de Deus O sábado fornece tanto o tempo quanto as razões para celebrar estes méritos

8 Santidade no Tempo – Santidade na Música Distinção entre o sagrado e o secular Manifestação especial da presença de Deus na vida de seu povo Deus santo – dia santo – povo santo

9 Relativismo Cultural Sintoma da perda do senso do sagrado Influências para a adoração e a música Contraste marcante com doutrinas objetivas O sábado nos desafia a fazer distinção clara entre o sacro e o profano

10 Parte II MÚSICA NA IGREJA NO CONTEXTO DO SANTUÁRIO CELESTIAL

11 Três Dimensões da Adoração Adventista Suas realizações redentoras no passado Seu ministério presente no santuário celestial Sua vinda futura

12 Reunindo-se com o Senhor Três doutrinas – Um denominador comum Reunião com Deus – Foco da adoração O Santuário é o foco da adoração adventista

13 A Adoração da Igreja deve Refletir a Adoração Celestial Um convite à adoração Adoração inspirada na santidade e majestade do Santuário celestial O senso da majestade divina revitaliza e enriquece o louvor e leva à verdadeira adoração

14 A Adoração do Santuário Celestial - Apocalipse Motivos para adoração das 24 anciãos: Seu poder criador (4:11) Seus feitos redentores (5:8-9) Vindicação dos remidos (11:17-18) Respostas dos anjos e dos remidos: Digno é o Cordeiro (5:11-12) Alegria pela salvação (7:9-12) Cântico de vitória (14:2-3) Vitória final sobre o pecado (19:1-3 e 6-8)

15 A Adoração do Santuário Celestial – Estrutura e Ordem Unidade, ordem e equilíbrio Foco não nos instrumentos, mas no motivo do louvor

16 Música Sagrada para um Lugar Sagrado Música no Templo não era baseada em gosto pessoal Nenhuma associação com entretenimentos populares O Sábado é santo, o Templo é santo; portanto a música deve ser santa

17 Quatro Lições da Música do Templo Respeitar e refletir a santidade do lugar de adoração O acompanhamento não pode suplantar a voz cantada Equilíbrio entre os aspectos emocional e intelectual A adoração deve ser reverente e expressar santidade

18 Reverência no Santuário de Deus Música afinada com a natureza sagrada da adoração prokuneo – Beijos para Deus Diferente da música de Babilônia Contraste com as atividades seculares

19 Parte III MÚSICA NA IGREJA NO CONTEXTO DO SEGUNDO ADVENTO

20 Adoração em Antecipação É força impulsionadora da adoração adventista A adoração do advento nos leva a: antegozar o céu transcender as realidades desagradáveis desta vida presente Acrescenta um senso de urgência Nos leva a nos encorajarmos mutuamente

21 Música do advento Representa um papel vital: no fortalecimento da fé na nutrição da esperança É o principal tema do Hinário Adventista Exemplos: A manhã de luz já está raiando (138) Vigiai, cristãos sinceros! (126) Servos de Deus, a trombeta tocai (134) Oh, que esperança, vibra em nosso ser (469)

22 Inspiração do advento O senso de proximidade deve inspirar a composição de novos hinos O desafio de atrair a geração jovem Hinos corretos teologicamente e musicalmente inspiradores

23 CONCLUSÃO Música na Igreja – Uma questão teológica O Sábado nos ensina a respeitar a distinção entre o sagrado e o secular O Santuário nos ensina que Deus deve ser adorado com grande reverência e respeito A Segunda Vinda deve ser a força motriz do estilo adventista da música na igreja Desafio - Reexaminar nossa base teológica para a escolha e execução de música


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