A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeídos. Nomenclatura de aldeídos de cadeia normal O bom uísque você conhece no dia seguinte. Essa vodca você pode beber sem medo do amanhã cedo. Essas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeídos. Nomenclatura de aldeídos de cadeia normal O bom uísque você conhece no dia seguinte. Essa vodca você pode beber sem medo do amanhã cedo. Essas."— Transcrição da apresentação:

1 Aldeídos

2 Nomenclatura de aldeídos de cadeia normal O bom uísque você conhece no dia seguinte. Essa vodca você pode beber sem medo do amanhã cedo. Essas frases, usadas em propagandas de bebidas alcoólicas, referem-se à dor de cabeça que algumas bebidas causam.

3 O principal responsável pela ressaca no dia seguinte ao que se bebe é uma substância chamada etanal

4 O etanal pertence ao conjunto de substâncias conhecidas como aldeídos que se caracterizam pela presença do grupo CARBONILA na EXTREMIDADE da molécula ou CHO

5 O grupo é chamado de formila, aldoxila ou carbonila. Pode ser abreviada por

6 Os automóveis a álcool emitem um pouco de etanal, responsável pelo cheiro ruim durante a partida. Outro aldeído famoso é o metanal, vendido com o nome de formol.

7 O formol é usado na conservação dos tecidos de animais e cadáveres humanos para estudos em biologia e medicina. O formol é o nome dado a solução do metanal com água na proporção de 40%.

8 Nomenclatura Oficial Para dar nome aos alde í dos, de acordo com as regras da IUPAC, procedemos como fizemos com os á lcoois, s ó que usando o prefixo al Sufixos Indica que o composto é um o Hidrocarboneto ol Á lcool al Alde í do

9 CHO

10 Perceba que o carbono do grupo aldeído também é levado em conta no número total de carbonos e que a dupla ligação entre o oxigênio e o carbono não está na cadeia. Por esse motivo, não se utiliza o intermediário en e sim an

11 Essa regra tem as suas exceções, é o caso do benzaldeído, responsável pelo cheiro característico da amêndoa O benzaldeído possui odor de amêndoa. Ele pode ser extraído de amêndoas amargas e, por esse motivo,é conhecido como óleo de amêndoas amargas.

12 Cinemaldeído( ou aldeído cinâmico) é o nome usual do 3- fenil propenal. Trata- se da substância responsável pelo odor característico da canela, que é a casca odorífera de uma árvore, muito utilizada como especiaria.

13 O Citral é outro aldeído de odor característico. Trata-se de um dos responsáveis pela fragância característica do limão

14 Nomenclatura de aldeídos de cadeia ramificada Deve-se primeiro encontrar a cadeia principal A numeração da cadeia principal tem de ser feita começando pela extremidade do grupo -CHO,a prioridade é dada ao grupo – CHO, e não as ramificações

15 H 3 C CH CH C CH 3 2,3-dimetil-butanal 1234 O H CHO


Carregar ppt "Aldeídos. Nomenclatura de aldeídos de cadeia normal O bom uísque você conhece no dia seguinte. Essa vodca você pode beber sem medo do amanhã cedo. Essas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google