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A Adoração no Ministério Levítico

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Apresentação em tema: "A Adoração no Ministério Levítico"— Transcrição da apresentação:

1 A Adoração no Ministério Levítico
Levi de Paula Tavares Baseada no capítulo 7 do livro O Cristão e a Música Rock—Um Estudo dos Princípios Bíblicos da Música, de autoria do Dr. Samuelle Bacchiocchi Disponível no site

2 Como era a música? Muitos acreditam que a música produzida por instrumentos de percussão e acompanhados por dança eram comuns nos serviços religiosos. Por conseguinte, defendem que alguns estilos de música rock e danças são apropriados para os cultos na igreja hoje. Um estudo cuidadoso da função da música do Velho Testamento revela o contrário. No Templo os músicos pertenciam a um clero profissional, só tocando em ocasiões restritas e especiais, e usavam alguns poucos instrumentos musicais específicos.

3 Princípios eternos O que foi verdade para o templo foi, também, depois na sinagoga e na igreja primitiva. Na verdade, ao estudarmos a adoração no ministério levítico do Templo, o que buscamos não é tanto determinar a forma do ritual ou a liturgia do serviço levítico, mas sim o princípio que baseava a adoração. Em seguida, tentaremos aplicar este princípio aos nossos dias.

4 A Instituição do Ministério
Quando o ministério levítico foi instituído, estavam ocorrendo alterações profundas na sociedade israelita Ocorreu uma transição da vida nômade, tribal, para uma monarquia estável. Anteriormente, a adoração era feita, por famílias, sob a direção do chefe do clã. A construção do templo criou novas necessidades litúrgicas.

5 Como era antes? Antes desta época as referências sobre música estavam principalmente com as mulheres que cantavam e dançavam ao celebrarem eventos especiais. Miriam na vitória sobre os egípcios no Mar Vermelho - (Êxodo 15:20-21). As mulheres tocaram e dançaram pela conquista de Davi (I Samuel 18:6-7) A filha de Jefté - (Juízes 11:34).

6 Davi organiza o ministério
O livro de Crônicas descreve com detalhes consideráveis como Davi organizou o ministério musical dos Levitas. De acordo com o primeiro livro de Crônicas, Davi organizou esse ministério em três estágios: Transporte da Arca até Jerusalém Ministração diante da Arca Implantação do ministério levítico no Templo

7 Primeiro Estágio Ordenou aos chefes das famílias levíticas que designassem uma orquestra e um coro para acompanharem o transporte da arca até a tenda em Jerusalém (I Crônicas 15:16-24).

8 Segundo Estágio Ocorreu depois que a arca foi colocada em segurança na tenda preparada em seu palácio (I Crônicas 16:1). Davi organizou a apresentação regular de música coral na hora das ofertas queimadas com os corais posicionados em dois locais diferentes (I Crônicas 16:4-6, 37-42). Um coro se apresentava sob a liderança de Asafe diante da arca em Jerusalém (I Crônicas 16:37-38), e o outro sob a liderança de Hemã e Jedutun diante do altar em Gibeon (I Crônicas 16:39-42)

9 Terceiro estágio Aconteceu no final de seu reinado quando ele planejou o serviço musical elaborado que seria realizado no templo que Salomão construiria (I Crônicas 23:2 a 26:32). um grupo de Levitas como artistas em potencial (I Crônicas 23:5). um coro levítico profissional com 288 componentes (I Crônicas 25:6-7). Os levitas músicos correspondiam a mais de dez por cento dos levitas (I Crônicas 23:3)

10 Cuidados no planejamento
Para assegurar que não haveria nenhuma confusão ou conflito entre o ministério sacrifical dos sacerdotes e o ministério musical dos levitas, Davi delineou, cuidadosamente, a posição, o grau, e a extensão do ministério dos músicos A atuação dos levitas era subordinada aos sacerdotes (I Crônicas 23:28). Havia controle litúrgico e teológico do que era apresentado Havia escalas definidas e agendadas (I Crônicas 23:30-31). Não havia “convite especiais”

