A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO DA ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO FOTOACÚSTICA EM ESCAMAS DE Astyanax altiparanae PARA DIFERENCIAÇÃO DE TRÊS RIACHOS DA BACIA DO RIO IVINHEMA, ALTO RIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO DA ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO FOTOACÚSTICA EM ESCAMAS DE Astyanax altiparanae PARA DIFERENCIAÇÃO DE TRÊS RIACHOS DA BACIA DO RIO IVINHEMA, ALTO RIO."— Transcrição da apresentação:

1 USO DA ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO FOTOACÚSTICA EM ESCAMAS DE Astyanax altiparanae PARA DIFERENCIAÇÃO DE TRÊS RIACHOS DA BACIA DO RIO IVINHEMA, ALTO RIO PARANÁ Mestranda: Cristiane Ávila Santana Orientador: Prof. Dr. Sandro Marcio Lima Co-orientador: Prof. Dr. Yzel Rondon Súarez

2 Índice Introdução; Objetivos; Materiais e Métodos;
Resultados e Discussão; Conclusão; Trabalhos Futuros; Referência.

3 Introdução

4 Introdução

5 Introdução A técnica de espectroscopia de absorção no infravermelho médio por detecção fotoacústica (FTIR-PAS) (Barbosa, 2008).

6 Introdução

7 Introdução Geof-Uems

8 Introdução Geof-Uems

9 Geof-Uems

10 Objetivos Aplicar a FTIR-PAS para caracterização das escamas de peixe da espécie Astyanax altiparanae; A partir desta caracterização fazer a diferenciação de três riachos, tendo em vista seus diferentes níveis de integridade; E com base nestes resultados, tornar as escamas aptas a serem empregadas como um bioindicador.

11 Materiais e Métodos Área de Estudo
Mapa dos riachos amostrados Curral de Arame, Laranja Doce e Água Boa. Mapa: Ana Paula Lemke

12 Materiais e Métodos Riacho Curral de Arame. Riacho Laranja Doce.
Riacho Água Boa. Fotos: Yzel Rondon Súarez

13 Materiais e Métodos Parte Experimental I Parte Experimental II
Foto: Gabriel Nakamura Foto: Sidnei Eduardo Lima Junior Região de retirada das escamas. Regiões de retirada das escamas. Foto: Cristiane Ávila Santana Lâminas com as escamas.

14 Materiais e Métodos Parte Experimental II
Comprimento padrão (mm) dos grupos de tamanho do Astyanax altiparanae.

15 Materiais e Métodos As análises foram realizadas na parte externa e interna da escama; He Foto do aparelho de FTIR. Ilustração do funcionamento do aparelho de FTIR-PAS.

16 Materiais e Métodos Espectro de infravermelho médio com os picos relevantes.

17 Análise Discriminante
Materiais e Métodos Estatística Wilk´s Lambda 0-1 Valor de F Análise Discriminante p<0,05

18 Resultados e Discussão
Espectros médios da camada externa das escamas de Astyanax altiparanae de cada riacho amostrado.

19 Resultados e Discussão
Wilk´s Lambda: 0,009 F= 19,190 p < 0,05 A primeira raiz canônica explicou: 92,5% dos dados. Gráfico das raízes canônicas de comparação entre os riachos.

20 Resultados e Discussão
Foto: Dinorah Vaz de Lima Espectros médios para comparação entre as camadas: externa e interna das escamas de Astyanax altiparanae de cada riacho amostrado.

21 Resultados e Discussão
Espectros médios dos grupos de tamanho da região umeral.

22 Resultados e Discussão
Wilk´s Lambda: 0,050 F= 3,457 p < 0,001 A primeira raiz canônica explicou 76,8% dos dados. Gráfico das raízes canônicas da região umeral comparando os grupos de tamanho.

23 Resultados e Discussão
Espectros médios dos grupos de tamanho da região pélvica.

24 Resultados e Discussão
Wilk´s Lambda: 0,034 F= 4,454 p < 0,05 A primeira raiz canônica explicou 71,3% da variação dos dados. Gráfico das raízes canônicas da região pélvica comparando os grupos de tamanho.

25 Resultados e Discussão
Espectros médios dos grupos de tamanho da região caudal.

26 Resultados e Discussão
Wilk’s Lambda: 0.149 F= 1.589 P< 0.113 A primeira raiz canônica explicou 71,3% da variação dos dados Gráfico das raízes canônicas da região caudal comparando os grupos de tamanho.

27 Conclusões A região amostrada no corpo do peixe, deverá ser a caudal, porque foi a região que não obteve diferença significativa em relação aos grupos de tamanho; Deve-se coletar Astyanax altiparane, do riacho Laranja Doce e do riacho Curral de Arame pois, percebeu-se que as amostras usadas não foram eficientes; Deve-se coletar peixes com um comprimento padrão de 79mm podendo variar entre 76-81mm pois, verificou-se que esta classe de tamanho foi a que menos influenciou nos resultados.

28 Trabalhos Futuros

29 Referência BARBOSA, L. C. A. Espectroscopia no Infravermelho na Caracterização de Compostos Orgânicos. 1.ed. Viçosa: UFV, p.

30 Agradecimentos


Carregar ppt "USO DA ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO FOTOACÚSTICA EM ESCAMAS DE Astyanax altiparanae PARA DIFERENCIAÇÃO DE TRÊS RIACHOS DA BACIA DO RIO IVINHEMA, ALTO RIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google