A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUIA PARA PAIS E ALUNOS Ensino fundamental 6º a 9º ANOS 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUIA PARA PAIS E ALUNOS Ensino fundamental 6º a 9º ANOS 2014."— Transcrição da apresentação:

1 GUIA PARA PAIS E ALUNOS Ensino fundamental 6º a 9º ANOS 2014

2 Apresentação O Colégio Itamarati foi fundado em 1988 e desenvolve um trabalho centrado na capacidade de aprendizagem do aluno, em sintonia com as formulações mais avançadas do pensamento educacional. O colégio é gerido por dois sócios que, embora se completem, atuam em diferentes setores: pedagógico e administrativo. Desde a sua fundação, o crescimento desta escola tem projetado, na cidade e região, um conceito de instituição séria que apoia e investe na formação continuada dos professores para o aperfeiçoamento e atualização profissional dos mesmos, assim como nos recursos físicos e tecnológicos, visando não só à formação acadêmica mas também à formação integral do indivíduo: ativo, crítico, consciente de seu papel na sociedade atual, cuja característica é a mudança e transformação de valores num cenário de ritmo frenético da comunicação. Este documento objetiva apresentar aos pais as características do PROJETO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ITAMARATI no Ensino Fundamental (6º a 9º anos).

3 O Projeto Pedagógico O Colégio Itamarati busca um ideal maior de construir uma Escola cuja tarefa mais importante, e também a mais difícil na educação de uma criança ou adolescente, é torná-los competentes, não somente nos aspectos cognitivos, mas que sejam competentes para a vida. Com esse objetivo, foi necessário que a escola se preparasse para aplicar uma prática educativa adequada às necessidades culturais, econômicas e políticas da realidade brasileira, levando sempre em conta os interesses e motivações dos alunos e procurando garantir os ensinamentos essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, aptos a responderem com flexibilidade e rapidez ao advento de novos processos e tecnologias, e capacitados para a aquisição e o desenvolvimento permanente de novas competências. Optamos por uma proposta de trabalho na qual o aluno adquire o conhecimento, não só por informação direta do professor, mas por meio de diferentes estratégias que o levam a “construir” o conhecimento. O núcleo central comum nestas diferentes estratégias de ensino é aplicá-las de modo a desenvolver a atividade mental construtiva dos alunos (e não mecânica, repetitiva) ao longo do processo de aquisição do conhecimento.

4 O Projeto Pedagógico Dentro desta concepção construtivista de ensino, o aluno é o responsável último por sua aprendizagem. Reconhece-se que ele não constrói o conhecimento de maneira isolada, mas com outros e, principalmente, graças a outros. No processo, o aluno está imerso em um meio cultural e o professor é o mediador que o ajuda a explorar, reconstruir e a situar-se neste meio. Assim, aprender é também compartilhar. DIREÇÃO E COORDENAÇÃO: Diretor Administrativo: Antônio Carlos (Setti) Diretora Pedagógica: Maria Cristina Coordenadora Pedagógica: Beatriz Coordenadora: Sigrid Assistentes de Coordenação: Luana e Ana Carolina

5 Regras de 6º a 9º anos REUNIÃO DE PAIS
As reuniões de pais acontecem trimestralmente e estão agendadas no calendário semestral entregue no início do ano. Estas reuniões são importantes, pois pais e professores terão a oportunidade de conversar e trabalhar em parceria, de acordo com as necessidades de seus filhos. As reuniões com a coordenação e direção acontecerão todas as vezes que forem necessárias ou que forem solicitadas pelos pais. Nesses casos, pedimos que essas reuniões sejam agendadas na secretaria, evitando, assim, os desencontros que são possíveis, e se referem à dinâmica das atividades internas da escola. As reuniões ou palestras não previstas no calendário serão comunicadas com antecedência por meio de circulares. UNIFORME: O uso do uniforme é obrigatório. não é permitida a descaracterização do uniforme padrão. não é permitido o uso de shorts ou saias acima do joelho.

6 Regras de 6º a 9º anos CANTINA: Refrigerante (lata) Sorvete (picolé)
SAÍDAS FORA DO HORÁRIO REGULAR OU COM PESSOAS NÃO AUTORIZADAS PREVIAMENTE: Para deixar as dependências do Colégio Itamarati fora do horário regular, término do período, ou com pessoas não autorizadas previamente, o aluno deverá trazer uma autorização (por escrito), assinada pelos pais ou responsáveis. Este procedimento será válido para situações ocasionais, devidamente discriminadas ou como autorização permanente. Neste último caso, a autorização ficará arquivada no prontuário do aluno para ser consultada sempre que necessário.