11 Um ministério próspero
O ministério de música no templo foi próspero por várias razões, as quais são pertinentes para a música da igreja hoje. Há vários motivos práticos pelos quais este ministério prosperou, além da aprovação divina. Estas razões podem nos fornecer bases para o estabelecimento de um ministério sólido hoje em dia. Vamos analisar cinco aspectos: Maturidade musical Espiritualidade Dedicação Comprometimento Sustentação

12 Maturidade musical Os músicos levitas eram maduros e musicalmente treinados. O coro era constituído de no mínimo doze cantores adultos, do sexo masculino e com idades entre trinta e cinqüenta anos (I Crônicas 23:3-5). Lemos em I Crônicas 15:22 que “Quenanias, o chefe dos levitas, ficou encarregado dos cânticos; essa era sua responsabilidade, pois ele tinha competência para isso”. (NVI). Todos os componentes do coro principal (288) eram “mestres”, ou seja, tinham capacidade de instruir a outros (I Crônicas 25:7). Fontes rabínicas relatam que o treinamento musical de um cantor levítico levava pelo menos cinco anos de preparação intensiva.

13 Maturidade Musical O conceito de habilidade musical é mencionado várias vezes na Bíblia, além de I Crônicas 25:7: (I Samuel 16:18; II Crônicas 34:12; Salmos 137:5). Paulo também faz menção a isto quando disse: “cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” (I Coríntios 14:15, NVI). O princípio bíblico é que os líderes da música devem ter um entendimento musical maduro, especialmente hoje, quando vivemos numa sociedade de uma cultura elevada. A capacidade técnica é necessária para um louvor perfeito.

14 Espiritualidade Eles foram separados e ordenados para esse ministério como o foram os outros sacerdotes. Davi disse: “santificai-vos, vós e vossos irmãos. . . Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas” (I Crônicas 15:12, 14). Foi entregue aos músicos levitas o sagrado encargo de ministrarem, continuamente, diante do Senhor (I Crônicas 16:37). O princípio aqui é que a verdadeira adoração não é possível sem comunhão pessoal.

15 Dedicação Os músicos levitas eram trabalhadores em tempo integral.
Eles moravam no templo e dedicavam-se unicamente à música e a adoração (I Crônicas 9:33). O princípio é que os ministros da música deviam estar dispostos a trabalhar diligentemente no preparo da música necessária para o culto de adoração.

16 Comprometimento Os músicos levitas não eram artistas cantores convidados para entreter as pessoas no templo. Eles eram os ministros da música. “Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do Senhor, e celebrar, e louvar, e exaltar o Senhor, Deus de Israel” (I Crônicas 16:4). O princípio é que o ministério da música era (e deve ser) uma parte vital na experiência de adoração do povo de Deus.

17 Sustentação Os músicos levitas eram pagos com os mesmo dízimos que eram dados para o sustento do sacerdócio (Números 18:24-26; Neemias 12:44-47; 13:5, 10-12). Isto é um sinal da importância deste ministério. O princípio bíblico é que o trabalho do ministro da música deveria ser um ministério apoiado pela renda do dízimo da igreja.

18 Sustentação - Observações
O princípio bíblico visto anteriormente refere-se a “ministros consagrados”, ou seja obreiros. Os levitas eram selecionados, contratados, e viviam no templo durante seu período de preparo. Depois de preparados, exerciam suas funções no templo, de acordo com as diretrizes do templo. A sustentação financeira através dos recursos do dízimo não se aplica aos auto-intitulados “ministros do louvor”, que buscam ganhos financeiros pelo uso do dom da música, mas que não aceitam as diretrizes da liderança. É razoável supor que, se uma pessoa leiga se oferece para ajudar no programa musical de uma igreja local, tal serviço não precisa ser remunerado.

