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Luciano Menezes Ferreira

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Apresentação em tema: "Luciano Menezes Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Luciano Menezes Ferreira
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA CFMV “COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL” CNSA Luciano Menezes Ferreira CFMV/CNSA

2 Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária
CFMV/CNSA

3 Histórico da Medicina Veterinária
No mundo: 4.000 a.C.: Primórdios da civilização – papiros encontrados no Egito (1890) que relatam a arte de curar os animais; 1.900 e a.C.: códigos de ESHN UNNA e de HAMMURABI, originários da Babilônia – registros de referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos “Médicos dos Animais”. Séc. VI: primeiros registros sobre a prática da Medicina animal na Europa; 1761: criação da primeira escola de Medicina Veterinária no mundo – Lyon, França. CFMV/CNSA Carro egípcio (Fonte: internet)

4 Histórico da Medicina Veterinária
No Brasil: 1808: Chegada da família real; 1815 a 1874: Surgimento de escolas de ensino superior (Medicina, Direito e Engenharia Politécnica); Sob regime republicano foram criadas, no Rio de Janeiro, as 2 primeiras instituições de ensino de Veterinária no Brasil: 1913: Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (atual UFRRJ); 1914: Escola de Veterinária do Exército. CFMV/CNSA

5 Medicina Veterinária no Brasil
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Medicina Veterinária no Brasil Rumos da Veterinária no Brasil: Clínica e Cirurgia; Produção Animal; Medicina Veterinária Preventiva; Saúde Pública Veterinária; Bem-estar animal; Primeiros passos rumo à Saúde Ambiental. CFMV/CNSA

6 Disciplinas específicas:
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Disciplinas específicas: Raramente encontradas; Muitas vezes ausentes; Pouco exploradas. Disciplinas que podem agregar conteúdo ambiental: Raramente disponibilizadas; Pouco exploradas; Poderia haver pelo menos uma melhor abordagem do assunto nestas disciplinas correlatas. CFMV/CNSA

7 Exemplos de disciplinas específicas:
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Exemplos de disciplinas específicas: Ecologia; Conservação dos Recursos Naturais; Vigilância Ambiental; Saneamento; Estudos de Impactos Ambientais; Introdução a projetos agropecuários; Proteção ambiental aplicada na Medicina Veterinária; Cadeias produtivas e matérias-primas agropecuárias; Sistemas agroindustriais; Direito Agrário e Legislação. CFMV/CNSA

8 Exemplos de disciplinas que podem agregar conteúdos ambientais:
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Exemplos de disciplinas que podem agregar conteúdos ambientais: Epidemiologia Veterinária; Bioclimatologia Animal; Produção Animal (suínos, aves, equinos, ovinos, caprinos, bovinos de leite e de corte); Higiene e Segurança Alimentar; Epidemiologia das Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos; Epidemiologia das Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos; Zoonoses e Saúde Pública Veterinária; Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública; Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal. CFMV/CNSA

9 EXEMPLOS DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES

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11 Disciplinas Obrigatórias: FMVZ-USP
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária Disciplinas Obrigatórias: FMVZ-USP Nenhuma específica; Bioclimatologia Animal (4º semestre) Apenas efeitos do meio ambiente sobre os animais. Itens abordados dentro de algumas disciplinas: “Impacto ambiental da atividade pecuária” e “Sustentabilidade”: Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública (8º sem.); CFMV/CNSA

12 Disciplinas Eletivas: Não faz menção a nenhuma abordagem ambiental.
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária “Controle de Doenças em Animais Domésticos e Silvestres de Vida Livre”: Epidemiologia Veterinária II (8º sem.); “Impacto ambiental da produção intensiva de suínos” e “Produção orgânica de suínos - perspectivas e realidade”: Sanidade Suína (8º sem.); “Tratamentos e destinação de efluentes”: Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal (9º sem.) Disciplinas Eletivas: Não faz menção a nenhuma abordagem ambiental. CFMV/CNSA

13 RIO DE JANEIRO

14 MATO GROSSO DO SUL

15 MATO GROSSO

16 UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco CIÊNCIAS AMBIENTAIS UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e UFRPE/UAG (Unidade Acadêmica de Garanhuns) ECOLOGIA BÁSICA E CONSERVACIONISMO CFMV/CNSA

17 UEMA – Universidade Estadual do Maranhão
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UEMA – Universidade Estadual do Maranhão Agroecologia; Ciências do Meio Ambiente; Poderiam abordar tópicos sobre a área ambiental: Epidemiologia / Epidemio Veterinária; Bem estar animal; Elaboração e avaliação de projetos; Planejamento e administração rural; Vigilância Sanitária. CFMV/CNSA

18 UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido ECOLOGIA Introdução a ecologia; Ecossistemas; Fatores ambientais; Considerações gerais sobre biodiversidade; Os principais problemas ambientais resultantes da atividade antrópica; Educação ambiental e conservação do meio ambiente; Considerações gerais sobre APA’s, RIMA. CFMV/CNSA

19 - Suinocultura: “Manejo dos dejetos do rebanho suíno”
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Suinocultura: “Manejo dos dejetos do rebanho suíno” - Avicultura: “Abate, processamento e conservação de frangos, sugestões para diminuir os impactos ambientais dos resíduos avícolas” - Higiene e Saúde Pública: “Estudo de Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária” - Animais Silvestres: “Legislação ambiental sobre criação de animais silvestres em cativeiro com fins comerciais” CFMV/CNSA

