A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE
PROTAGONISMO JUVENIL GAEP CRONOGRAMA DE ATIVIDADES RESPONSABILIDADE SOCIAL PRODUTOS PANTANAL OBJETOS DE PESQUISA METODOLOGIA ENERGIA ÁGUA ORIENTAÇÕES CÓD. FLORESTAL REGISTROS

2 O Código Florestal tem a ver com a qualidade de vida de todos os brasileiros. Desde 1934, quando surgiu, o Código parte do pressuposto de que a conservação das florestas e dos outros ecossistemas naturais interessa a toda a sociedade. Afinal, são elas que garantem, para todos nós, serviços ambientais básicos. Além de tudo isso, é a única lei nacional que veta a ocupação urbana ou agrícola de áreas de risco sujeitas, por exemplo, a inundações e deslizamentos de terra, como no caso da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011. A proposta do Novo Código Florestal aprovada pela Câmara dos Deputados em maio de 2011 é uma afronta a todos as premissas de sustentabilidade sócio-ambiental, propondo mudanças que diminuem a proteção as florestas na: Reserva Legal e APP (Área de Preservação Permanente) e anistia aos desmatadores. Reserva Legal APP Anistia

3 ENCONTRO DE PESQUISA – Água
História hidrológica do Pantanal; A dinâmica das inundações; O regime de chuvas; De onde vem a água que inunda o Pantanal? O manejo das bacias hidrográficas; O tratamento de água e esgoto; Referências bibliográficas: ; ; pantanal.html

4 ENCONTRO DE PESQUISA – Energia
Fontes de energia; Oferta, demanda e desafios; Implicações socioambientais; As possibilidades para o Pantanal; Implantação de hidrelétricas no pantanal  Referências bibliográficas:

5 METODOLOGIA Levantamento de hipóteses a partir de indagações a respeito dos temas em questão; Obtenção de dados disponíveis em literaturas voltadas para o tema geral e na rede mundial de computadores, que fundamentem as propostas de solução para as questões levantadas; Elaboração do plano de trabalho (Prévio, in loco e posterior à visita ao local); Montagem de plano de ação baseado em informações adquiridas no estudo de campo (caderno de campo); Análise dos dados; Registro formal da fundamentação teórica, pesquisa, conclusões e propostas de solução aos desafios propostos; Escolha do formato de apresentação;

6 PLANTANDO UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA INTERDISCIPLINAR
ESTUDO DE CAMPO PANTANAL – SETEMBRO/2011 APRESENTAÇÃO O século XXI tem imposto à humanidade a necessidade de reflexão acerca das questões da biodiversidade e do cuidado com nosso planeta. Tais reflexões passam não só pelo aspecto ecológico mais estrito, mas, sobretudo, pelo aspecto humano e social que provoca as severas desigualdades a que temos assistido. É necessário pensar em ações concretas que tragam alternativas para a sobrevivência do planeta e das pessoas que o habitam e sejam modelo e incentivo para outras ações necessárias e urgentes. Nesta perspectiva, propomos para os alunos da Escola Parque, um campo de estudo que possa traduzir tal proposta e ser palco de pesquisa e aprendizagem, funcionando como esse modelo necessário a novos paradigmas para a sociedade contemporânea. Em função de tais critérios, consideramos a Estância Ecológica SESC Pantanal o campo ideal para a concretização desse projeto pedagógico.“O Projeto SESC Pantanal constitui-se no maior e mais bem aparelhado empreendimento de proteção à biodiversidade de Mato Grosso. É formado de cinco unidades operacionais integradas aos objetivos do desenvolvimento sustentável, da preservação e conservação ambientais, da educação ambiental, da pesquisa científica e do ecoturismo social. Ao lado desses propósitos, consolidam-se iniciativas para uma marcante ação social na região de Poconé e Barão de Melgaço, municípios que sediam o empreendimento.”

7 OBJETIVOS Promover um estudo interdisciplinar dos problemas ambientais. Apresentar aos estudantes e profissionais da escola as soluções ambientais, científicas e sociais encontradas pelo SESC para responder às questões colocadas pela crise planetária. Desenvolver a curiosidade científica e de pesquisa e o interesse pela busca de alternativas para os desafios encontrados. Desenvolver procedimentos de pesquisa e produção de registros que sejam capazes de configurar uma síntese acadêmica do período de estudos na Escola Parque.

8 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO ESTUDO:
BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTE, LÍNGUA PORTUGUESA. O estudo ora proposto requer um trabalho que obedece algumas etapas e envolve atividades diversas: Atividades prévias de pesquisa, orientações pedagógicas acerca dos dados e hipóteses levantadas. Atividades em campo: coleta de dados e informações; registros de imagem, entrevistas; participação de atividades de vivência e observação. Atividades posteriores: organização dos dados, informações e registros coletados; produção dos textos que comporão o produto final, a ser definido.

9 METAS/PRODUTOS Produzir uma revista com 12 artigos, fotografias, desenhos, curta-metragem e animações que sintetizem a experiência acadêmica, composta a partir da leitura de artigos científicos, reportagens, entrevistas, registros fotográficos e áudio-visuais, entre outros. Divulgar o trabalho acadêmico dos alunos da Escola Parque Promover o intercâmbio entre as escolas de nossa região em relação a projetos de preservação, conservação e educação ambiental.

