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CFMV/CNSA COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTALCNSA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIACFMV Luciano Menezes Ferreira.

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1 CFMV/CNSA COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTALCNSA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIACFMV Luciano Menezes Ferreira

2 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária

3 CFMV/CNSA Histórico da Medicina Veterinária No mundo: – a.C.: Primórdios da civilização – papiros encontrados no Egito (1890) que relatam a arte de curar os animais; – e a.C.: códigos de ESHN UNNA e de HAMMURABI, originários da Babilônia – registros de referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos Médicos dos Animais. – Séc. VI: primeiros registros sobre a prática da Medicina animal na Europa; – 1761: criação da primeira escola de Medicina Veterinária no mundo – Lyon, França. Carro egípcio (Fonte: internet)

4 CFMV/CNSA Histórico da Medicina Veterinária No Brasil: – 1808: Chegada da família real; – 1815 a 1874: Surgimento de escolas de ensino superior (Medicina, Direito e Engenharia Politécnica); – Sob regime republicano foram criadas, no Rio de Janeiro, as 2 primeiras instituições de ensino de Veterinária no Brasil: 1913: Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (atual UFRRJ); 1914: Escola de Veterinária do Exército.

5 CFMV/CNSA Medicina Veterinária no Brasil Rumos da Veterinária no Brasil: – Clínica e Cirurgia; – Produção Animal; – Medicina Veterinária Preventiva; – Saúde Pública Veterinária; – Bem-estar animal; – Primeiros passos rumo à Saúde Ambiental. Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária

6 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Disciplinas específicas: – Raramente encontradas; – Muitas vezes ausentes; – Pouco exploradas. Disciplinas que podem agregar conteúdo ambiental: – Raramente disponibilizadas; – Pouco exploradas; – Poderia haver pelo menos uma melhor abordagem do assunto nestas disciplinas correlatas.

7 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Exemplos de disciplinas específicas: – Ecologia; – Conservação dos Recursos Naturais; – Vigilância Ambiental; – Saneamento; – Estudos de Impactos Ambientais; – Introdução a projetos agropecuários; – Proteção ambiental aplicada na Medicina Veterinária; – Cadeias produtivas e matérias-primas agropecuárias; – Sistemas agroindustriais; – Direito Agrário e Legislação.

8 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Exemplos de disciplinas que podem agregar conteúdos ambientais: – Epidemiologia Veterinária; – Bioclimatologia Animal; – Produção Animal (suínos, aves, equinos, ovinos, caprinos, bovinos de leite e de corte); – Higiene e Segurança Alimentar; – Epidemiologia das Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos; – Epidemiologia das Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos; – Zoonoses e Saúde Pública Veterinária; – Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública; – Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal.

9 EXEMPLOS DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES

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11 CFMV/CNSA FMVZ-USP Disciplinas Obrigatórias: FMVZ-USP – Nenhuma específica; – Bioclimatologia Animal (4º semestre) Apenas efeitos do meio ambiente sobre os animais. – Itens abordados dentro de algumas disciplinas: Impacto ambiental da atividade pecuária e Sustentabilidade: Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública (8º sem.); Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária

12 CFMV/CNSA Controle de Doenças em Animais Domésticos e Silvestres de Vida Livre: Epidemiologia Veterinária II (8º sem.); Impacto ambiental da produção intensiva de suínos e Produção orgânica de suínos - perspectivas e realidade: Sanidade Suína (8º sem.); Tratamentos e destinação de efluentes: Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal (9º sem.) Disciplinas Eletivas: Não faz menção a nenhuma abordagem ambiental. Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária

13 RIO DE JANEIRO

14 MATO GROSSO DO SUL

15 MATO GROSSO

16 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – CIÊNCIAS AMBIENTAIS UFRPE/UAG UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e UFRPE/UAG (Unidade Acadêmica de Garanhuns) – ECOLOGIA BÁSICA E CONSERVACIONISMO

17 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UEMA – Universidade Estadual do Maranhão -Agroecologia; -Ciências do Meio Ambiente; -Poderiam abordar tópicos sobre a área ambiental: Epidemiologia / Epidemio Veterinária; Bem estar animal; Elaboração e avaliação de projetos; Planejamento e administração rural; Vigilância Sanitária.

18 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – ECOLOGIA Educação ambiental e conservação do meio ambiente; Considerações gerais sobre APAs, RIMA. Introdução a ecologia; Ecossistemas; Fatores ambientais; Considerações gerais sobre biodiversidade; Os principais problemas ambientais resultantes da atividade antrópica; Educação ambiental e conservação do meio ambiente; Considerações gerais sobre APAs, RIMA.

