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1 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O Empreendedorismo e as Micro e Pequenas Empresas.

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1 1 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O Empreendedorismo e as Micro e Pequenas Empresas

2 2 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Empreendedorismo: O que é? É o estudo das características e comportamento do empreendedor. É o foco na pessoa. Empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade Peter Drucker. Fonte: SEBRAE-SP

3 3 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro E Empreendedor ? É um indivíduo que estabelece e gera um negócio com a principal intenção de lucro e crescimento. Empreendedor é caracterizado principalmente, pelo comportamento inovador e empregará práticas estratégicas de gerenciamento no negócio. É ainda aquele que se especializa em tomar decisões determinadas sobre a coordenação de recursos escassos. Fonte: SEBRAE-SP

4 4 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Diferenças entre o Empresário e o Empreendedor Empresário: Dono de um negócio que independente dos resultados mantém sua rotina. Empreendedor: Busca novas oportunidades e desafios. Fonte: SEBRAE-SP

5 5 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Diferentes tipos de Empreendedorismo Empreendedorismo por ter identificado uma oportunidade de negócio que desejou perseguir. Empreendedorismo por oportunidade : Empreendedorismo por não ter outra opção de trabalho. Empreendedorismo por necessidade : Fonte: GEM

6 6 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Cultura empreendedora Empregado ou Empregador?

7 7 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro 1 - CONJUNTO DA REALIZAÇÃO Busca de Oportunidades e Iniciativa Exigência de Qualidade e Eficiência Correr Riscos Moderados Persistência Comprometimento Características do comportamento empreendedor Fonte: SEBRAE-SP

8 8 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro 2 - CONJUNTO DO PLANEJAMENTO Estabelecimento de Metas Planejamento e Acompanhamento Sistemático Busca de Informações Características do comportamento empreendedor Fonte: SEBRAE-SP

9 9 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro 3 - CONJUNTO DO PODER Persuasão e Rede de Contatos Independência e Autoconfiança Características do comportamento empreendedor Fonte: SEBRAE-SP

10 10 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Decisão por empreender Dois terços dos adultos ativamente envolvidos em empreendedorismo optam devido a identificação de oportunidades por: 1. Desenvolvimento de novos produtos; 2. Desenvolvimento de novos processos; 3. Desenvolvimento de novos serviços; 4. Abertura de novos mercados; Enquanto que um terço desses indivíduos voltam-se para o empreendedorismo em função da necessidade, ou seja, não encontram qualquer outro trabalho que lhes pareça conveniente. Fonte: SEBRAE-SP / GEM

11 11 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O empreendedorismo no cenário mundial NÍVEL DE VARIAÇÕES ENTRE OS DIVERSOS PAÍSES nível de atividade empreendedora é mais baixo na Europa Central, assim como em países asiáticos mais desenvolvidos; nível um pouco mais alto nos países: Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e E.U.A.; nível maior na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México; nível mais alto ainda entre os países asiáticos em desenvolvimento: China, Índia, Coréia e Tailândia. Fonte: GEM 2008 Fonte: SEBRAE-SP

12 12 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Participação do Brasil no cenário mundial – GEM 2008 Entre os países do G-20*, o Brasil ocupa a terceira posição. Existem no país 18,8 milhões de empreendedores; 15 em cada cem brasileiros estava empreendendo, fato que coloca o país em 15 o lugar na classificação mundial (54 países) Fonte: GEM 2009 e 2008 GEM Do G20, não participaram da pesquisa Austrália, Canadá, China, Indonésia, Arábia Saudita e União Européia

13 13 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Taxa de empreendedores iniciais por países Fonte: GEM 2009 TEA = EMPREENDEDORISMO EM ESTÁGIO INICIAL (ATÉ 42 MESES)

14 14 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Brasil Média acumulada no Brasil Média países GEM Média acumulada países Tx (%) EVOLUÇÃO DA TAXA DE EMPREENDEDORES INICIAIS (TEA) BRASILEIRA EM COMPARAÇÃO COM A MÉDIA DOS PAÍSES PARTICIPANTES DO GEM DE 2001 A 2008 Fonte:GEM 2008 Diferença entre a média acumulada do Brasil e a média dos outros países participantes do GEM.

15 15 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Merece destaque o fato de que o Brasil atingiu a razão de dois empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade. O Brasil é um país de alta capacidade empreendedora, mas... Evolução do empreendorismo no Brasil 3,3 6,1 1,6 França Brasil EUA Fonte:GEM 2009

16 16 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Empreendedores iniciais por faixa etária no Brasil 18 a 24 anos - 20,9% 25 a 34 anos – 31,7% 35 a 44 anos – 28,2% 45 a 54 anos – 15,0% 55 a 64 anos – 4,3% 52,6% Fonte: GEM 2008

17 17 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro A Igualdade dos Gêneros Fonte: GEM 2002 a 2009

18 18 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O Empreendedorismo e crescimento econômico Normalmente existe uma correlação positiva entre crescimento e empreendedorismo, o que não ocorreu em BRASIL – PRODUTO INTERNO BRUTO E MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER.

