A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão
4º Semestre – Âmbito da cadeira de Pesquisa de Marketing Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Junho de 2011 Docente: Prof. Ana José Discentes: Ana Catarina Dias nº13793 Ana Rita Raposo nº …………… Ana Isabel Matos nº13799 Luís Respício nº12755

2 Índice Introdução Qual a Amostra Caracterização dos Diplomados
Caracterização Académica Comportamento do ingresso no mercado de trabalho Como se encontra a situação profissional dos Diplomados Qual a satisfação com o curso Conclusão Bibliografia

3 Introdução Este refere-se a um estudo sobre a Empregabilidade dos Diplomados de Gestão da ESTG – IPP, tem como objectivo, conhecer o percurso profissional dos diplomados de Gestão do IPP, assim, como a sua satisfação com o curso, com as competências adquiridas e a adequação do mesmo ao seu emprego. Tendo implícito o propósito de melhoria e desempenho dos planos de estudo e organizações futuras dos mesmos. Para além de actualizar a base de dados do IPP, este mostra interesse em manter o contacto com os seus diplomados.

4 Metodologia Inicialmente realizou-se um Design do Estudo, no qual se definiu o tipo de instrumento a utilizar para a recolha de dados. Este viria a ser aplicado através da realização de um questionário via telefónica a 272 diplomados. Após conclusão das entrevistas, introduziu-se os dados em SPSS de forma a analisá-los e a tirar algumas conclusões do mesmo. Neste estudo, realizou-se uma análise Univariável, uma análise Bivariável, Testes T, do Qui-quadrado e de Correlação. Por fim, realizou-se uma Análise Factorial e de Clusters, que serviu para explicar o comportamento e definir segmentos de mercado, respectivamente.

5 Amostra O cálculo amostral, para definir número de pessoas a inquirir de modo a que o estudo seja estatisticamente aceite, é calculado pela seguinte fórmula: Dimensão da população = 932 diplomados Intervalo de Confiança = 95% Margem de erro = 5% N =? (amostra)

6 Caracterização dos Diplomados
Maioritariamente Sexo Feminino (56%) Com média de idades de 32 anos, sendo o mais novo 21 e o mais velho 55.

7 A maioria dos diplomados é oriunda do distrito de Portalegre;
A mesma percentagem mantêm-se neste após conclusão. Observa-se também que após a conclusão do curso existe uma subida no distrito de Lisboa, de 3,45% para 10,34%

8 Caracterização Académica
Conclui-se que 81,30% dos diplomados ingressaram no IPP através do curso nacional de acesso No gráfico da Qualidade de aluno, verifica-se que mais de 60% apenas tinham estatuto de Estudante

9 A maior parte dos diplomados não realizou Erasmus, verificando-se mesmo apenas 2% que o fizeram.
A média ronda os 13 valores, em que a menor registada é de 10 e a maior de 16 valores.

10 Comportamento do ingresso no mercado de trabalho
Comprova-se que 90% dos diplomados se encontram empregados. O tempo de espera mais evidenciado por estes, após a conclusão do curso, é de 0 (zero) meses com 59,4%, onde 19,2% encontrou emprego nos primeiros 3 meses, dando um total aproximado de 80%.

11 A forma de colocação predominante confirma-se que é através de auto-emprego (45,2%), seguindo-se da candidatura espontânea (16,16%). A maioria dos diplomados afirma que teve entre 1 a 2 empregos, porém apenas 1 emprego foi relacionado com a área de formação. Estas duas variáveis mostram uma dependência razoável, isto é, o número de empregos na área é afectado pelo número de empregos no total.

12 Como se encontra a situação profissional dos Diplomados
A área da empresa onde os diplomados mais laboram é nos serviços gerais, com cerca de 40%. Dos diplomados que já se encontravam empregados antes da conclusão do curso, 63,54% mantiveram-se na mesma empresa e no mesmo cargo, no qual se verifica uma grande discrepância pois só 12,5% mudaram de emprego e/ou de cargo.

13 Analisando o vínculo laboral dos diplomados, este revela que 67,5% se encontram efectivos e 48% recebe mais de euros. Concluí-se que se verifica uma dependência entre a variável “remuneração mensal líquida” e o “vínculo laboral”, contudo a sua associação linear é fraca positiva, ou seja, a remuneração é pouco afectada pelo vínculo laboral.

14 Abordados sobre a relação entre o seu emprego actual e a área de formação, 72% destes encontra-se satisfeito ou muito satisfeito, pois estão a exercer na área, denotando-se que apenas 11% dos diplomados não exerce funções relacionadas com a sua formação no IPP. Razões apontadas: Melhor salário; Actividade mais interessante.

15 Qual a satisfação com o curso
Segmento A Segmento B Formação Teórica Conhecimentos Gerais Adequação ao mercado de trabalho Especialistas da área

16 A moda das variáveis relativas à questão da satisfação o curso, revela que maioritariamente os inquiridos estão muito satisfeitos, pois na escala de Likert de 1 a 7, o número mais repetido foi o 5. Conclui-se também a existência de dois segmentos na variável satisfação com o curso. Pode-se definir o segmento A como correspondente aos inquiridos que se encontram sobretudo satisfeitos com a formação académica, e privilegiam o conhecimento. O segmento B designa a concordância do curso voltado para o mercado de trabalho, em termos práticos, como a fonte de maior satisfação com o curso. São indivíduos que se formam academicamente com o fim de aplicar o aprendido na prática.

17 Satisfação com competências adquiridas
Moda Relações Interpessoais 6 Liderança Criatividade 5 Trabalho em equipa Capacidade empreendedora Gestão de pessoas Gestão de projectos Capacidade de negociação Polivalência Capacidade crítica Resolução de Problemas Integração de conhecimentos Segmento A Relações Interpessoais Trabalho em Equipa

18 Os diplomados encontram-se muito satisfeitos com as competências que adquiriram ao longo do curso, pois apresenta-se uma moda bimodal, com os valores 5 e 6 na escala de Likert de 1 a 7. E a existência de apenas um segmento relativamente à satisfação das competências adquiridas, caracterizado pela satisfação exclusiva/maioritária de competências adquiridas relacionada com a interacção em grupo.

19 Conclusão Da análise de dados, as conclusões mais importantes para o IPP, passam por saber que os diplomados se encontram muito satisfeitos com o curso e com as competências que adquiriram ao longo do mesmo. E sobretudo, que o estabelecimento de ensino lhes transmitiu conhecimentos para que hoje consigam ter sucesso profissional. Conclui-se também a existência de dois segmentos na satisfação com o curso, em que um se sente especialmente satisfeito com as bases teóricas e o outro com a prática aplicada durante o curso. E a existência de apenas um segmento relativamente à satisfação das competências adquiridas. Este é composto pelas relações interpessoais e trabalho em equipa. Desta forma pode-se afirmar que estes são diplomados que gostam de cooperar e estabelecer relações.


Carregar ppt "Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google