19 Resumindo O ministério da música no templo foi conduzido por levitas experientes e maduros, que foram treinados musicalmente, preparados espiritualmente, apoiados financeiramente, e servidos pastoralmente. Ministrar musicalmente no Velho Testamento era um grande privilégio e um serviço de muita responsabilidade. Isto ainda é verdade no ministério da música em nossos dias. Em um senso muito real nós somos os levitas do Novo Testamento. Assim, estes princípios, que foram estabelecidos por Deus para o sacerdócio levítico, deveriam ser observados como diretrizes válidas para os líderes da música numa igreja do Novo Testamento

20 Uso de Instrumentos Musicais
Davi criou vários instrumentos para a adoração (I Crônicas 23:5; II Crônicas 7:6). Estes instrumentos não são descritos e, portanto, não se conhece detalhes deles. Dos instrumentos conhecidos, foram aceitos para a adoração no serviço do Templo: Trombetas (instituídas por Deus por intermédio de Moisés – Números 10:2) Címbalos, alaúdes, e harpas (Instituídos por Davi - I Crônicas 15:16; 16:5-6).

21 Três grupos de instrumentos
Sopro: Trombetas Cordas: Alaúdes e harpas Percussão: Címbalos

22 Utilização das trombetas
Eram utilizadas para conclamação ou chamamento da assembléia. Também eram utilizadas como alarme de guerra Indicavam o início das celebrações, bem como momentos especiais dentro do ritual. Ver Levítico 23:24; 25:9; Números 29:1; I Crônicas 16:6, 42; Esdras 3:10; Neemias 4:18; 12:35, 41

23 Utilização dos alaúdes e harpas
Eram chamados “instrumentos de música” (II Crônicas 5:13) ou “os instrumentos para os cânticos de Deus” (I Crônicas 16:42). Sua função era acompanhar os cânticos de louvor e ação de graças ao Senhor (I Crônicas 23:5; II Crônicas 5:13). Eram executados pelos próprios cantores, que acompanhavam a si mesmos. Grande cuidado era tomado para se assegurar que o louvor vocal do coro levítico não fosse eclipsado pelo som dos instrumentos.

24 Utilização dos címbalos
Alguns apelam para o uso dos címbalos para argumentar que a música do templo tinha uma batida rítmica e, por conseguinte, a Bíblia não proíbe instrumentos de percussão na igreja hoje. Os que defendem este argumento desconhecem o real utilização dos címbalos na música do templo. Eles eram brandidos somente pelo líder do coro em ocasiões ordinárias (I Crônicas 16:5) ou pelos três líderes dos grupos em ocasiões extraordinárias (I Crônicas 15:19)

25 Utilização dos címbalos
“Os instrumentos de percussão eram reduzidos a apenas um címbalo, que não era empregado na música propriamente dita, mas somente na marcação das pausas e intermissões”. (A. Z. Idelsohn, Jewish Music in Its Historical Development (Nova York, 1967), p. 17.) “A música no templo incluía címbalos, e o leitor moderno poderia concluir que a presença de instrumentos de percussão indicaria ritmos precisos. Mas há pouca dúvida de que os címbalos, como em qualquer outro lugar, marcavam o fim de uma linha e não o ritmo dentro de um verso”. (Curt Sachs, Rhythm and Tempo (Nova York, 1953), p. 79.) O termo “Selá” que ocorre em alguns salmos para marcar o fim de uma estrofe poderia indicar o lugar onde os címbalos seriam tocados.

26 Restrição a instrumentos
Alguns instrumentos, embora amplamente conhecidos e utilizados na música folclórica e nas festas populares judaicas, foram totalmente banidos do templo. Entre eles, citamos os tambores os tamboris (pandeiros) e as flautas Este cuidado demonstra que havia uma distinção entre a música sacra, tocada dentro do Templo e a música secular tocada do lado de fora. Através da proibição desses instrumentos e de estilos de música associados ao entretenimento secular, bem como da dança, o Senhor ensinou ao Seu povo uma distinção clara entre a música sacra, tocada no templo, e a música secular, de entretenimento, usada na vida social.

