A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATUALIDADES Gustavo Muzy. POLÍTICA MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATUALIDADES Gustavo Muzy. POLÍTICA MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante."— Transcrição da apresentação:

1 ATUALIDADES Gustavo Muzy

2 POLÍTICA

3 MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante o Governo Lula, nos anos de 2005 e DENÚNCIA: Roberto Jefferson, presidente do PTB e deputado federal. - PRINCIPAIS FONTES DE RECURSOS: a) Financiamentos feitos junto aos Bancos do Brasil, Rural e BMG, pelas empresas de Marcos Valério; b) Recursos repassados pelo Banco Opportunity, de Daniel Dantas, à DNA Propaganda, de Marcos Valério. - DECISÃO PROCESSO: Condenação de 25 dos 38 réus denunciados pelo MPF. - SITUAÇÃO ATUAL: Diversos réus presos, outros aguardando expedição do mandado de prisão e outros aguardando o julgamento de embargos infringentes.

4 CENÁRIO ATUAL ESFERA FEDERAL - ENFRAQUECIMENTO DA OPOSIÇÃO. - SURGIMENTO DE NOVAS LIDERANÇAS (EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA). - ENFRAQUECIMENTO DE LIDERANÇAS ANTIGAS. BELO MONTE - TERCEIRA MAIOR USINA DO MUNDO EM POTÊNCIA INSTALADA. - IMPACTOS AMBIENTAIS. - DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS.

5 COMPRA DE JATOS PARA A FAB - Processo de compra se arrastava há 15 anos. - Vencedora: SAAB (Suécia), com o Gripen (36 jatos). - Perdedoras: BOEING (EUA) e DASSAULT (França). - Necessidade de reestruturação das forças armadas.

6 BRASIL (SOCIEDADE)

7 MANIFESTAÇÕES DE 2013 a) Origem com manifestação com aumento da tarifa de ônibus em algumas cidades; b) Ampliação das reivindicações. c) Grande participação popular. d) Ausência de lideranças formais. e) Copa das Confederações: combustível. e) Pano de fundo: insatisfação com a condução política do país.

8 BOATE KISS - Uma das maiores tragédias brasileiras mortes. - Causa: incêndio causado pelo uso de sinalizador. Número de pessoas acima da capacidade. - Falta de fiscalização. - Nenhuma mudança desde então.

9 MUDANÇAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA - Redução da desigualdade social. - Crescimento da classe média. - Queda significativa da faixa de municípios brasileiros com IDH baixo ou muito baixo, de 71,5% em 2000, para 25,2% - Crescimento da importância econômica das pequenas e médias cidades. - Migração da violência para as pequenas e médias cidades. - Pouca evolução na qualidade da educação.

10 IMIGRAÇÃO - Aumento no recebimento de imigrantes no Brasil nos últimos anos. - Razões econômicas: europeus e norte-americanos. - Razões bélicas ou humanitárias: haitianos, sírios, etc.

11 CRISE NO SISTEMA PRISIONAL MARANHENSE - Epicentro: Penitenciária de Pedrinhas, em São Luis. - Razões imediatas: existência de facções (Bonde dos 40 e Primeiro Comando do Maranhão). - Razões mediatas: falta de investimento no sistema prisional. - Paralelos com a situação de outros presídios no Brasil.

12 ECONOMIA

13 CRISE DE ORIGEM: Queda abrupta nos valores dos imóveis nos EUA, o que levou à desconfiança no sistema bancário norte-americano e europeu, cujos ativos se baseavam principalmente em títulos imobiliários. - CONSEQUÊNCIAS: grave recessão, que aumentou dramaticamente o desemprego nos EUA e na Europa. - FORMA DE ENFRENTAR A CRISE: Baixa de juros e Injeção de recursos públicos (principalmente nos EUA e na Europa), como forma de combater a escassez de crédito.

14 ECONOMIA INTERNACIONAL - Em franca recuperação da crise de Alto nível de desemprego em alguns países, como Espanha, Grécia e Croácia, entre outros. - Diminuição no ritmo de crescimento da China.

15 ECONOMIA BRASILEIRA - Crescimento do PIB em 2013: aprox. 2,5% : 0,9% : 2,7% : 7,5% - Inflação em 2013: 5,91% - Perspectiva: indefinida. - Dificuldades crescimento indústria.

16 PRÉ-SAL - Grandes reservas de petróleo localizadas abaixo de uma grossa camada de sal, no fundo dos oceanos. - Em 2013 ocorreu o leilão do Campo de Libra, sendo vencedor um consórcio formado pela Petrobrás, duas empresas chinesas (CNPC e CNOOC), uma Anglo Holandesa (Shell) e uma francesa (Total). - 41,65% do petróleo extraído ficará com a União. - Destinação recursos pré-sal: 75% para a educação e 25% para a saúde. - Distribuição dos Royalties.

17 INTERNACIONAL

18 CONFLITOS NA SÍRIA - ORIGEM: Desdobramento da chamada Primavera Árabe, em que movimentos populares destituíram governantes da Tunísia e do Egito. - Razões políticas e religiosas: Bashar al-Assad é muçulmano alauíta, sendo que a maioria da população é sunita. - Impasse: diversos interesses internacionais divergentes.

19 ESPIONAGEM INTERNACIONAL - Em 2013, Edward Snowden, ex-analista de inteligência norte-americano, denunciou um amplo esquema de espionagem norte-americano, que envolvia países como Brasil, Alemanha, França e México. - NSA: National Security Agency. - Espionagem X Internet. - Oposição internacional.

20 TUFÃO NAS FILIPINAS - Em novembro de 2013, o tufão Haiyan devastou a região central das Filipinas. - Número de mortos superou pessoas. - Número de desabrigados: mais de 16 milhões.

21 ATENTADOS EM BOSTON - 3 mortos e mais de 170 feridos na explosão de 2 bombas. - O mais grave atentado nos EUA desde 11 de setembro de Autores: Dzhorkhar e Tamerlan Tsamaev (morto pela polícia), muçulmanos de origem chechena que moravam nos EUA. - Motivos: razões religiosas e protesto contra guerras no Iraque e Afeganistão.

22 PERSONALIDADES

23 PERSONALIDADES NELSON MANDELA ( )

24 PERSONALIDADES MARGARETH TATCHER ( )

25 PERSONALIDADES HUGO CHAVES ( )

26 PERSONALIDADES RONALD BIGGS ( )

27 PERSONALIDADES PAPA FRANCISCO (1936- )

28 PERSONALIDADES EIKE BATISTA (1956- )

29 PERSONALIDADES PRINCÍPE WILLIAM, KATE E GEORGE

30 PERSONALIDADES ROBERTO AZEVEDO (1957-)

31 PERSONALIDADES MIGUEL NICOLELIS (1961-)


Carregar ppt "ATUALIDADES Gustavo Muzy. POLÍTICA MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google