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Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades Correcção das questões Pag 23-24.

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1 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades Correcção das questões Pag 23-24

2 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nAnA força resultante de todas as forças que actuam num corpo tem sempre maior intensidade do que qualquer uma das força. Falsa. Pode ter intensidade menor quando as forças têm sentidos contrários nAnAs forças que formam um par acção-reacção actuam sempre no mesmo corpo. Falsa. Nunca. Actuam sempre em corpos diferentes. nNnNão é possível determinar a resultante das forças que formam um par acção-reacção porque se trata de forças que actuam em corpos diferentes. Verdadeira. Só é possível determinar a resultante quando as forças têm o mesmo ponto de aplicação. nSnSempre que a resultante de todas as forças que actuam num corpo é nula, o corpo está em repouso. Falsa. O corpo também pode estar com movimento uniforme. nUnUm corpo em movimento rectilíneo uniforme está sempre sujeito a forças cuja resultante é nula. Verdadeira. Todos os corpos estão sujeitos a forças. nDnDiz-se que um corpo está em equilíbrio quando a resultante de todas as forças que nele actuam é nula. Verdadeira. 25.

3 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades n Duas esferas A e B, movem-se numa calha horizontal, da esquerda para a direita. Na esfera A actua um conjunto de forças cuja resultante tem direcção horizontal e sentido da esquerda para a direita. A resultante das forças que actuam na esfera B é nula. n A esfera B tem movimento rectilíneo uniforme. n Para responder à questão anterior baseei-me na 1º Lei de Newton ou Lei da Inércia. Esta Lei diz que um corpo sujeito a um sistema de forças cuja resultante é nula, se está em repouso continua em repouso, se está em movimento continua com a velocidade que trazia. n A outra esfera tem aceleração, porque sempre que a resultante de um conjunto de forças não é nula, o seu movimento é variado, significa que a velocidade varia ou seja há aceleração. 26.

4 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nQnQuando a mesma força actua em corpos de massa sucessivamente maior, a aceleração é sucessivamente ………... nQnQuando o mesmo corpo fica sujeito a uma força resultante de intensidade sucessivamente maior, adquire aceleração sucessivamente……………. nAnA força resultante aplicada num corpo e a aceleração que produz têm direcções ………….. E sentidos ………… iguais menor maior

5 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades n Calcula o valor da resultante das forças que actuam no corpo. Fr = m.a Fr = 180 N a = 6 m/s2 Fr = ? N m= 30 kg R. O valor da resultante das forças que actuam no corpo é 180 N. Fr = 30 x Para resolver a questão utilizámos a 2º Lei de Newton ou Lei Fundamenta da Dinâmica.

6 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades n Calcula o valor da aceleração do movimento do corpo. Fr = m.a a = 160:20 a = ? m/s 2 Fr = 160 N m= 20 kg R. O valor da aceleração do movimento do corpo é 8 m/s = 20 x a 28.2 Para resolver a questão utilizámos a 2º Lei de Newton ou Lei Fundamenta da Dinâmica. a = 8 m/s 2

7 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades n Calcula o valor da massa do corpo. Fr = m.a m = 420:10 a = 10 m/s 2 Fr = 420 N m= ? kg R. O valor da massa do corpo é 42 kg. 420 = m x Para resolver a questão utilizámos a 2º Lei de Newton ou Lei Fundamenta da Dinâmica. m = 42 kg

8 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nNnNum lugar da Terra onde a aceleração é 9,8 m/s2, calcula: nOnO peso de um corpo cuja massa é 5 kg; P = m.g P = 49 N g = 9,8 m/s2 P = ? N m = 5 kg R. O peso do corpo é 49 N P = 5. 9, Para resolver a questão utilizámos a 2ª Lei de Newton, aplicada à queda livre de um corpo

9 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nNnNum lugar da Terra onde a aceleração é 9,8 m/s2, calcula: nAnA massa de um corpo com peso de 19,8N. P = m.g m = 19,8 : 9,8 g = 9,8 m/s2 P = 19,8 N m = ? kg R. A massa do corpo é cerca de 2 kg. 19,8 = m. 9, Para resolver a questão utilizámos a 2ª Lei de Newton, aplicada à queda livre de um corpo m 2 kg

10 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nUnUm corpo de massa 3 kg parte de repouso e 2,5 s depois, atinge a velocidade de 10 m/s. nInIndica o valor da velocidade inicial do corpo. nCnCalcula a aceleração do movimento do corpo. a =( vf – vi)/ t a = 10 : 2,5 vi = o m/s t = 2,5 s vf = 10 m/s R. A aceleração do movimento do corpo é 4 m/s 2. a = (10 – 0): 2,5 30. a = 4 m/s 2 R. A velocidade inicial do corpo é zero m/s, pois o corpo parte de repouso. nCnCalcula a intensidade da força responsável pelo movimento do corpo. m = 3 kg a = 4 m/s 2 Fr = ? N Fr = m.a Fr = 3 x 4 Fr = 12 N R. A intensidade da força responsável pelo movimento do corpo é 12 N.

11 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nQnQuando há atrito, um corpo é lançado horizontalmente numa superfície horizontal acaba por parar. Verdadeira. Pois o atrito dificulta o movimento. nNnNum corpo que se move horizontalmente, o atrito é tanto menor quanto maior for o seu peso. Falsa. É exactamente ao contrário. Quanto maior for o peso maior é o atrito. nQnQuanto menos rugosa for uma superfície maior é o atrito. Falsa. É exactamente ao contrário. Quanto mais rugosa for uma superfície maior é o atrito. nSnSe não existisse atrito não poderíamos andar. Verdadeira. nOnO atrito é útil para o movimento dos patinadores no gelo. Falsa. É exactamente ao contrário. O atrito é prejudicial. nOnOs pára-quedistas usam pára-quedas para reduzir o atrito. Falsa. É exactamente ao contrário. Usam pára-quedas para aumentar o atrito e equilibrar o peso. nOnO atrito é útil no funcionamento dos travões das bicicletas. Verdadeira. nÉnÉ habitual lubrificar as dobradiças das portas para reduzir o atrito Verdadeira. 31.

12 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades nInIndica os vectores: nFnForça que produz o movimento; nPnPeso do corpo; nRnReacção da superfície de apoio; nFnForça de atrito 32. F2F2 F1F1 F3F3 F4F4

13 Filipa Vicente Professora de CFQ - 9ºA e 9ºB Caderno de Actividades n FIM sair


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