A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Page 1 Caso Fanor 16 de Outubro de 2009 Carlos Filgueiras (Degas) Fanor - Faculdades Nordeste

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Page 1 Caso Fanor 16 de Outubro de 2009 Carlos Filgueiras (Degas) Fanor - Faculdades Nordeste"— Transcrição da apresentação:

1 Page 1 Caso Fanor 16 de Outubro de 2009 Carlos Filgueiras (Degas) Fanor - Faculdades Nordeste

2 Page 2 Mercado Brasileiro de Ensino Superior Evolução da relação Oferta/Demanda – 2000/2006

3 Page 3 Number of Post-Secondary Institutions with less than 500 students(2005) Fonte: INEP / Hoper / Credit Suisse report on Anhanguera, April 18th, 2007 # de Instituições em 2005: 1934 privadas publicas = 2165 Mercado Brasileiro de Ensino Superior Fragmentação promovendo consolidação

4 Page 4 % = Enrollment in Higher Education / 18 to 24 year-old population (2005) Source: INEP / Hoper / Credit Suisse report on Anhanguera, April 18th, 2007 Mercado Brasileiro de Ensino Superior Baixo número de jovens matriculados comparado aos pares

5 Page Fundação da Fanor em Fortaleza Início da reestruturação da Fanor e construção de plataforma Má gestão gera problemas financeiros e de reputação à Fanor Fanor adquire AREA1 e FTE em Salvador Fanor recebe recursos de 2 fundos de investmento Expansão NE é iniciada Fanor adquire Ruy Barbosa em Salvador Fundação e problemas Resolução de problemas e construção de plataforma Expansão Mudança da Fanor para o campus Dunas Aliança com NE Empreendedor / PCP Linha do tempo

6 Page 6 Em 2004, foi dado um choque de gestão e preparação da mesma para o crescimento IES gerida sem foco em geração de valor ou resultados Divisão de poder entre sócios, que também ocupavam posições na empresa Resultados financeiros negativos, com custos crescentes e mensalidades decrescentes Operação sem diferenciais claros, que gerassem sustentabilidade ao modelo a médio longo prazos Operação sem fins lucrativos Antes de 2004, a Fanor era uma faculdade típica, com vários problemas Sócios locais afastados da gestão. Alguns, afastados do quadro societário Construção de time de profissionais, com excelente bagagem em suas áreas de atuação Criação de programas de remuneração variável, stock options, etc Criação de conselho de administração Desenho e implantação de projeto para transformação da Fanor em plataforma para crescimento nas regiões N e NE do Brasil Aliança com NE Empreendedor / PCP Reestruturação da Fanor – 2004/2006

7 Page 7 S SE CO N NE Fortaleza São Luis João Pessoa Natal Recife Salvador Belém Teresina Maceió Aracaju Aliança com NE Empreendedor / PCP Modelo regional permitindo maior integração

8 Page 8 Motivos Recursos financeiros para recuperar o tempo perdido Consolidar o processo de profissionalização da companhia Apoio no dia a dia da empresa e decisões estratégicas Agregar know-how em fusões e aquisições Criar networking com investidores, mercado financeiro, gestores Trazer marca forte que valorizasse a Fanor e seu management Processo Conversas com cinco potenciais investidores. Dois deles decidiram evoluir nas conversas Pontos Favoráveis Faculdade já criara modelo escalável para crescimento IES já contava com um grupo de gestores diferenciados Baixa competividade no mercado alvo da Fanor Pontos Desfavoráveis Tamanho da operação Localização Histórico recente de perdas Aliança com NE Empreendedor / PCP Busca de um sócio

9 Page 9 Gestão Acadêmico Práticas de Negócio Marketing Colocação Profissionais de mercado, experiência em educação Stanford, USP, Phds, Ibmec, outros Deloitte, Coca-Cola, MEC (CONAES), grandes universidades Currículo baseado em aprendizagem ativa (experiences, PBL, cases) Currículo eficiente, maximizando número de alunos por sala Currículo modular, terminalidade Gestão por objetivos (remuneração variável), ESO Balanços auditados, governança corporativa ERP, manuais de procedimento, Bis, ABC, OBZ Trabalho de posicionamento claro Fortes campanhas de comunicação Aquisição de clientes a partir de escolas e empresas (feeders) Implementação de departamento de carreiras, similar ao de universidades americanas > 85% alunos empregados na graduação A Fanor Hoje Práticas de gestão

10 Page 10 A Fanor Hoje Resultados e projeções

11 Page 11 O Case Fanor Exit com DeVry

12 Page 12 OBRIGADO! Carlos Filgueiras (Degas) Fanor - Faculdades Nordeste


Carregar ppt "Page 1 Caso Fanor 16 de Outubro de 2009 Carlos Filgueiras (Degas) Fanor - Faculdades Nordeste"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google