7 Regras de 6º a 9º anos TELEFONE:
O telefone é de uso exclusivo do colégio. Disponibilizamos o telefone público, instalado no interior do colégio, que poderá ser utilizado mediante autorização da coordenação ou direção. APARELHOS CELULARES | I-POD | I-PAD | TABLET | MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS E ETC: É expressamente proibido o uso destes aparelhos durante o período de aula. Os aparelhos recolhidos durante uma aula, em decorrência de seu mau uso, serão entregues somente na presença dos pais. ATENÇÃO: O uso de imagens, gravações e informações somente pode ocorrer quando autorizado, do contrário, estaria violado o direito à privacidade e à inviolabilidade de dados constitucionalmente protegidos.

8 Avaliação e Avaliação Substitutiva
1- A “média” das notas é 7,0 (sete). 2- Os alunos são avaliados por meio de: Lições de casa (TC); Participação e aproveitamento em sala de aula (TCL); Avaliações Reguladoras (AV). As avaliações serão agendadas pelos professores em datas combinadas diretamente com os alunos e coordenação. AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS: Quando não for possível o comparecimento do aluno no dia previsto para qualquer avaliação, a coordenação deve ser comunicada. Uma nova data para realização da avaliação só será agendada mediante a apresentação de uma requisição para avaliação substitutiva (que se encontra na coordenação) com justificativa (por escrito) assinada pelos pais ou responsáveis. CASO A REQUISIÇÃO NÃO VIER ACOMPANHADA DE ATESTADO MÉDICO, O ALUNO DEVERÁ PAGAR A IMPORTÂNCIA DE R$ 25,00 POR AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA. As Avaliações substitutivas agendadas acontecerão sempre na última 5ª feira de cada mês.

9 O Trabalho em Grupo O trabalho em GRUPO tem papel preponderante no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, portanto destaca-se como valiosa estratégia em nossa metodologia. Centrando-se essencialmente na dinâmica social, no manejo de regras e limites, no desenvolvimento de atitudes cooperativas e transformadoras de opinião, a atividade grupal certamente é geradora de uma construção genuína de pensamento, que necessita ser compartilhada DENTRO da escola, durante o desenvolvimento e conclusão do trabalho.

10 Apoio Pedagógico e Estudo Orientado
- As aulas de apoio pedagógico serão realizadas de acordo com a necessidade de cada aluno. Os critérios pedagógicos serão estabelecidos pelos professores e coordenação. Estas aulas têm o objetivo de esclarecer dúvidas e trabalhar as dificuldades individuais. Os alunos que forem convocados têm obrigatoriedade de presença. As aulas ocorrem no período contrário ao das aulas normais e de acordo com a disponibilidade dos professores. A frequência irregular implicará no desligamento do aluno dessas aulas. - O estudo orientado acontece quando o número de convocações for menor que três. Os alunos serão auxiliados pelo professor que lhes oferecerá um programa específico de estudos para ser realizado em casa.

11 Recuperações Nas recuperações os alunos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e retomar os conteúdos trabalhados no trimestre frequentando novas aulas. Farão avaliação ao final do processo. Aulas acontecerão no início de cada trimestre (exceto no 1º), durante 15 dias e serão obrigatórias para os alunos convocados. A nota resultante da avaliação de recuperação é constituinte da nota final do aluno: MT (média trimestral) + MR (média da recuperação) = Média 2 O estudo orientado acontecerá quando o número de convocações for menor que três. Os alunos serão orientados e auxiliados pelo professor que lhes oferecerá um programa específico de estudos para ser feito em casa. Farão avaliação ao final do processo em data estipulada pelo professor ou coordenação.

