A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Dom Helder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Dom Helder."— Transcrição da apresentação:

1 . É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Dom Helder

2 Em 1909 nascia Hélder Câmara em Fortaleza. Ainda jovem, em 1923, entrou no Seminário da Prainha de São José, para cursar filosofia e teologia. Em 1931, fundou a Legião Cearense do Trabalho, e em 1933, a Sindicalização Operária Feminina Católica que congregava as lavandeiras, passadeiras e empregadas domésticas. Atuou na Educação e participou de políticas governamentais no Ceará.

3 o Ficou conhecido por ter se tornado um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, frequentemente praticados pelos militares. Além disso, atuou em movimentos estudantis, operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Foi um defensor da justiça e da cidadania.

4 O Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 20 de abril de 1952, o elegeu Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. No período em que permaneceu lá, exerceu o cargo de Secretário Geral da CNBB, implantou os ideais da Organização, promovendo interação entre os bispos do Brasil, participou de congressos para atualização e adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos, sobretudo integrando a Igreja na luta em defesa da justiça e cidadania. Em 1972 Dom Helder Camara foi indicado ao Prêmio Nobel da paz e logo foi acusado pelo governo militar de ser comunista.

5 Foi assim que dom Helder resumiu suas dificuldades com as autoridades políticas e religiosas, quando era contestado a propósito de sua obra social e profética em favor de uma maior igualdade e justiça no país e dentro da Igreja. Não raramente se referiam a ele como o "bispo vermelho", especialmente nos duros tempos da ditadura.

6 Um legado de obras sociais Realizando seus sonhos de justiça social e caridade, dom Helder deixou várias obras sociais e são exemplo dessas a Obra do Frei Francisco, criada no Rio de Janeiro; iniciou o Banco da Providência, hoje ampliado, que centralizava doações e as distribuía entre a população pobre. Também criou no Rio de Janeiro um projeto de urbanização de favelas, o qual ficou conhecido como Cruzada São Sebastião. Em Pernambuco,Dom Helder realizou a primeira experiência de reforma agrária quando comprou terras na Zona da Mata e assentando trabalhadores rurais menos favorecidos.

7 Ardente defensor dos direitos humanos Depois do golpe militar, quando Dom Helder conviveu de forma pacifica com o exercito, percebeu a violação dos direitos humanos na caça aos comunistas agindo em favor dos que eram perseguidos. Foi o período em que enfrentou várias dificuldades, sendo acusado pelos militares por parte do clero de ser conservador e promover atividades comunistas. O religioso passou a incomodar o regime militar quando divulgou no seu livro documentos secretos, onde descobriu-se que no governo de Médici houve uma campanha contra a candidatura de Dom Helder ao Nobel.

8 Aposentou-se em 1985, deixando mais de 500 comunidades eclesiais de base organizadas, com operários, trabalhadores rurais e retirantes em busca de melhores condições de trabalho e de vida.

9 Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já". E realizou debates e palestras de conscientização para a cidadania em todo o país. Além disso, deixou registrado o seu pensamento em diversos livros, que foram traduzidos para diferentes línguas. Dom Hélder faleceu em 1999, vítima de uma parada cardíaca.

10 Grupo: Ana Beatriz Miranda Bruna Coraline Edson Souza Rayanne Kelly Ravena Souza Thayse Gabrielly 2º ano B


Carregar ppt ". É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Dom Helder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google