10 CONTEÚDOS/ATIVIDADES DESENVOLVIDOS
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PRÉVIAS À VIAGEM DATAS DOS ENCONTROS CONTEÚDOS/ATIVIDADES DESENVOLVIDOS 20/05 (BARRA) Apresentação do projeto aos alunos, levando em consideração os temas a serem abordados e atividades a serem realizadas na viagem. Divisão de grupos de interesse e orientações iniciais da pesquisa sobre ÁGUA e ENERGIA. Proposta metodológica para o grupo de pesquisa* 24/05 (GÁVEA) 03/06 (BARRA) Estudos em material gráfico disponível e, na rede mundial de computadores sobre os temas a serem abordados na pesquisa pré campo. 07/06 (GÁVEA) 17/06 (BARRA) Escolha do formato da apresentação do trabalho de pesquisa; Aprofundamento teórico no assunto em pesquisa; 21/06 (GÁVEA) 05/08 (BARRA) 09/08 (GÁVEA) 12/08 (BARRA) Finalização das pesquisas prévias e preparação da pesquisa de campo, abordando os recursos e métodos a serem utilizados; Orientações gerais e refino da pesquisa; 16/08 (GÁVEA) 19/08 (BARRA) 23/08 (GÁVEA) 27/08 (BARRA/GÁVEA) Apresentação das propostas dos grupos; Compartilhamento de dados e informações; Orientações gerais sobre os detalhes da viagem;

11 CENTRO DE ATIVIDADES EM POCONÉ
ATIVIDADES PLANEJADAS PARA OS DIAS DA EXPEDIÇÃO Grupo A 08/set 09/set 10/set 11/set Manhã  CHEGADA Eixo Ambiental Alvorecer SAÍDA Tarde CENTRO DE ATIVIDADES EM POCONÉ Trilha Baía das Pedras Noite Focagem Grupo B Grupo C Grupo D Grupo E Grupo F

12 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES APÓS A VIAGEM
DATAS DOS ENCONTROS ATIVIDADES A REALIZAR 17/09 (BARRA/GÁVEA) Trocas de experiências sobre o trabalho de campo; Avaliação crítica das atividades desenvolvidas; Apresentação da propostas de divulgação dos trabalhos realizados; 23/09 (BARRA) Organização do material coletado; Preparação do produto final para apresentação; 27/09 (GÁVEA) 07/10 (BARRA) Apresentação do produto final de cada grupo; Ajustes e padronização das apresentações; Envio do material revisado para a direção da escola. 11/10 (GÁVEA) DATA A CONFIRMAR Divulgação pública dos trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos (Exposições em Shopping Center’s, seções de cinema, lançamento de livros/revistas etc.)

13 GRUPOS DE ATUAÇÃO DO GAEP PARA 2011
TRILHA ECOLÓGICA PROJETO DO CRA GRUPOS DE ATUAÇÃO DO GAEP PARA 2011 BIODIVERSIDADE RESÍDUOS COMUNICAÇÃO COMPOSTAGEM DE FOLHAS SECAS PLANTIO DE MUDAS EM ÁREA EXTERNA VIVEIRO PRODUZINDO SEMANA DO LIXO MAPEAMENTO DAS LIXEIRAS GALPÃO DE RESÍDUOS E MATERIAIS REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (SMA, ECO, Palestras, Filmes, Datas comemorativas, Oficinas de EA, etc) NOTÍCIAS virtual (Blog/twitter) e Gráfico (murais, cartazes) ORGANIZAÇÃO DAS VIAGENS DE ESTUDO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DOS GT´s

14 ENRAIZAMENTO PEDAGÓGICO
AGENDA AMBIENTAL LINHAS DE AÇÕES 2011 RESÍDUOS/ MATERIAIS ENRAIZAMENTO PEDAGÓGICO BIODIVERSIDADE AÇÕES SOLIDÁRIAS - Coleta seletiva Parcerias com cooperativas de reciclagem Galpão de resíduos e materiais (Gávea) Redução de copos de plástico Semana do lixo Rede de economia solidária - Capacitação sobre uso de materiais ecológicos (RH, funcionários e administrativo) Integração coordenação/orientação/ psicopedagogia GAEP Conselho Ambiental SMA ECO Projetos Sustentáveis (Gávea EM) Projeto CRA Gávea Portal informático/ comunicação - Projetos dos CRA´s da Gávea e Barra - Elaborar projeto pedagógico para os CRA´s Viveiro didático Composteira Trilha ecológica (Gávea) Mapa interativo do inventário de indivíduos arbóreos da escola (Barra e 355) Projeto pedagógico de viveiro e composteira SOSocial região serrana / Projeto Rondon PECEP ACEP ECAEP / EJA - Parcerias (British Council, Instituto Reação, Fiocruz, Colégio Itaipava)

15 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Dentro do projeto Educar para Sustentabilidade, os alunos participantes da viagem ao Pantanal terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, conhecer a realidade dos brasileiros que moram no interior de nosso país. A equipe de viagem participará do cotidiano de estudantes de escolas públicas de cidade de Poconé (MT), vivenciando parte do seu dia, participando de oficinas de áreas diversas. Essa ação é uma iniciativa do Projeto Rondon – Escola Parque, desenvolvido pela Escola Parque com a finalidade de expandir as ações de cunho humanitário e social na comunidade escolar local.


Carregar ppt "EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google