A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTA TERESA VERZERI. Teresa Verzeri, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.De formação cristã sólida, na família, revela-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTA TERESA VERZERI. Teresa Verzeri, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.De formação cristã sólida, na família, revela-se."— Transcrição da apresentação:

1 SANTA TERESA VERZERI

2 Teresa Verzeri, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.De formação cristã sólida, na família, revela-se educadora com princípios de vida dignos de serem seguidos.

3 Teresa Verzeri afirma claramente que a simplicidade deve ser a virtude característica de todo educador, seja na escola ou na família.

4 Amem a simplicidade que é fruto da paz dos que buscam a Deus e querem agradá-lo em tudo.

5 Uma pessoa simples, que imita a simplicidade de Deus não gosta de perder tempo em coisas fúteis. Encontra descanso e tranqüilidade na transparência e na verdade (Deveres, I, 263)

6 A atenção aos sinais dos tempos é chamada por Teresa Verzeri de flexibilidade.

7 Adapta-se a todos os tempos, a todas as circunstâncias. É disponível a todas as necessidades, quando o fim proposto é honesto e busca o verdadeiro bem.

8 A característica específica da Congregação é a educação da juventude.

9 Educação, como meio de evangelização, que realiza a autêntica promoção da pessoa e que forma indivíduos capazes de imprimir o espírito evangélico na história e que ajudam a transformar a realidade.

10 Para realizar este Projeto quer pessoas: decididas, abertas, disponíveis, retas, amantes da verdade; pessoas que testemunhem com a vida os valores do Evangelho.

11 Teresa Verzeri fala aos educadores: Sede todo coração e todo desvelo na ajuda aos jovens que têm todo direito de esperar de vós uma boa formação.

12 As obras educativas, idealizadas por Verzeri tem a finalidade de: resgatar muitas jovens, tornando-as boas e esclarecidas mães de família.

13 No intuito de orientar as mestras na educação dos jovens, Teresa Verzeri, no seu livro dos Deveres e nas inúmeras cartas por ela redigidas, estabelece ensinamentos e normas que são verdadeiras lições de psicologia, de como educar a juventude.

14 Teresa Verzeri, exímia educadora, demonstra na atividade de educar, prestígio e autonomia. Adota o sistema preventivo. Para ela, é melhor prevenir do que remediar.

15 Grandes pesquisadores atentos e sensiveis, redescobrem a riqueza e a modernidade do método educativo Verzeriano.

16 Cultivem e protejam muito e com cuidado a mente e o coração dos jovens enquanto são de tenra idade, para impedir, o quanto possivel, que entre neles o mal. É melhor preservá-los de cair, com apelos e advertências constantes, do que reerguê-los, mais tarde com a correção

17 O sistema preventivo preocupa-se pela formação de uma consciência que se torne luz e força no agir. Verzeri quer, com efeito, uma perfeita coerência entre vida interior e ação externa. Os educadores devem preparar os jovens para a vida e devem fazer com que a o ambiente educativo se torne exercício de vida.

18 No modo de agir dos educadores para com os jovens, Verzeri quer discreção, persuasão, liberdade, acompanhamento e, nos recreios, movimento e esportes sadios.

19 Afastem os jovens de tudo o que possa perturbar-lhes a mente, o coração ou corromper-lhes os costumes... Afastem-nos com sábio empenho... sem que eles mesmos cheguem a perceber de que mal estão sendo afastados...

20 Entusiasmem os jovens para a virtude contrária a determinado vicio, sem que se dêem conta de estarem se livrando de um mal, isto, sem leviandade, vaidade ou dissipação...

21 Inspirem nos jovens o verdadeiro temor de Deus e uma filial confiança nele... Se os jovens amarem e temerem a Deus, afastar-se-ão do mal e praticarão somente o bem e a virtude

22 Prevenir não significa isolar ou reprimir. Os jovens, cheios de entusiasmo e criativos, capazes e generosos, exigem respeito à sua liberdade e reclamam amor. Em geral, são capazes de escutar e dialogar. A educação é obra de liberdade e persuasão. (TV)

23 Sempre, nos limites da disciplina, deixe-se aos jovens certa liberdade. lsto fará com que eles realizem espontaneamente e de bom grado aquilo que deve ser realizado. Se oprimidos por ordens e exigências, recebem com revolta o que deve ser feito por amor e boa vontade.

24 Teresa Verzeri é muito respeitosa pela liberdade pessoal de cada um. Ela tem certeza de que Deus intervém e faz acontecer o que é de sua vontade. É importante uma orientação adequada.

