A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade, Inovação e Informação Emergente Profª. Débora Dado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade, Inovação e Informação Emergente Profª. Débora Dado."— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade, Inovação e Informação Emergente Profª. Débora Dado

2 Conhecendo a matéria: Ementa da Disciplina O conceito de criatividade e de empreendedorismo. Ferramentas de geração de idéias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Organizações do Conhecimento. Gestão do conhecimento e capital intangível. Informação estratégica. Difusão e segurança da informação estratégica. 17/10/2013

3 Planejamento das Aulas: 8 encontros 17/10 – Conceitos e debates: criatividade e empreendedorismo 24/10 – Inovação, ferramentas de geração de idéias: Kanvas / Metáfora / Brainstorming / Scamper/ Cenários / Técnica dos 6 Chapéus /ETC /10 – Processo de Inovação e Cultura Organizacional 07/11 – Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento 14/11 – Capital Intangível, Informação Estratégica e Segurança da Informação 21/11 – Apresentação de Seminários (2 grupos) 28/11: Apresentação de Seminários (2 grupos) 05/12: Avaliação Final (prova)

4 Critérios de Avaliação Forma de Avaliação: a) Seminários sobre temas específicos com nota máxima = 3 b) Prova /avaliação final com nota máxima = 7 21/11 – apresentação dos trabalhos em grupo: 2 grupos de 4 pessoas Processo Criativo – dimensão Individual e Organizacional Cases de Inovação: processos / produtos / mercado / disruptiva / etc. 28/11 – apresentação dos trabalhos em grupo: 2 grupos de 4 pessoas; Empresas Inovadoras: principais cases e características da cultura e gestão da inovação A competitividade e a globalização: tendências na inovação e força de trabalho 05/12 – avaliação final = prova;

5 Viver onde vive Trabalhar onde trabalha Tirar férias e ir para... Buscar as notícias que busca.... Seus Motivadores...

6 O Que é Criatividade ?

7 O que é Criatividade? É uma função do Cérebro

8 O que é Criatividade? É olhar o que todo mundo olha e ver o que ninguém viu

9 Criatividade Genialidade

10 Criatividade = Simplicidade

11 O Que é Criatividade ? É um processo que envolve o cérebro como um todo; implica a habilidade de desafiar suposições, reconhecer padrões, ver de novas maneiras, fazer conexões, arriscar- se, e agarrar a oportunidades. Walter Hermann

12 Conhecim ento Habilidades Motivação CRIATIVIDADE *Teresa Amabile Os Componentes da Criatividade*

13 ... É a capacidade de olhar a mesma coisa que todos os outros, mas ver algo diferente. ( Thompson, 1995 ) é o processamento de experiências anteriores de forma única Criatividade: conceitos

14 São afetados pelas crenças sobre criatividade!!! Lembra dos Motivadores.... ?

15 A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE No Japão, segundo Alencar (1990), são significativamente trabalhados a fantasia e o jogo imaginário, considerados de fundamental importância para o desenvolvimento psicológico da criança. Neste país, as artes são consideradas de vital importância, sobretudo durante os anos de pré-escola, onde são desenvolvidas através de jogos, canções, leituras, participação e elaboração de peças teatrais. Este fator tem sido apontado como um dos responsáveis pela inexistência de problemas de aprendizagem e pela quase total inexistência de analfabetos no Japão.

16 Em contrapartida, na sociedade ocidental, existem barreiras mais ou menos enraizadas à expressão da criatividade. A fantasia e a reflexão são consideradas perda de tempo.... A valorização do lógico e do raciocínio, em detrimento do sentimento e da intuição, e a ênfase exagerada na resposta correta e na solução conhecida, ou no fato certo, constituem obstáculos ao desenvolvimento da criatividade, principalmente a atitude de resistência a mudanças. A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE

17 No Brasil, o que também observamos, é que muitos desconhecem que o potencial presente no ser humano é imenso, que tem sido utilizado de forma muito limitada, permanecendo muitas capacidades inibidas e bloqueadas por falta de estímulo, de encorajamento, de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento..... A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE

18 Schiff (1982), por exemplo, em seu livro 'A inteligência desperdiçada - desigualdade social e injustiça escolar', chama a atenção não apenas para o desperdício de possibilidades humanas em função de uma organização social e escolar que visa a desencorajar aqueles que refletem, se questionam e questionam os outros, mas também ao desperdício das possibilidades intelectuais, sobretudo dos alunos provenientes das classes populares, em função de uma visão pessimista dos recursos e possibilidades de cada indivíduo e especialmente daqueles provenientes de família de baixa renda." (ALENCAR, 1990)

19 E agora José???? Radiância

20

21

22 A CULTURA DO DESAFIO... Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos. (Sir Edmund Hillary Primeiro homem a escalar o Mte Everest )

23 Empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade. Empreendedorismo "é um fenômeno cultural, expressão dos hábitos, práticas e valores das pessoas(*), sendo necessário esclarecer que o seu objeto de estudo não é a empresa, e sim o Empreendedor, podendo abranger as seguintes dimensões:

24 EMPREENDEDORISMO ESTÁ RELACIONADO COM... # A criação de empresas; # Geração do auto-emprego (autônomos); # Intra-empreendedorismo (quando o empregado assume a sua dimensão empreendedora); # Empreendedorismo Comunitário (compromisso com o meio social, a ética e a cidadania); # Políticas Públicas.

25 EMPRESÁRIO X EMPREENDEDOR "Empresário" é a condição jurídica do indivíduo que foi aos órgãos públicos e registrou uma empresa no seu nome, enquanto que o "empreendedor" é a expressão de um conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário direcionando-o com mais eficiência rumo aos seus objetivos. EMPREENDEDORISMO

26 O grande desafio pessoal: o que você espera de você? EMPREENDEDORISMO Apesar de ninguém poder adivinhar se uma empresa vai ou não dar certo, o sucesso empresarial não é um jogo de azar, que depende do acaso. Se fossemos compará-lo com um jogo, seria como um jogo de xadrez. Neste caso, a vitória dependerá da sua habilidade de planejar e utilizar estratégias. Por sua vez, as estratégias serão resultado do seu conhecimento sobre o jogo, sobre o seu adversário e, é claro, sobre você mesmo.

27 "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa.Joseph SchumpeterDestruição criativa Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.

28 O Empreendedor é alguém que sabe onde, quando e como chegar na busca da sua realização pessoal, de sua família, empresa ou comunidade e, uma vez definidos os seus sonhos, ele os projeta com um horizonte futuro de aproximadamente 15 anos. O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR

29 Mas o Empreendedor não é um sonhador inconseqüente. A partir da sua visão de futuro ele elabora todo um planejamento que permita criar as condições necessárias à efetiva realização dos seus projetos de vida, seja no aspecto pessoal, familiar, profissional, acadêmico ou empresarial. Neste momento são estabelecidas as metas a serem alcançadas para daqui a dez anos, cinco anos, um ano, seis meses, um mês e... para o dia seguinte.

30 O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR Entre muitas qualidades pessoais de um empreendedor, destacam-se as seguintes: a) iniciativa; b) visão; c) coragem; d) firmeza; e) decisão; f) atitude de respeito humano; g) capacidade de organização e direção.

31 EMPREENDEDORISMO O QUE É SER EMPREENDEDOR ? Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: "Por quê?" Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Por que não? Bernard Shaw

32 O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR As palavras de Bernard Shaw traduzem com força e elegância poéticas a essência do espírito empreendedor, enquanto a precisão acadêmica do estudioso Louis Filion define o empreendedor como como a pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Quaisquer que sejam as fontes de informação sempre encontraremos a figura do Empreendedor relacionada a alguém inovador, inquieto, criativo, planejador e sempre de olho no futuro:

33 O processo empreendedor Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos

34 PESSOAS OPORTUNIDADE RECURSOS Sociedade Governo Cultura Economia Legislação Negócios Tecnologia Educação Bancos Angels Capital de risco Infra-estrutura © Copyright Babson College, 2001 Mercado de capitais

35 Processo empreendedor (modelo de Timmons) Recursos Equipe Oportunidade Criatividade Liderança Comunicação Ambiguidade Incerteza Forças externas Mercado de capitais Fits and Gaps business plan © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

36 Sempre haverá um momento em que a porta se abrirá e deixará o futuro entrar! (Graham Greene)


Carregar ppt "Criatividade, Inovação e Informação Emergente Profª. Débora Dado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google