12 Disciplinas Prof. Daniel Prof. Danilo Prof. Gustavo Prof. Rogério Profª Thauana Prof. Antônio Carlos Profª Lourdes As aulas de História e Geografia objetivam desenvolver o estudo do processo histórico contextualizado com o meio e suas interferências no desenvolvimento da humanidade. Destacamos a preocupação de incentivar os alunos a refletirem sobre a situação de suas próprias vidas, sobre o mundo a que pertencem, avaliando e trabalhando para atender e respeitar suas necessidades. As discussões em sala de aula envolvem conceitos como democracia, sociedade, justiça, política, educação, ideais sociais, responsabilidade, autoridade, economia, ecologia, liberdade etc. Ao entendermos História e Geografia como disciplinas de dados, ou seja, um inventário de fatos cujas relações são precisas, tornamos possível a compreensão de ideais, valores e critérios adotados por uma sociedade e, com isto, nos equipamos para melhor julgar as práticas desta sociedade e estabelecer uma ponte entre a concretude do mundo que nos rodeia e as experiências vividas na sala de aula.

13 Disciplinas Literatura e textos
Profª Lismara Profª Selma Profª Raquel Literatura e textos Objetivamos “formar um leitor competente que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também o que não está escrito”, ampliar, pela leitura da palavra, a leitura do mundo. Ao descobrir o sentido das palavras, nossos alunos tornam-se sensíveis a uma grande diversidade de significados. Tal experiência leva a construção do pensamento. A leitura e o pensamento tornam-se interdependentes nesta dinâmica e um ajuda o outro.

14 Disciplinas Gramática
Aprender a raciocinar e aprender a pensar estão mutuamente interligados. A organização das estruturas da linguagem possibilita também uma organização do pensamento, na fala e na escrita. Profª Lismara Profª Raquel Profª Tânia A apropriação da linguagem, como forma de discurso e comunicação, contribui para nossa mobilização diante do outro, para uma interação baseada em trocas, diálogos e, consequentemente, para uma inserção social genuinamente participativa.

15 Disciplinas Profª. Carmem Profº. Mayumi Profª. Tatiana Na disciplina Ciências, pretende-se possibilitar uma percepção dos fenômenos presentes em nosso dia-a-dia, integrando os elementos que coexistem no nosso meio. Desta forma, estaremos trabalhando constantemente a ideia de que todos os fatos estão relacionados entre si e de que se pode e se deve aprender a conhecer, cuidar do contexto natural, no qual juntamo-nos a outros organismos, materiais e elementos.

16 Disciplinas Prof. Marcelo Prof. Carlos Profª Lucila A Matemática, vista como uma ciência dinâmica e em evolução, deve explorar conexões com a realidade e possibilitar a aproximação de problemas verdadeiramente reais enfrentados no dia-a-dia. Neste cenário, o objetivo é a formação para a diversidade, preparando nossos alunos para que enfrentem problemas novos com capacidade para simular, fazer relações complexas, articular variáveis, elaborar modelos, investigar e tomar decisões.

17 Disciplinas O trabalho com noções geométricas, feito a partir de objetos do mundo físico e desenhos, estimula a observação e a percepção de semelhanças e diferenças, a identificação de regularidades, possibilita a aquisição da noção de perspectiva, ordem de grandeza, ideia de proporcionalidade e escala. Prof. Carlos Profª. Cecília Profª. Mariana Refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas de distintas culturas e épocas amplia a sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação de um modo particular, pois entra-se em contato com conceitos relativos à História e às diferentes linguagens que refletem cada momento desta História. Profª Roberta Profª Rejaine

18 Disciplinas Treinador Chico Treinador Pedro Omar Prof. Carlos Renato Profª Elen Prof. André Bacan As aulas de Educação Física, além de trabalharem o condicionamento e conhecimento físico, buscam desenvolver uma atitude de respeito à saúde física. Incorporam-se também a esse trabalho as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Os alunos frequentarão as aulas de Educação Física no horário contrário ao das aulas normais. Essas aulas são obrigatórias, porém os alunos poderão escolher as modalidades esportivas que frequentarão, de acordo com seu interesse e possibilidades de horários. ATENÇÃO: O uso do uniforme (não será permitido o uso de “tops”), tênis adequado e pontualidade serão cobrados como condição para a participação nas aulas. Cada turma será formada com um mínimo de dez alunos.