27 Continuidade desta instrução
A restrição no uso desses instrumentos deveria ser uma regra válida para as futuras gerações. O canto e a música instrumental no templo deveriam diferir daquela usada na vida social do povo. Por exemplo, em 715 A.C., o rei Ezequias “estabeleceu os levitas na Casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por intermédio de seus profetas” (II Crônicas 29:25). Os mesmos instrumentos foram mantidos na reinauguração do Templo, após dois séculos, depois do cativeiro babilônico (Neemias 12:27, 35-36)

28 Lições para nós A música na Casa de Deus, tanto instrumental quanto vocal, tem que respeitar e refletir a santidade do lugar de adoração. Quando são usados instrumentos para acompanhar o canto, eles deveriam apoiar a voz humana sem sobrepujá-la. Instrumentos fortemente associados à música de entretenimento não são apropriados para a adoração na casa de Deus. Deve haver uma distinção clara entre a música sacra, tocada no templo, e a música secular, de entretenimento, usada na vida social.

29 A música não é um fim em si mesma
Numa época em que muitos cristãos escolhem suas igrejas conforme o estilo musical da adoração, precisamos nos lembrar de que na Bíblia, a música nunca foi um fim em si mesma. No templo, a música apresentada enriquecia o serviço sacrifical levando a congregação a envolver-se em alguns momentos específicos. Na sinagoga e na igreja primitiva, a música reforçava o ensino e a proclamação da Palavra de Deus. Para sermos verdadeiros ao testemunho bíblico, nossa música na igreja precisa apoiar o ensino e a pregação da Palavra de Deus, e não eclipsá-los.

30 Aplicação Descobrimos que a música no Templo era “centrada no sacrifício”, ou seja, designada para louvar a Deus na provisão do perdão e da salvação através das ofertas sacrificais. Na sinagoga, a música era “centrada na Palavra”, ou seja, planejada para louvar a Deus recitando Sua palavra. Na igreja primitiva a música era “centrada em Cristo”, ou seja, projetada para exaltar as realizações redentoras de Cristo. A música deve ser centrada em Deus, e não centrada no “eu”. A noção de louvar o Senhor para o entretenimento ou diversão é estranha à Bíblia.

31 Aplicação Os princípios bíblicos de música aprendidos através do estudo do ministério levítico são especialmente relevantes hoje, quando a igreja e o lar estão sendo invadidos por vários estilos musicais que descaradamente rejeitam os valores morais e as convicções religiosas abraçadas pelo Cristianismo. Em uma época em que a distinção entre música sacra e secular é vaga e imprecisa, e muitos estão promovendo versões modificadas de música secular para uso na igreja, precisamos nos lembrar que a Bíblia nos conclama a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade” (I Crônicas 16:29; cf. Salmos 29:2; 96:9).

32 Aplicação Aqueles que se apegam à autoridade da Escritura devem manter uma música que louve a Deus de uma forma que não seja nem sensacional nem sensual – uma música que reflita a beleza e a pureza do caráter de Deus e que celebre a Seus maravilhosos feitos criadores e redentores para a família humana. Que o Senhor possa nos dar o discernimento e o desejo de encher nossas casas e igrejas com a música que satisfaça Sua aprovação, em vez do aplauso do mundo.

33 Êxodo 15:20-21 20 Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.

34 I Samuel 18:6-7 6 Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. 7 E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

35 Juízes 11:34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.

36 I Crônicas 15:16-24 16 E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. (.... Seguem-se os nomes dos escolhidos...)

37 I Crônicas 16:1 Trouxeram, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.

38 I Crônicas 16:4-6 4 E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel. 5 Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; 6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.

39 I Crônicas 16:37-42 37 Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do SENHOR, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. 38 E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, deixou por porteiros. 39 E deixou a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do SENHOR, no alto que está em Gibeom, 40 Para oferecerem holocaustos ao SENHOR continuamente, pela manhã e à tarde, sobre o altar dos holocaustos; e isto segundo tudo o que está escrito na lei do SENHOR que tinha prescrito a Israel. (segue...)