19 19 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O Empreendedorismo e crescimento econômico COMPARAÇÃO BRASIL E EUA – MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER. NE = NECESSIDADE OP = OPORTUNIDADE

20 20 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Empreendedores Brasileiros e a Inovação 82,1% avaliam que ninguém considera novo o seu produto. 86,8% afirmam que a tecnologia utilizada existe há mais de cinco anos Fonte: GEM 2009 (média GEM 2002 a 2009)

21 21 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Panorama Brasileiro das MPES: Brasil, ambiente de oportunidade reconhecido internacionalmente; Fonte: SEBRAE-SP As Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira representam: -99% das empresas existentes no país -56% dos empregos CLT -28% do faturamento do setor privado -20% do PIB

22 22 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Taxa de mortalidade das empresas no Estado de São Paulo (rastreamento out/06 a mar/07) Fonte: SEBRAE-SP

23 23 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Causas da Mortalidade Falta de conhecimento específico sobre o negócio; Falta de preparo; Falta de informação; Falta de planejamento; Escassez de Capital de Giro(cheque especial, cartão de crédito, etc) Fonte: SEBRAE-SP

24 24 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro E a Inovação é o grande desafio. Pesquisa do SEBRAE-SP demonstra a diferença percebida pelas empresas inovadoras... Fonte: SEBRAE-SP

25 25 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro BRASIL (2008) - Comparação entre empresas não-inovadoras, inovadoras e muito inovadoras (Perceberam aumento, na comparação 2008 com 2007) Nota: Empresas muito inovadoras: realizaram, durante o período analisado, inovação de produto e de processo e de mercado. Empresas inovadoras: realizaram, durante o período analisado, inovação de produto ou de processo ou de mercado. Empresas não-inovadoras: não realizaram, durante o período analisado, nenhuma inovação de produto, processo e mercado. Nota: Perceberam aumento no ano (até o momento da entrevista), na comparação com o mesmo período do ano anterior. Fonte: SEBRAE-SP

26 26 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Essa questão polêmica tem sido debatida em vários fóruns, com boas argumentações dos dois lados, mas sem que se chegue a uma conclusão sobre a formação do empreendedor. Para Filion, o treinamento para a atividade empreendedora deve capacitar o empreendedor para imaginar e identificar visões, desenvolver habilidades para sonhos realistas, enquanto o treinamento para gerentes enfatiza as habilidades analíticas. É certo e reconhecido que trazer o tema do empreendimento para a ordem do dia tem permitido a pessoas que não haviam pensado concretamente nessa possibilidade se entusiasmar com a idéia de empreender e se fazer a pergunta: por que não eu? O processo empreendedor também foi mitificado ao longo do tempo. Apresentamos alguns mitos que se consolidaram e que não refletem as questões reais vividas pelo empreendedor. É POSSIVEL ENSINAR ALGUEM A SE TORNAR EMPREENDEDOR?

27 27 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 1 – Empreendedores não são feitos, nascem Realidade – A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vem depois de 10 anos de experiência que conduz a um recolhimento de padrões. O empreendedor é feito pela acumulação das habilidades, Know-how, experiência e contatos em um período tempo. Logo, empreendedores acumulam experiência e se preparam para o salto empreendedor. Mito 2 – Qualquer um pode começar um negócio Realidade – Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Talvez somente uma entre 10 a 20 novas empresas que sobrevivem cinco anos ou mais consiga obter ganhos de capital. Mito e Realidade sobre os Empreendedores

28 28 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 3 – Empreendedores são jogadores Realidade – Empreendedores de sucesso assumem riscos calculados, minimizam riscos, tentam influenciar a sorte. Mito 4 – Empreendedores querem espetáculos só para si Realidade – O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constroem uma equipe. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, em vez de tirar a maior parte dele. Mito 5 – Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes Realidade – Está longe de ser independente e serve a muitos senhores (sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família). Mito e Realidade sobre os Empreendedores

