A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem."— Transcrição da apresentação:

1 Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

2 Estrutura da Obra Introdução I A Doutrina da Palavra De Deus II
Edições Estrutura da Obra Parte Conteúdo Introdução I A Doutrina da Palavra De Deus II A Doutrina de Deus III A Doutrina do Homem IV As Doutrinas de Cristo e do Espírito Santo V A Doutrina da Aplicação da Redenção VI A Doutrina da Igreja VII A Doutrina do Futuro

3 Introdução à Teologia Sistemática Testemunho da História
Edições Introdução à Teologia Sistemática Bases Bíblicas Testemunho da História

4 O que é Teologia Sistemática?
Edições Introdução – Perguntas Normativas O que é Teologia Sistemática? Por que os cristãos devem estudá-la? Como devemos estudá-la?

5 As Pressuposições da Teologia Sistemática de Grudem:
Edições As Pressuposições da Teologia Sistemática de Grudem: O Deus sobre quem fala a Bíblia existe e é quem a Bíblia diz ser: o criador do céu e da terra e de tudo o que neles há. A Bíblia é verdadeira e é, na realidade, nosso único padrão absoluto da verdade.

6 O que é Teologia Sistemática?
Edições O que é Teologia Sistemática? Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta: “O que a Bíblia como um todo nos ensina hoje acerca de qualquer tópico?” Wayne Grudem

7 As Diferenças entre Teologia Sistemática e Teologia Desorganizada
Edições As Diferenças entre Teologia Sistemática e Teologia Desorganizada Teologia Sistemática busca a organização dos estudos da Palavra de Deus a partir de tópicos ou assuntos. A Teologia Desorganizada busca o estudo da Palavra de Deus a partir de problemas surgidos aleatoriamente.

8 As Vantagens da Teologia Sistemática
Edições As Vantagens da Teologia Sistemática Ela trata tópicos bíblicos de modo cuidadosamente organizado a fim de garantir que todos os tópicos importantes recebam completa consideração. Ela trata os tópicos em muito mais detalhes, dando assim, a completa compreensão do que a Bíblia, no seu todo, fala sobre determinado assunto.

9 As Vantagens da Teologia Sistemática
Edições As Vantagens da Teologia Sistemática Um estudo formal da Teologia Sistemática tornará possível formular os resumos dos ensinos bíblicos com muito mais exatidão em comparação com o que os cristãos normalmente conseguem sem tal pesquisa. Uma boa análise teológica deve encontrar e tratar com justiça todas as passagens bíblicas relevantes a cada tópico em particular, e não apenas parte ou pequeno número de passagens relevantes.

10 Implicações da Definição A Teologia Sistemática envolve o trabalho de
Edições Implicações da Definição A Teologia Sistemática envolve o trabalho de Compilação Entendimento Sistematização 1ª Etapa ª Etapa ª Etapa

11 As Várias Disciplinas Paralelas à Sistemática
Edições As Várias Disciplinas Paralelas à Sistemática Ética Apologética Teologia Sistemática Histórica Bíblica Filosófica

12 As Várias Disciplinas Paralelas
Edições As Várias Disciplinas Paralelas Teologia Bíblica Organização dos tópicos seqüencialmente e historicamente na ordem em que são apresentados na Bíblia. Teologia Filosófica Estudo de tópicos teológicos em grande parte sem o uso da Bíblia, mas mediante o emprego dos instrumentos e métodos do raciocínio filosófico e do que se pode conhecer acerca de Deus a partir da observação do universo.

13 As Várias Disciplinas Paralelas
Edições As Várias Disciplinas Paralelas Teologia Histórica Estudo histórico de como os cristãos em diferentes períodos entenderam vários tópicos teológicos. Apologética Defesa da veracidade da fé cristã com o propósito de convencer incrédulos. Ética Qualquer estudo que responda à pergunta: “O que Deus exige que façamos e que atitudes ele exige que tenhamos hoje?” Com respeito a qualquer situação.

14 Edições Definição de Doutrina Uma doutrina é o que a Bíblia como um todo nos ensina hoje acerca de algum tópico específico. Wayne Grudem

15 A Relação Entre Doutrina e Teologia Sistemática Doutrina
Edições A Relação Entre Doutrina e Teologia Sistemática Doutrina Teologia Sistemática É o que a Bíblia como um todo nos ensina hoje acerca de algum tópico específico. Sistematização das doutrinas.

16 Por que os Cristãos Devem Estudá-la?
Edições Por que os Cristãos Devem Estudá-la? O pressuposto bíblico “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Mt

17 Três razões pelas quais os cristãos devem estudar Teologia Sistemática
Edições Por que os Cristãos Devem Estudá-la? Três razões pelas quais os cristãos devem estudar Teologia Sistemática I Ajuda-nos a vencer as idéias erradas. II Torna-nos capazes de tomar decisões melhores mais tarde em novas questões de doutrina que possam surgir III Ajuda-nos a crescer como cristãos.

18 Como Devemos Estudá-la?
Edições Como Devemos Estudá-la? 1. Devemos estudar com oração.  1Coríntios 2.14  “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” Salmos “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.”

19 Como Devemos Estudá-la?
Edições Como Devemos Estudá-la? 2. Devemos estudá-la com humildade. 1 Pe 5.5 “... cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça.” Tg 1.19, 20 “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.”

20 Como Devemos Estudá-la?
Edições Como Devemos Estudá-la? 3. Devemos estudá-la com a razão. Sl “A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.”

21 Como Devemos Estudá-la? 4. Devemos estudá-la com a ajuda dos outros.
Edições Como Devemos Estudá-la? 4. Devemos estudá-la com a ajuda dos outros. 1Co 12.28 “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres...”

22 Como Devemos Estudá-la?
Edições Como Devemos Estudá-la? 5. Devemos estudar Teologia Sistemática compilando e entendendo todas as passagens bíblicas relevantes em qualquer assunto.

23 Como Devemos Estudá-la? Encontrar todos os versículos relevantes.
Edições Como Devemos Estudá-la?  III Sintetizar os ensinos dos vários versículos em um ou mais pontos que a Bíblia afirma sobre aquele assunto.  IV Comparar as seções relacionadas, se houver alguma, nos diversos livros de teologia sistemática. I Encontrar todos os versículos relevantes.  II Ler os versículos relevantes, fazer anotações e tentar resumir os seus pontos principais.

24 Como Devemos Estudá-la?
Edições Como Devemos Estudá-la? 6. Devemos estudar Teologia Sistemática com regozijo e louvor. Sl , 103, 111, 162. “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas... Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! ...Mais que o mel à minha boca....Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração....Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.”

25 Objeções ao Estudo da Teologia Sistemática
Edições Objeções ao Estudo da Teologia Sistemática As conclusões da Teologia Sistemática são tão “requintadas” que não podem ser verdadeiras. Respostas Descobrir em que pontos ocorre a falsidade e, depois, procurar entender essas passagens. Deus e a natureza da realidade são todos coerentes uns com os outros.

26 Objeções ao Estudo da Teologia Sistemática
Edições Objeções ao Estudo da Teologia Sistemática A escolha dos assuntos ditam as conclusões. Resposta A Sistematização é necessária, pois nos dá as condições para entendermos melhor a Bíblia, aplicá-la e ensiná-la.


Carregar ppt "Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google