A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes: Matheus Cinel, Verônica Zanuzo e Victor Palma Turma:231 Projeto: Vertebrados e Cia BIOLOGIA COLÉGIO FRANCISCANO SANTANNA SANTA MARIA – RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes: Matheus Cinel, Verônica Zanuzo e Victor Palma Turma:231 Projeto: Vertebrados e Cia BIOLOGIA COLÉGIO FRANCISCANO SANTANNA SANTA MARIA – RS."— Transcrição da apresentação:

1 Componentes: Matheus Cinel, Verônica Zanuzo e Victor Palma Turma:231 Projeto: Vertebrados e Cia BIOLOGIA COLÉGIO FRANCISCANO SANTANNA SANTA MARIA – RS

2 FILO: Chordata CLASSE: Mammalia ORDEM: Primatas FAMILIA: Callithrichidae NOME CIENTIFICO: Callithrix jacchus OUTROS NOMES: Saguim comum; sagüim, sauim, xauim, sauí, soim, massau, tamari, mico, miquinho. COMPRIMENTO: até 30 cm, mais de 35 cm de cauda. PESO: até 240 g TEMPO DE VIDA: até 20 anos.

3 Vivem nas selvas da América do Sul e América Central, são encontrados desde a Zona do Canal, no Panamá, até o Estado do Paraná. Os grandes centros de distribuição das espécies são a floresta amazônica e a floresta atlântica. Poucas espécies existem nos cerrados do Brasil Central.

4 Os saguis detestam o frio. Costumam juntar pedaços de panos em sua gaiola e fazem ninhos onde possam se abrigar.

5 São receptivos em contato com o homem. Os filhotes adoram se esconder nos cabelos e perambular pelos ombros. Os Saguis, como as formigas, vivem em grupos comandados por um casal e têm toda uma organização social. Não mudam de parceiros e disputam a liderança com lutas violentas. Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 3 anos.

6

7 Seu período de gestação é de aproximadamente dias. Algumas semanas antes de dar à luz as fêmeas ficam menos ativas, parem geralmente gêmeos. O chefe da família tem a obrigação de cuidar dos filhos. Pequenininho, o sagui se agarra no peito do pai e só volta para junto da mãe na hora de mamar. Com 30 dias de vida, os filhotes começam a comer, normalmente mamam até os seis meses.

8 A fêmea pode cruzar dois dias após o parto, procriando a cada 6 meses. A família compreende quatro gêneros e cerca de trinta e cinco espécies. Os saguis, que pertencem aos gêneros Callithrix e Cebuella. Variam de cor, do branco puro ao negro. Chegam a medir 20 cm e o menor deles, o Sagui leãozinho, tem apenas 11 cm.

9 Sua alimentação deve ser variada e constar frutos, sementes de girassol, legumes e ovos. Em liberdade caçam insetos, dos quais são grandes apreciadores.

10 As principais causas da extinção dos saguis são: DESMATAMENTO: esses animais dependem dessas florestas, desmatando eles ficam sem casa, o que facilita a captura. TRÁFICO DE ANIMAIS: traficantes retiram esses animais da floresta, e vende eles nas estradas, isso é comum nas rodovias de MG e BA

11

12 A polícia apreendeu 30 saguis com um idoso, por volta das 21h de ontem(19 outubro de 2010), na Estação Rodoviária de Porto Alegre. O homem de 74 anos, que carregava os animais presos em duas gaiolas escondidas em mochilas, foi abordado por um policial militar quando esperava um ônibus para Uruguaiana. O idoso e os macacos foram levados para a sede da Polícia Federal, na Avenida Ipiranga, bairro Azenha. Os animais seriam levados para a Argentina, identificado como um uruguaio com residência em Porto Alegre, o preso seria autuado nos crimes de receptação ambiental. Seguiria, ainda na madrugada, para o Presídio Central.

13

14 ONG: Projeto Sagui Residente em Porto de Galinhas a mais de trinta anos o ambientalista e empresário David Araujo, após muito pesquisar resolveu montar o Projeto Sagui como uma extensão do Projeto Recicle um trabalho que já é realizado e reconhecido a vários anos na cidade do Ipojuca.

15 Família

16 Sagui não é animal de estimação ressalta David, embora a comercialização de animais silvestres seja prevista na lei, em alguns casos, "É comum as pessoas comprarem sagui como bicho de estimação e eles não se adaptarem e os donos se livrarem deles". É uma compra equivocada. Quando adultos, eles mordem e tornam-se vítimas e transmissores de doenças humanas. Além disso, há o problema do tráfico de animais. Quem compra também infringe a lei. (Projeto Sagui)

17

18 m m

19


Carregar ppt "Componentes: Matheus Cinel, Verônica Zanuzo e Victor Palma Turma:231 Projeto: Vertebrados e Cia BIOLOGIA COLÉGIO FRANCISCANO SANTANNA SANTA MARIA – RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google