40 I Crônicas 16:37-42 41 E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao SENHOR, porque a sua benignidade dura perpetuamente. 42 Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta. 43 Então todo o povo se retirou, cada um para a sua casa; e voltou Davi, para abençoar a sua casa.

41 I Crônicas 16:37-38 37 Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do SENHOR, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. 38 E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, deixou por porteiros.

42 I Crônicas 16:39-42 39 E deixou a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do SENHOR, no alto que está em Gibeom, 40 Para oferecerem holocaustos ao SENHOR continuamente, pela manhã e à tarde, sobre o altar dos holocaustos; e isto segundo tudo o que está escrito na lei do SENHOR que tinha prescrito a Israel. 41 E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao SENHOR, porque a sua benignidade dura perpetuamente. 42 Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.

43 I Crônicas 23:5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.

44 I Crônicas 25:6-7 6 Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei. 7 E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.

45 I Crônicas 23:3 E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.

46 I Crônicas 23:28 Porque o seu cargo era assistir aos filhos de Arão no ministério da casa do Senhor, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus.

47 I Crônicas 23:30-31 30 E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente à tarde; 31 E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor;

48 I Crônicas 23:3-5 3 E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens. 4 Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes, 5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.

49 I Crônicas 25:7 E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.

50 I Samuel 16:18 Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.

51 II Crônicas 34:12 E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram: Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música.

52 Salmos 137:5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza.

53 I Crônicas 15:12, 14 12 E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. 14 Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel.

54 I Crônicas 16:37 Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia.

55 I Crônicas 9:33 Destes foram também os cantores, chefes dos pais entre os levitas, habitando nas câmaras, isentos de serviços; porque de dia e de noite estava a seu cargo ocuparem-se naquela obra.

56 Números 18:24-26 24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. 25 E falou o Senhor a Moisés, dizendo: 26 Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.

57 Neemias 12:44-47 44 Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali. 45 E observava os preceitos do seu Deus, e os da purificação; como também os cantores e porteiros, conforme ao mandado de Davi e de seu filho Salomão. 46 Porque já nos dias de Davi e Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e dos cânticos de louvores e de ação de graças a Deus. 47 Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as porções de cada dia; e santificavam as porções aos levitas, e os levitas as santificavam aos filhos de Arão.

58 Neemias 13:5, 10-12 5 E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes. 10 Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra. 11 Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto. 12 Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros.

59 I Crônicas 23:5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.

60 II Crônicas 7:6 E os sacerdotes, serviam em seus ofícios; como também os levitas com os instrumentos musicais do Senhor, que o rei Davi tinha feito, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre, quando Davi o louvava pelo ministério deles; e os sacerdotes tocavam as trombetas diante deles, e todo o Israel estava em pé.

61 Números 10:2 2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.

62 I Crônicas 15:16 E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.

63 I Crônicas 16:5-6 5 Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; 6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.

64 Levítico 23:24; 25:9 23:24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. 25:9 Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,

65 Números 29:1 Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.

66 I Crônicas 16:6, 42 6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus. 42 Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.

67 Esdras 3:10 10 Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi, rei de Israel.

68 Neemias 4:18; 12:35, 41 4:18 E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo. 12:35 E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe. 12:41 E os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com trombetas.

69 II Crônicas 5:13 E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor;

70 I Crônicas 16:42 Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.

71 I Crônicas 23:5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.

72 I Crônicas 16:5 Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;

73 I Crônicas 15:19 E os cantores, Hemã, Asafe e Etã, se faziam ouvir com címbalos de metal;

74 II Crônicas 29:25 E pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por mão de seus profetas.

75 Neemias 12:27, 35-36 27 E na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação com alegria, com louvores e com canto, saltérios, címbalos e com harpas. 35 E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe. 36 E seus irmãos, Semaías, e Azareel, Milalai, Gilalai, Maai, Natanael, Judá e Hanani, com os instrumentos musicais de Davi, homem de Deus; e Esdras, o escriba, ia adiante deles.

76 I Crônicas 16:29 Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.

77 Salmos 29:2; 96:9 29:2 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. 96:9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.


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