A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código 2103070
A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE Período Letivo: NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 (60 horas) PROFESSOR: Allan Tavares Carvalho

2 ENGENHARIA? É a arte, a ciência e a técnica de utilizar conhecimentos científicos conjugando-os aos recursos da Natureza para a contínua adaptação do homem a evolução do ambiente. Engenheiro - Invenção e Instrução.

3 QUESTIONAMENTOS No meu currículo? Para quê?
O que vou estudar nesta disciplina? Como vou ser avaliado? Que bibliografia devo usar? Quais são os resultados esperados?

4 Ementa x Objetivo Geral
Ementa - A biosfera e seu equilíbrio. Poluição do ar, água e solo. Preservação ambiental. Estudo de impacto ambiental. Legislação Ambiental; Objetivo Geral - A disciplina ao mesmo tempo em que procura alertar o aluno para os problemas ambientais relacionados com a atividade profissional, tem por objetivos gerais criar atitudes e desenvolver valores sobre a questão ambiental, despertando no estudante de Engenharia - futuro profissional, a consciência preservadora dos recursos naturais;

5 Objetivos Específicos de cada Módulo
O primeiro módulo tem por objetivo mostrar o equilíbrio do meio ambiente, através da compreensão, por parte do aluno, da estrutura e organização dos sistemas ecológicos; O segundo módulo tem por objetivo estudar formas de degradação do meio ambiente, decorrentes das atividades humanas, procurando identificar algumas soluções, sejam através de medidas preventivas ou corretivas. Ao mesmo tempo, procura estabelecer a relação entre meio ambiente, crescimento populacional e desenvolvimento sustentável.

6 Objetivos Específicos de cada Módulo
O terceiro módulo visa fazer conhecer a Política Nacional do Meio Ambiente e a legislação pertinente. Outrossim, iniciar o aluno no estudo de impactos ambientais e elaboração de RIMA, finalizando com noções sobre gestão ambiental. O quarto módulo visa desenvolver a capacidade do aluno para desempenhar atividades multidisciplinares na área ambiental, seja individualmente ou em grupo, através do estudo de caso, pesquisa e elaboração de seminário.

7 Critérios de Avaliação
A avaliação será feita através de provas escritas ao final de cada um dos três primeiros Módulos, complementada com pesquisas de artigos, listas de exercícios, apresentação de mini-seminários, assiduidade e participação em sala de aula. A avaliação do último Módulo terá como base o somatório de todos os seminários apresentados no decorrer do curso.

8 COMPOSIÇÃO DA NOTA MÓDULO 1 MÓDULO 1 MÓDULO 1 MÓDULO 1 MÓDULO 1
PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 1 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 1 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 1 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 1 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 2 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 2 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 2 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 3 PRESENÇA PARTICIPAÇÃO AVALIAÇÃO 3 MÓDULO 4 = SEMINÁRIO PONTOS EXTRAS – ANÁLISE DE ARTIGOS e EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

9 Bibliografia Recomendada
Texto principal: Araujo, S. M. de – INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA. Publicação PAPE/REENGE Bibliografia complementar: consultar as referências no final da Apostila e no Plano de Curso + recomendações dadas em sala de aula.

10 Resultados Esperados Deverá ter uma noção clara da relação do Engenheiro com o meio ambiente; Deverá ser capaz de definir problemas ambientais e identificar algumas soluções, como atuar, fazer algo para melhorar a situação.

11 Resultados Esperados Deverá ter consciência da necessidade de trabalhar em grupos multidisciplinares, quando da avaliação de projetos de Engenharia; Deverá ter adquirido familiaridade com termos técnicos (enriquecimento do glossário); Deverá conhecer os trâmites legais para o licenciamento ambiental de atividades potencialmente modificadoras do meio ambiente.

12 UM PLANETA PARA TODOS A VIDA E SEUS PROBLEMAS

13 Um mundo de gente Quantos somos no mundo hoje?
Como é possível obter alimento para tantas pessoas?

14 Há lugar para todos Como ter moradia para tantos?
O crescimento vertical é a melhor solução para as cidades? Ou é a única saída?

15 A vida em uma grande cidade
É verdade que as cidades são verdadeiras ‘ilhas de calor’? Por que isso acontece? É possível deixar as cidades mais frias? Existe alguma saída a curto prazo?   São Paulo (2,1°C contra 0,76°C, em 100 anos).

16 A vida em uma grande cidade
Como é possível transportar tantas pessoas? Os meios de transporte influenciam na qualidade de vida?

17 O ar na grande cidade Viver nestas condições terá algum efeito na saúde das pessoas? Quais seriam?

18 A água nas grandes cidades
Os esgotos para onde vão? Lançados nos lagos, rios, mares, etc., serão úteis ou prejudiciais? Alguns esgotos tornam rios mais produtivos. Será verdade?

19 A água nas cidades É possível proteger os corpos de água?
Como conciliar crescimento urbano e sustentabilidade hídrica?

20 A água nas cidades Como conciliar a exploração com a manutenção dos recursos hídricos? Qual a origem do assoreamento?

21 O solo nas grandes cidades
O que fazer com tanto lixo? Seria esta a melhor solução? Quais são as alternativas para destino do lixo?

22 De onde vem os alimentos
Os inseticidas destroem os insetos úteis e os prejudiciais. Como resolver este problema? Alguns dos venenos utilizados ficam retidos nos alimentos. Seria razão suficiente para não utiliza-los?

23 Há alimento para todos Será que a febre em torno do biocombustível pode influenciar na produção de alimentos? Quais seriam as conseqüências a curto, médio e longo prazos?

24 Há alimento para todos Ao canalizarmos a energia somente em torno da cana-de-açúcar, poderíamos estar regredindo aos tempos do Império? Por outro lado, será que os grandes canaviais não contribuiriam para ‘descarbonizar’ o planeta?

25 De onde vem a matéria prima
Qual o impacto da exploração dos recursos naturais? O modelo apresentado é sustentável?

26 De onde vem a matéria prima
Na Terra há matéria-prima suficiente para continuarmos a desperdiçar produtos manufaturados? Quando não houver mais lugar para lançar o desperdício, o que faremos?

27 Cuidado madeiiiiiiiiiiiiraaaa
De onde vem tanta madeira? Que usos fazemos dela? Podemos dispensá-la? Quais são as nossas alternativas?

28 De onde vem a energia Nesta central térmica, a água do rio ao refrigerar a central recebe calor. Que conseqüência poderá ter este fato? De que modo a atmosfera dos arredores de uma central pode afetar os habitantes?

29 A paisagem nas grandes cidades
Paisagens assim afetam a nossa saúde? Vemos tudo isso ou seria apenas desperdício?


Carregar ppt "CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google