A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinemática. Você esta em movimento agora? Sim? Ou Não?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinemática. Você esta em movimento agora? Sim? Ou Não?"— Transcrição da apresentação:

1 Cinemática

2 Você esta em movimento agora? Sim? Ou Não?

3

4

5

6

7 EX 2: Em relação à Terra arco de parábola Em relação ao avião segmento de reta

8 Movimento Uniforme Cinemática

9 Definição

10 Representação Gráfica da Velocidade em Função do Tempo Movimento Progressivo

11 Representação Gráfica da Velocidade em Função do Tempo Movimento Retrógrado

12 Função Horária do Espaço

13 Entendendo a equação s = s 0 + vt (SI)S 0 (m)V (m/s)Sentido do movimento s = t s = t s = t s = 8t s = -2 - t s = -20t

14 Representação Gráfica do Espaço em Função do Tempo

15

16 Unidades fundamentais Divide 3,6 multiplica 3,6 Km/h m/s

17 Página 15 P12) O gráfico adiante mostra como varia a velocidade de um móvel, em função do tempo, durante parte de seu movimento.

18 A) Esfera que desce por um plano inclinado e continua rolando por um plano horizontal. B) Criança deslizando num escorregador de um parque infantil. C) Fruta que cai de uma árvore D) Composição de metrô, que se aproxima de uma estação e para. E) Bala no interior de um cano de arma, logo após disparo.

19 Movimento uniformemente variado Quando a velocidade varia uniformemente com o tempo, isto é, varia de quantidades iguais em intervalos de tempos iguais. LEMBRE-SE Aceleração constante

20 Classificação do movimento Acelerado Velocidade aumenta em módulo Velocidade e aceleração sinais = Retardado Velocidade diminui em módulo. Velocidade e aceleração sinais

21

22 Equações do MUV

23 MOVIMENTO UNIFORME VARIADO Gráfico espaço em função do tempo

24 Gráfico Velocidade em função do tempo V Retrógrado Acelerado Progressivo Retardado t Aceleração negativa Área = X

25 E(12) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem? Pão com ovo!!!

26

27 Queda Livre Queda livre é o movimento somente sobre a ação da gravidade, sem considerar a resistência de ar. g = 10 m/s 2 A gravidade sempre aponta para baixo.

28 Lançamento de baixo para cima X+ Vo g = -10 m/s 2

29 Página 16 E3) Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência: I – Mantenha uma régua ( com cerca de 30cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior. II – a pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá- la. III – sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda.

30 O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação. A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a Distância percorrida pela régua durante a queda (m) Tempo de reação (segundo) 0,300,24 0,150,17 0,100,14 M a m ã o c o m a ç ú c a r ! ! !

31 A)Energia mecânica da régua aumenta, o que faz cair mais rápido. B)Resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade C)Aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado D)Força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado. E)Velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.

32 (ENEM 2013)Em um dia sem vento ao saltar de um avião um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrisagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista durante o movimento de queda.

33

34 Vetores * Características: Módulo ou intensidade Direção Sentido Para onde?

35 Soma geométrica A resultante vetorial é dada da origem do 1º vetor para a extremidade do último. a b c R

36 Decomposição Vetorial y a X

37 Página 23 P11) Dois automóveis, M e N, inicialmente a 50Km de distância um do outro, deslocam-se com velocidades constantes na mesma direção e em sentidos opostos. O valor da velocidade de M, em relação a um ponto fixo da estrada, é igual a 60Km/h. Após 30 minutos, os automóveis cruzam uma mesma linha da estrada. Em relação a um ponto fixo da estrada, a velocidade de N tem o seguinte valor, em quilômetros por hora: A)40 C) 60 B)50 D) 70

38 Lançamento oblíquo

39 Explicação gráfica:

40

41

42 Movimento parcial na dire ç ão vertical (eixo Y)

43 Página 29 P5) Uma caminhonete move-se, com aceleração constante, ao longo de uma estrada plana e reta, como representado na figura: A seta indica o sentido da velocidade e o da aceleração dessa caminhonete. Ao passar pelo ponto P, indicado na figura, um passageiro, na carroceria do veículo, lança uma bola para cima verticalmente,em relação a ele. P

44 Despreze a resistência do ar. Considere que, nas alternativas a seguir, a caminhonete está representada em dois instantes consecutivos. Assinale a alternativa em que está melhor representada a trajetória da bola vista por uma pessoa, parada, no acostamento da estrada. D o c e d e b a t a t a d o c e ! ! !

45

46 P6) Clarissa chuta, em sequência, três bolas – P, Q e R -, cujas trajetórias estão representadas nesta figura: Sejam Tp, T Q e T R os tempos gastos, respectivamente, pelas bolas P, Q e R, desde o momento do chute até o instante em que atingem o solo. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que A) T Q > Tp = T R C) T Q > T R > T P B) T R > T Q = Tp. D) T R > T Q > T P C a f é c o m b i s c o i t o ! ! !

47 Q P R

48 Página 29 P10) Um projétil de massa 100g é lançado obliquamente a partir do solo, para o alto, numa direção que forma 60° com a horizontal com velocidade de 120m/s, primeiro na Terra e posteriormente na Lua. Considerando a aceleração da gravidade da Terra o sêxtuplo da gravidade lunar, e desprezíveis todos os atritos nos dois experimentos, analise as proposições a seguir: C a f é c o m l e i t e ! ! !

49 I – A altura máxima atingida pelo projétil é maior na Lua que na Terra. II – A velocidade do projétil, no ponto mais alto da trajetória, será a mesma na Lua e na Terra. III – O alcance horizontal máximo será maior na Lua. IV – A velocidade com que o projétil toca o solo é a mesma na Lua e na Terra.

50 F3) Uma partícula é lançada do alto de um prédio com uma velocidade inicial de módulo igual a Vo. Como ilustrado na figura, os instantes To, T1 e T3 correspondem, respectivamente, ao instante em que a partícula é lançada, ao instante em que a partícula atinge a altura máxima e ao instante imediatamente antes da partícula atingir o solo. Desprezando qualquer tipo de força dissipativa, é correto afirmar:

51 To T1 T2 T3

52 A) O vetor velocidade da partícula no instante t2 é igual a Vo B) O tempo que a partícula leva para ir do instante To ao instante T1 é igual a metade do tempo que a partícula leva para ir do instante To ao instante T3 C) A componente horizontal da velocidade da partícula possui o mesmo módulo em todos os instantes de tempo ilustrados na figura. D) O módulo da velocidade da partícula no instante T1 é nulo.


Carregar ppt "Cinemática. Você esta em movimento agora? Sim? Ou Não?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google