20 UFBA – Universidade Federal da Bahia - Site em construção.
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UFBA – Universidade Federal da Bahia - Site em construção. UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária Estudo Dirigido Ciências da Bioética e do Bem estar animal Manejo e Clínica de Animais Silvestres CFMV/CNSA

21 UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz Epistemologia da Agroecologia; Ecologia Básica; Bioclimatologia e Preservação Ambiental. OPTATIVA: Ecologia de Sistemas. CFMV/CNSA

22 ESBAM – Escola Superior Batista do Amazonas
Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária ESBAM – Escola Superior Batista do Amazonas Ecologia Amazônica e Saneamento Ambiental Aplicado. UNINILTON LINS – Centro de Ensino Superior Nilton Lins Ecologia da Fauna Amazônica e Bioclimatologia Animal; Epidemiologia e Saneamento Ambiental; Gestão de Agronegócio Sustentável. CFMV/CNSA

23 Abordagem sobre a área ambiental na matriz curricular dos cursos de Medicina Veterinária
Há diferença entre os cursos de Medicina Veterinária nas diferentes regiões do Brasil? CFMV/CNSA

24 Importância da inclusão de uma disciplina intitulada “Saúde Ambiental” obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária CFMV/CNSA

25 Criação de uma nova disciplina intitulada Saúde Ambiental:
Importância da inclusão de uma disciplina intitulada “Saúde Ambiental” obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária Criação de uma nova disciplina intitulada Saúde Ambiental: Necessário ou não? É suficiente? Discussão apenas durante a disciplina. Inserção do assunto em outras disciplinas: Aplicável? Depende da aceitabilidade dos docentes responsáveis pelas disciplinas. Pode ser mais eficiente? Permite a discussão do tema durante toda a graduação. CFMV/CNSA

26 Visa o aprimoramento do conhecimento do Médico Veterinário
Importância da inclusão de uma disciplina intitulada “Saúde Ambiental” obrigatória na matriz curricular da Medicina Veterinária Visa o aprimoramento do conhecimento do Médico Veterinário Educação Ambiental Ideia de um Planeta Terra como um “organismo” Inter-relação entre as Saúdes: Animal + Humana + Ambiental; Produção consciente de animais; Convívio em equilíbrio; Exploração consciente da agropecuária. CFMV/CNSA Fonte: internet.

27 Saúde Ambiental e sua importância como complemento em outras disciplinas na Medicina Veterinária
CFMV/CNSA

28 Saúde Ambiental e sua importância como complemento em outras disciplinas na Medicina Veterinária
Caso não seja possível inserir uma nova disciplina, qual pode ser a solução? Optativa; Criar e/ou ampliar disciplinas correlatas; Reelaborar as existentes com foco também na Saúde Ambiental; Inserção deste tema em outras disciplinas: Em quais? Como? Aceitabilidade das instituições? CFMV/CNSA

29 Formação de um Médico Veterinário com Consciência Ambiental
CFMV/CNSA

30 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Para a formação de uma CONSCIÊNCIA AMBIENTAL é preciso que haja: Compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos: Físicos, biológicos, sociais, culturais, econômicos, científicos e éticos. (MEDINA, 1998) Desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria na qualidade ambietal. (DIAS, 2004) CFMV/CNSA

31 Crescimento populacional x Consciência Ambiental
Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental” Crescimento populacional x Consciência Ambiental Poluição Desmatamento Demanda de produtos orgânicos Falta de água Falta de alimentos Evolução do ser humano: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CFMV/CNSA

32 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Exigência e tendência mundial: Figura 1 - O que é indispensável para uma empresa ser vista como uma empresa que respeita o consumidor? Fonte: TNS Interscience / 2007. CFMV/CNSA

33 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 2 – HSBC Climate Confidence Index: Brasil. Fonte: HSBC Climate Confidence Index / 2007. CFMV/CNSA

34 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 3 – Mudanças climáticas e como nós respondemos a elas estão entre os maiores assuntos com os quais o entrevistado se preocupa hoje? Fonte: HSBC Climate Confidence Index / 2007. CFMV/CNSA

35 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 4 – As pessoas e organizações que deveriam estar fazendo algo em relação às mudanças climáticas estão fazendo o que é necessário? Fonte: HSBC Climate Confidence Index / 2007. CFMV/CNSA

36 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 5 – Prioridade para o Brasil. Fonte: IBOPE / Aquecimento Global / 2007. CFMV/CNSA

37 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 6 – Nível de preocupação com o aquecimento global. Fonte: IBOPE / Aquecimento Global / 2007. CFMV/CNSA

38 Formação de um Médico Veterinário com “Consciência Ambiental”
Figura 7 – Pensando na Frente – Os valores considerados na hora da compra, hoje e amanhã. Fonte: TNS Interscience / Future Shapers Brasileiros / 2007.

39 CONCLUSÃO Ação IMEDIATA!
- Não se pode mais esperar que outras gerações tomem alguma atitude; A apresentação de soluções para os problemas ambientais torna-se cada vez mais URGENTE; Interdisciplinaridade da Saúde Ambiental. CFMV/CNSA

40 SIA Trecho 6 - Lotes 130 e 140 - CEP 71205-060 - Brasília-DF
OBRIGADO! Contato CNSA SIA Trecho 6 - Lotes 130 e CEP Brasília-DF Fone: (61) Fax: (61) ou CFMV/CNSA


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