A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia 1."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia 1

2 Apresentado Karl Marx Prof. Everton da Silva Correa 2

3 Karl Einrich Marx (Trier, Prússia, 5 de maio de 1818 – 14 de março de 1883) 3

4 Titãs Comida 4

5 Pequena biografia Karl Marx foi um economista político, sociólogo e revolucionário alemão. É considerado um dos fundadores da sociologia. As ideias de Marx foram tão controversas como influentes. Na sociologia, pode-se dizer que todos os que vieram depois tiveram, de alguma forma, que dialogar com suas teorias – seja para criticá-las, seja para apoiá-las. Uma de suas obras mais conhecidas é o Manifesto comunista, originalmente intitulado Manifesto do Partido Comunista, escrito em parceria com Friedrich Engels, que foi publicado em 1848 e se tornou um marco para o chamado socialismo científico. 5

6 Friedrich Engels (direita) (Barmen, Prússia, 28 de novembro de 1820 – 5 de agosto de 1895) 6

7 Pequena biografia 7 Engels foi um pensador social e filósofo alemão. Oriundo de uma família abastada, aos 22 anos foi para Manchester, na Inglaterra, trabalhar em uma empresa têxtil da qual seu pai era acionista. Escreveu os livros A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845) e A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884). Engels também teve uma longa parceria com Karl Marx, com quem escreveu o Manifesto comunista.

8 8 Toda a história até os nossos dias é a história da luta de classes. (Karl Marx)

9 Da cooperação à propriedade privada 9 Marx vê a sociedade – e também a natureza – como uma composição entre o novo e o velho, entre forças contrárias que se complementam e cooperam umas com as outras, mas também se enfrentam. (Dialética) Para Marx, a história da humanidade é a história desse embate constante entre o velho e o novo, entre os interesses dos que já foram e dos que ainda estão por vir.

10 10 Pensar a sociedade humana como fruto da cooperação e enfrentamento significa dizer que nada é estático. Mas o que realiza essas mudanças? O Trabalho. Isto é, nós não apenas nos adaptamos às condições ecológicas, mas interferimos na natureza por meio do trabalho – para o bem e para o mal.

11 Os desdobramentos No processo de transformação criativa da natureza, os seres humanos foram sofisticando suas ferramentas e sua maneira de trabalhar, e com isso foram se tornando capazes de produzir mais. O que fazer com esse mais? Em algum momento da história da humanidade, alguns decidiram se apropriar desse excedente em detrimento dos demais. Esse seria o princípio da propriedade privada.

12 Comparando... Jean-Jacques Rousseau 12 O primeiro que, tendo cercado um terreno, atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastantes simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, houvesse gritado aos seus semelhantes: Evitai ouvir esse impostor. Estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e que a terra não é de ninguém! (ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, 1754).

13 Na próxima aula As classes sociais (proletariado); Teoria e prática (Socialismo e comunismo).

14 14 FIM


Carregar ppt "Sociologia 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google