29 29 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 6 – Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas Realidade – Não há evidências nas pesquisas, cujos resultados às vezes dizem que sim, às vezes que não. Mito 7 – Empreendedores experimentam grande estresse e pagam alto preço Realidade – É verdade, mas não mais que em outras profissões. Mas eles acham o seu trabalho mais gratificante. São mais ricos e não querem se aposentar. Mito 8 – Começar um negócio é arriscado e frequentemente acaba em falência Realidade – Os empreendedores talentosos e experientes (que sabem identificar e agarrar oportunidades e atrair os recursos financeiros e outros) frequentemente alcançam o sucesso. Além disso, a empresa entra em falência, mas o empreendedor não. A falência é, muitas vezes, o fogo que tempera o aço da experiência de aprendizado do empreendedor. Mito e Realidade sobre os Empreendedores

30 30 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 9 – Dinheiro é o mais importante ingrediente para se começar o negócio Realidade – Se as outras partes e talentos existirem, o dinheiro virá. Não quer dizer que se o empreendedor tem dinheiro vá ter sucesso. O dinheiro é um dos ingredientes menos importantes. È, para o empreendedor, o que o pincel e a tinta são para o pintor: ferramenta inerte que, nas mãos certas, pode criar maravilhas. Mesmo depois de ter feito alguns milhões de dólares, um empreendedor irá trabalhar incessantemente em uma nova visão para construir outra empresa. Mito 10 – Empreendedores devem ser novos e com energia Realidade – Idade não é barreira. A idade média de empreendedores de sucesso (Higher potential business) é perto dos 35, mas há numerosos exemplos de empreendedores de 60 anos de idade. O que é importante: Know-how, experiência e rede de relacionamentos. Mito e Realidade sobre os Empreendedores

31 31 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 11 – Empreendedores são motivados pela busca do todo poderoso dólar Realidade – Empreendedores de sucesso buscam construir empresas nas quais possam realizar ganhos de capital no longo prazo. Não procuram satisfação imediata de grandes salários e aparência. Buscam realização pessoal, controle dos seus próprios destinos e realização dos seus sonhos. O dinheiro é visto como uma ferramenta. Mito 12 – Empreendedores buscam poder e controle sobre terceiros Realidade – O poder é antes um subproduto do que uma força motivadora. O empreendedor busca responsabilidade, realização e resultados. Mito 13 – Se o empreendedor é talentoso, o sucesso vai acontecer em um ou dois anos Realidade – Raramente um negócio tem solidez em menos de três ou quatro anos. Máxima entre os capitalistas de risco: O limão amadurece em dois anos e meio, mas as pérolas levam sete ou oito. Mito e Realidade sobre os Empreendedores

32 32 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Mito 14 – Qualquer empreendedor com uma boa idéia pode levantar capital Realidade – Nos Estados Unidos, somente um a três em cada 100 conseguem capital. Mito 15 – Se um empreendedor tem capital inicial suficiente, não pode perder a chance Realidade – O oposto é frequentemente verdade, isto é, muito dinheiro no princípio cria euforia e a síndrome de criança estragada. Mito e Realidade sobre os Empreendedores

33 33 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Lembretes do mestre Peter Drucker 1.Na administração estratégica, a eficiência é importante, mas a eficácia é vital. 2.Defender o ontem, isto é, não inovar, é mais arriscado do que fazer o amanhã. 3.Deve-se aprender a ver as mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e demográficas como oportunidades e não como ameaças. 4.Os empreendedores mais bem-sucedidos que conheci sempre foram homens e mulheres humildes, que tinham consciência de que o sucesso de hoje pode ser o fracasso de amanhã e vice-versa. 5.Inovação é trabalho. Ações sistemáticas, deliberadas e disciplinadas são o que realmente conduzem uma empresa ao progresso. 6.Nunca misture unidades administrativas a unidades empreendedoras. 7.A pesquisa de marketing é um instrumento que pode ser utilizado para descobrir o que os clientes compram, como compram e assim por diante. 8.A simplicidade tende ao desenvolvimento, e a complexidade à desintegração. 9.O jogo empreendedor sempre se concentra no mercado e é dirigido pelo mercado. 10.Aqueles que sobrevivem tendem a evoluir.

34 34 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Desafios do País Desenvolver e consolidar a força empreendedora voltada para o segmento dos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento do país. Fonte: SEBRAE-SP

35 35 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro CENÁRIOS 2020 Novos desafios para o empreendedor

36 36 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO INTEGRAÇÃO DE MERCADOSBRIC PERFIL DE DESENVOLVIMENTO Fonte: SEBRAE-SP

37 37 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro O mundo está buscando um novo tipo de empreendedor Ético e cidadão Cooperativo Inovador Consciente com o meio ambiente Fonte: SEBRAE-SP

38 38 SEBRAE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo Julio Alberto Glaser Monteiro Milton Dallari Palestra elaborada por: Milton Dallari, Emerson M. Vieira, Renato F. de Andrade, Walter Dallari, Fernando Gonçalves


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