19 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Suinocultura: Manejo dos dejetos do rebanho suíno - Suinocultura: Manejo dos dejetos do rebanho suíno - Avicultura:Abate, processamento e conservação de frangos, sugestões para diminuir os impactos ambientais dos resíduos avícolas - Higiene e Saúde Pública:Estudo de Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária - Animais Silvestres:Legislação ambiental sobre criação de animais silvestres em cativeiro com fins comerciais

20 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFBA – Universidade Federal da Bahia - Site em construção. UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura ­ Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária ­ Estudo Dirigido ­ Ciências da Bioética e do Bem estar animal ­ Manejo e Clínica de Animais Silvestres

21 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz ­ Epistemologia da Agroecologia; ­ Ecologia Básica; ­ Bioclimatologia e Preservação Ambiental. ­ OPTATIVA: ­ Ecologia de Sistemas.

22 CFMV/CNSA Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária ESBAM – Escola Superior Batista do Amazonas – Ecologia Amazônica e Saneamento Ambiental Aplicado. UNINILTON LINS – Centro de Ensino Superior Nilton Lins – Ecologia da Fauna Amazônica e Bioclimatologia Animal; – Epidemiologia e Saneamento Ambiental; – Gestão de Agronegócio Sustentável.

23 CFMV/CNSA Há diferença entre os cursos de Medicina Veterinária nas diferentes regiões do Brasil? Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária

24 CFMV/CNSA Importância da inclusão de uma disciplina intitulada Saúde Ambiental obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária

25 CFMV/CNSA Criação de uma nova disciplina intitulada Saúde Ambiental: – Necessário ou não? – É suficiente? Discussão apenas durante a disciplina. Inserção do assunto em outras disciplinas: – Aplicável? Depende da aceitabilidade dos docentes responsáveis pelas disciplinas. – Pode ser mais eficiente? Permite a discussão do tema durante toda a graduação. Importância da inclusão de uma disciplina intitulada Saúde Ambiental obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária

26 CFMV/CNSA Visa o aprimoramento do conhecimento do Médico Veterinário – Educação Ambiental Ideia de um Planeta Terra como um organismo – Inter-relação entre as Saúdes: Animal + Humana + Ambiental; – Produção consciente de animais; – Convívio em equilíbrio; – Exploração consciente da agropecuária. Importância da inclusão de uma disciplina intitulada Saúde Ambiental obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária Fonte: internet.

27 CFMV/CNSA Saúde Ambiental e sua importância como complemento em outras disciplinas na Medicina Veterinária

28 CFMV/CNSA Saúde Ambiental e sua importância como complemento em outras disciplinas na Medicina Veterinária Caso não seja possível inserir uma nova disciplina, qual pode ser a solução? – Optativa; – Criar e/ou ampliar disciplinas correlatas; – Reelaborar as existentes com foco também na Saúde Ambiental; – Inserção deste tema em outras disciplinas: Em quais? Como? Aceitabilidade das instituições?

29 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental

30 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Para a formação de uma CONSCIÊNCIA AMBIENTAL é preciso que haja: – Compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos: Físicos, biológicos, sociais, culturais, econômicos, científicos e éticos. (MEDINA, 1998) – Desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria na qualidade ambietal. (DIAS, 2004)

31 CFMV/CNSA Crescimento populacional x Consciência Ambiental Evolução do ser humano: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Falta de alimentos Poluição Desmatamento Falta de água Demanda de produtos orgânicos Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental

32 CFMV/CNSA Exigência e tendência mundial: Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: TNS Interscience / Figura 1 - O que é indispensável para uma empresa ser vista como uma empresa que respeita o consumidor?

33 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: HSBC Climate Confidence Index / Figura 2 – HSBC Climate Confidence Index: Brasil.

34 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: HSBC Climate Confidence Index / Figura 3 – Mudanças climáticas e como nós respondemos a elas estão entre os maiores assuntos com os quais o entrevistado se preocupa hoje?

35 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: HSBC Climate Confidence Index / Figura 4 – As pessoas e organizações que deveriam estar fazendo algo em relação às mudanças climáticas estão fazendo o que é necessário?

36 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: IBOPE / Aquecimento Global / Figura 5 – Prioridade para o Brasil.

37 CFMV/CNSA Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: IBOPE / Aquecimento Global / Figura 6 – Nível de preocupação com o aquecimento global.

38 Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental Fonte: TNS Interscience / Future Shapers Brasileiros / Figura 7 – Pensando na Frente – Os valores considerados na hora da compra, hoje e amanhã.

39 CFMV/CNSA Ação IMEDIATA!Ação IMEDIATA! - Não se pode mais esperar que outras gerações tomem alguma atitude; A apresentação de soluções para os problemas ambientais torna-se cada vez mais URGENTE; Interdisciplinaridade da Saúde Ambiental. CONCLUSÃO

40 CFMV/CNSA OBRIGADO! Contato CNSA SIA Trecho 6 - Lotes 130 e CEP Brasília-DF Fone: (61) Fax: (61) ou


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