19 Horários de Educação Física
Disciplinas Horários de Educação Física O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO

20 Horários de Educação Física
Disciplinas Horários de Educação Física O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO

21 Disciplinas INGLÊS E ESPANHOL Profª Andréa Profª Juliana Profª Cristiane A aprendizagem de línguas estrangeiras, no contexto atual, assume importância cada vez maior e torna-se um diferencial que, certamente, abrirá portas e facilitará a inserção numa cultura que hoje se define como globalizada. As aulas de inglês fazem parte do currículo e se desenvolvem por meio de textos, conversação, músicas, exercícios sistemáticos de escrita e leitura. A prática é fundamentalmente dinâmica e prioriza o reforço das funções da língua, seus aspectos gramaticais, ortográficos e ampliação de vocabulário. As aulas de espanhol são opcionais (7os, 8os e 9os anos). Para tais aulas, o aluno deve se inscrever, conforme sua disponibilidade de horário e vontade. A prática e objetivos dessa disciplina se assemelham aos descritos na apresentação das aulas de inglês, como também o compromisso exigido dos alunos que se inscreverem. O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO Dia da semana: 3ª feira / Horário: 18h05 às 19h05 – Nível 1 4ª feira / Horário: 18h05 às 19h05 – Nível 2

22 Profa Maria Isabel Prof. Renato Nas aulas de Informática, serão desenvolvidas atividades de pesquisa complementares às disciplinas, com a finalidade de organizar informações e dados, explorar conteúdos em diferentes fontes, configurar adequadamente trabalhos de pesquisa e aprender diferentes recursos tecnológicos para isto. Estas atividades ocorrerão no mesmo horário das aulas e em conjunto com o professor responsável pela disciplina.

23 Orientação sexual e cidadania Atividades Extras
Profª Sigrid A orientação Sexual, na escola, se propõe a fornecer informações sobre sexualidade e a organizar um espaço de reflexões e questionamento sobre posturas, tabus, crenças e valores a respeito de relacionamentos e comportamentos sexuais. A orientação abrange o desenvolvimento sexual compreendido como: saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal / autoestima e relação de gênero. Enfoca as dimensões fisiológica, sociológica e psicológica da sexualidade através do desenvolvimento das áreas cognitiva, afetiva e comportamental, incluindo as habilidades para a comunicação assertiva e a tomada responsável de decisões. Esta disciplina é optativa e os alunos poderão frequentá-la mediante autorização dos pais. A autorização será efetivada no momento da inscrição do aluno com a assinatura dos pais ou responsáveis. O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO - Esta atividade só será oferecida para grupos acima de 10 participantes.

24 Atividades Extras O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO
Prof. José Maurício As aulas de teatro se desenvolvem por meio de uma combinação equilibrada de trabalho em grupo, num clima de jogo e liberdade, alcançando sua maior expressão, quando articulado no plano dramático ou teatral. Esta mesma tríade (grupo-jogo-teatro) sustenta a elaboração de conceitos, com base em experiências cotidianas significativas, da mesma forma que permite o desenvolvimento da expressividade, a pesquisa sobre civismo, integração humana e educação. Estas aulas são destinadas aos alunos de 8os e 9os anos. Os alunos que desejarem freqüentar as aulas de teatro devem se inscrever na coordenação. O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO

25 Atividades Extras Cantar é um prazer; e cantar bem é uma realização!
O homem que canta cultiva o aprimoramento, o relaxamento, a alegria em fazer bem e isto, automaticamente, estende-se às suas outras atividades diárias. A prática do Canto-Coral, além de instrumento de integração e harmonização do “eu” e o “grupo”, visa desenvolver um trabalho artístico, para que o grupo possa apresentar-se em eventos dentro e fora do colégio. Dia da semana: 4ª feira / Horário: 18h às 19h. Profª Laís

26 Atividade Transversal
Profª. Sigrid AULA DE ÉTICA Os encontros e debates sobre Ética estão em nossa programação de aulas regulares e refletem a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro do colégio e da comunidade como um todo. São cinco temas básicos que sustentam estas discussões: autoconhecimento, respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade, direitos e deveres.

27 Nossa Equipe

28 Nossa Equipe

29 Nossa Equipe

30 Nossa Equipe

31 Educação Infantil e Ensino Fundamental
Colégio Itamarati Educação Infantil e Ensino Fundamental Rua Abraão Caixe, 383 – CEP: Rua Paulo Barra, 1477 – CEP: Jardim Itamarati Ribeirão Preto – SP Fone/Fax: (16) Site: 2014


Carregar ppt "GUIA PARA PAIS E ALUNOS Ensino fundamental 6º a 9º ANOS 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google