25 Os jovens devem ser prevenidos e instruidos sobre o futuro que os espera. lsto, com delicadeza e prudência, mostrando-lhes a necessidade de sempre permanecerem firmes na conduta virtuosa e nos princípios adquiridos

26 Falando em geral com os jovens, corrijam os defeitos comuns a todos, com total liberdade... Não sejam, porém, fáceis em advertir e corrigir tudo e qualquer defeito que vocês percebem nos jovens. (Tv)

27 Tratem de aconselhar com doçura.Encorajem com bondade... Acolham com satisfação a todos... Tornem-se amigos. Mostrem-lhes confiança no que fazem e, alcançarão o que vocês desejam e querem alcançar. (Tv)

28 Estudem o modo mais apropriado,mais eficaz e menos àspero e irritável para corrigira fim de impressionar salutarmente o jovem. Feita a correção, mantenham-se com modos reservados, por algum tempo... Quando o jovem se corrigir, mostrem novamente o rosto alegre e feliz para que ele se dê conta da satisfação em vê-lo corrigido. (Tv)

29 A recreação torna-se instrumento de prevenção, desde que usada com perspicácia. E através do comportamento dos jovens durante a recreação que os educadores poderão melhor conhecer seus alunos. (Tv)

30 A recreação é uma oportunidade fácil de conhecer o temperamento, as inclinações do coração do jovem e a força de suas paixões. (Tv)

31 Alguns jovens,precisam de um tratamento sério, outros, afável; alguns, rígido, outros, terno; reservado alguns, espontâneo e confidencial outros. Dêem a cada um o quanto lhe convém... (tv)

32 Teresa Verzeri gostava de envolver os jovens recreativamente em representações teatrais. Aproveitava-se deste meio para educá-los e diverti­los. Para ela a diversão deve servir ao desenvolvimento integral da pessoa. (tv)

33 Na escolha dos meios,adaptem-se ao temperamento,à índole,às inclinações e às circunstâncias de cada um. Estudem o gênio,observem o modo de ser de cada um,tenham em conta as propensões e os impulsos mais íntimos para conhecê-los a fundo e formar deles um juízo de como devem guiar a cada um.

34 Não pretendam demais dos jovens,nem queiram frutos verdes.Quem se põe a forçar uma plantinha a que produza frutos antes do tempo,a faz secar, e, se produz alguns frutos,eles são azedos e faz se arrepender quem os prova e quem os apressou. Belo resultado! Por um fruto temporão e sem gosto,perder uma planta que, deixada ao seu curso natural,teria dado frutos em abundância e saborosíssimos! (tv)

35 Ao corrigir, saibam disfarçar. Não dêem importância a pouca coisa.Não se preocupem demais com certos defeitos que procedem da efervescência da juventude; da pouca experiência e limitado discernimento; da vivacidade do temperamento e da pouca idade... Não é que não se deva falar quando fôr o caso,mas o façam com discreção, ponderação e prudência. (tv)

36 Faltas que nascem da má vontade, especialmenta habituais e frequentes, não as deixem passar, nem as perdoem facilmente. (tv)

37 Acontece que, às vezes, vocês devem corrigir severamente num jovem aquilo que, em outro, devem compadecer e deixar passar porque num houve realmente maldade e no outro, apenas ingenuidade. O educador que corrige tudo em todos, indistintamente, é mau educador (tv)

38 Abram os olhos e não se deixem iludir e enganar. Se vocês não forem sagazes e atentos, acontecerá, facilmente que os jovens mais abertos prontos e sinceros, recebem de vocês, a cada passo, repreensões e castigos e os espertos, fingidos e mexeriqueiros, carícias e louvores. (tv)

39 Teresa dá provas de profundo conhecimento da psicologia do adolescente e do adulto,do indivíduo e da comunidade.Revela grande equilíbrio e bom senso,clareza e solidez de principios, na formação integral da pessoa. As páginas a que dá o título de Modo de Educar a Juventude,atestam a genialidade de sua inteligência,a riqueza do seu coração e a dimensão do seu fervor apostólico.

40 Santa Teresa Verzeri foi capaz de nos deixar estes ensinamentos porque teve como base uma família com princípios sólidos. Foi na família que Verzeri aprendeu:

41 Simplicidade Flexibilidade Caridade Humildade Prudência Amante da verdade Retidão Mansidão

42 Então fica para nós o desafio de a exemplo da família de Santa Teresa Verzeri aprendermos na Escola do Coração de Jesus o melhor jeito de sermos educadores na função de: pais, mães, avós, tios, professores...

43 Vamos pedir a bênção de Santa Teresa Verzeri sobre cada um de nós rezando: Santa Teresa Verzeri, rogai por nós!


Carregar ppt "SANTA TERESA VERZERI. Teresa Verzeri, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.De formação cristã sólida, na família, revela-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google